Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: hábitos alimentares na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roque, Maria de Jesus Grazina
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14711
Resumo: A prática de uma alimentação saudável contribui essencialmente para o desenvolvimento do crescimento e também de uma boa saúde. A aprendizagem do comportamento alimentar inicia-se na infância, tendo a família, creches/Jardins-de-Infância e onde as refeições possam ocorrer, um papel fundamental no processo da formação dos hábitos alimentares saudáveis da criança, havendo, desta forma, grande probabilidade de prevalecerem ao longo da vida. O presente relatório apresenta o percurso da Prática de Ensino Supervisionada numa sala de Creche e numa sala de Jardim-de-Infância. Intitulado de “Hábitos alimentares na Infância” pretende dar a conhecer o ambiente gerado em torno deste tema assim como os resultados obtidos no decorrer da investigação através da aplicação de atividades. Metodologicamente foi usada como opção, a investigação-ação, o que me permitiu uma reflexão aprofundada da prática e consequentemente, a melhoria da mesma; Abstract: Eating habits in childhood A healthy diet is essential for growth, development and health maintenance. Inadequate eating habits cause immediate and also long term health problems. The eating behavior learning begins in childhood. The family, child care / Kindergarten and where meals may occur also have a key role in the formation of healthy eating habits in children. These habits have a high probability of prevailing on adulthood. This report presents the Supervised Teaching in a day care center room and in a kidergarten room. Titled "Eating habits in childhood", it aims to disclose the environment created around this theme as well as the results obtained during the investigation, by performing various activities. The action-research was the chosen method, which granted me a deep reflection of the practice, that consequently helped me improving it.
id RCAP_dcd0291fde895b22bf5f593f8d99ef90
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14711
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: hábitos alimentares na infânciaAlimentação saudávelHábitos alimentaresDiversificação alimentarHealthy dietEating habitsFood diversificationA prática de uma alimentação saudável contribui essencialmente para o desenvolvimento do crescimento e também de uma boa saúde. A aprendizagem do comportamento alimentar inicia-se na infância, tendo a família, creches/Jardins-de-Infância e onde as refeições possam ocorrer, um papel fundamental no processo da formação dos hábitos alimentares saudáveis da criança, havendo, desta forma, grande probabilidade de prevalecerem ao longo da vida. O presente relatório apresenta o percurso da Prática de Ensino Supervisionada numa sala de Creche e numa sala de Jardim-de-Infância. Intitulado de “Hábitos alimentares na Infância” pretende dar a conhecer o ambiente gerado em torno deste tema assim como os resultados obtidos no decorrer da investigação através da aplicação de atividades. Metodologicamente foi usada como opção, a investigação-ação, o que me permitiu uma reflexão aprofundada da prática e consequentemente, a melhoria da mesma; Abstract: Eating habits in childhood A healthy diet is essential for growth, development and health maintenance. Inadequate eating habits cause immediate and also long term health problems. The eating behavior learning begins in childhood. The family, child care / Kindergarten and where meals may occur also have a key role in the formation of healthy eating habits in children. These habits have a high probability of prevailing on adulthood. This report presents the Supervised Teaching in a day care center room and in a kidergarten room. Titled "Eating habits in childhood", it aims to disclose the environment created around this theme as well as the results obtained during the investigation, by performing various activities. The action-research was the chosen method, which granted me a deep reflection of the practice, that consequently helped me improving it.Universidade de Évora2015-06-02T16:25:54Z2015-06-022015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14711http://hdl.handle.net/10174/14711TID:201165791porDepartamento de Pedagogia e Educaçãomariaroque90@hotmail.com670Roque, Maria de Jesus Grazinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:02Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14711Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:50.832556Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: hábitos alimentares na infância
title Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: hábitos alimentares na infância
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: hábitos alimentares na infância
Roque, Maria de Jesus Grazina
Alimentação saudável
Hábitos alimentares
Diversificação alimentar
Healthy diet
Eating habits
Food diversification
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: hábitos alimentares na infância
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: hábitos alimentares na infância
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: hábitos alimentares na infância
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: hábitos alimentares na infância
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: hábitos alimentares na infância
author Roque, Maria de Jesus Grazina
author_facet Roque, Maria de Jesus Grazina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roque, Maria de Jesus Grazina
dc.subject.por.fl_str_mv Alimentação saudável
Hábitos alimentares
Diversificação alimentar
Healthy diet
Eating habits
Food diversification
topic Alimentação saudável
Hábitos alimentares
Diversificação alimentar
Healthy diet
Eating habits
Food diversification
description A prática de uma alimentação saudável contribui essencialmente para o desenvolvimento do crescimento e também de uma boa saúde. A aprendizagem do comportamento alimentar inicia-se na infância, tendo a família, creches/Jardins-de-Infância e onde as refeições possam ocorrer, um papel fundamental no processo da formação dos hábitos alimentares saudáveis da criança, havendo, desta forma, grande probabilidade de prevalecerem ao longo da vida. O presente relatório apresenta o percurso da Prática de Ensino Supervisionada numa sala de Creche e numa sala de Jardim-de-Infância. Intitulado de “Hábitos alimentares na Infância” pretende dar a conhecer o ambiente gerado em torno deste tema assim como os resultados obtidos no decorrer da investigação através da aplicação de atividades. Metodologicamente foi usada como opção, a investigação-ação, o que me permitiu uma reflexão aprofundada da prática e consequentemente, a melhoria da mesma; Abstract: Eating habits in childhood A healthy diet is essential for growth, development and health maintenance. Inadequate eating habits cause immediate and also long term health problems. The eating behavior learning begins in childhood. The family, child care / Kindergarten and where meals may occur also have a key role in the formation of healthy eating habits in children. These habits have a high probability of prevailing on adulthood. This report presents the Supervised Teaching in a day care center room and in a kidergarten room. Titled "Eating habits in childhood", it aims to disclose the environment created around this theme as well as the results obtained during the investigation, by performing various activities. The action-research was the chosen method, which granted me a deep reflection of the practice, that consequently helped me improving it.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-02T16:25:54Z
2015-06-02
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14711
http://hdl.handle.net/10174/14711
TID:201165791
url http://hdl.handle.net/10174/14711
identifier_str_mv TID:201165791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
mariaroque90@hotmail.com
670
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136562454200320