"não sei desenhar..." : desenvolvimento da expressividade no desenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingos, Carlos Manuel Costa, 1991-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/28198
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
id RCAP_dd34d90b7a16d11e157ce75ed1aea81c
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/28198
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "não sei desenhar..." : desenvolvimento da expressividade no desenhoDesenhoArtes visuaisEnsino secundárioCriatividadeExpressãoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Artes Visuais reflete sobre a conceção e concretização de um projeto pedagógico realizado no Colégio Pedro Arrupe. Este projeto foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Desenho A, durante o 2.º e 3.º períodos do ano letivo 2014/2015, com alunos do 10.º ano do Curso Geral de Artes Visuais. Os alunos, com idades compreendidas entre os 15 e os 16 anos, foram os responsáveis por inaugurar este curso no Colégio Pedro Arrupe, pois foi precisamente no seu primeiro ano do ensino secundário que, pela primeira vez, foi alcançado o número de inscrições necessárias para que o curso fosse aberto. No início das aulas, embora os alunos demonstrassem uma forte paixão pelo mundo das artes, ainda revelavam muita imaturidade quanto ao envolvimento com o mesmo, o que se refletia nas suas capacidades de observação e de representação pouco desenvolvidas. Deste modo, esta intervenção procurou, não só melhorar as competências de observação e de expressividade gráfica, através da mediação de vários exercícios e da experimentação de técnicas representativas, mas também, e principalmente, desenvolver nos alunos a consciencialização e sentido crítico em relação ao mundo que os rodeia, isto é, o entendimento da influência desse mundo no seu crescimento, como ser criador e como ser humano. A intervenção contou com um total de 18 aulas, correspondentes a 24 blocos de 60 minutos cada, tendo incidido sobre atividades distintas, entre as quais uma visita de estudo e a preparação de uma exposição final. De modo a realizar uma intervenção consciente e informada, recorreu-se à investigação sobre o desenvolvimento cognitivo e psicossocial do adolescente, a técnicas de agilização do pensamento criativo e a experiências técnicas, que permitissem uma atividade pedagógica produtiva e focada no desenvolvimento do aluno como artista e ser humano.This Supervised Teaching Practice report in Visual Arts Education, reflects on the design and implementation of an educational project carried out in Pedro Arrupe College. This was developed during the 2nd and 3rd period of the academic year 2014/ 2015, with students of the 10th year of the General Course of Visual Arts, under the discipline of Drawing A. The students aged between 15 and 16 years, were responsible for inaugurating the course referred to in Pedro Arrupe College in the academic year 2014/2015, since it had not existed in previous years the minimum number of subscribers so that it could be created. At the beginning of classes, although demonstrating a strong passion for the art world, all students still showed a lot of immaturity about the involvement with it, a fator which was reflected in their very little developed observation and representation skills. Thus, this intervention sought not only to improve the skills of observation and graphic expressiveness through the mediation of various exercises and experimentation of representative techniques, but also and mainly develop in students the awareness and critical sense in relation to the world that surrounds them and the understanding of its influence on its growth as artist and human being. The intervention had a total of 18 classes, corresponding to 24 blocks of 60 minutes each, and focused on different activities, including a study visit and the preparation of a final exposure. In order to realize a conscious and informed intervention, appealed to the research on cognitive and psychosocial development of adolescents, streamlining techniques of creative thinking and technical experience that allowed a productive educational activity and focused on the development of the student as an artist and human.Palaré, Odete Rodrigues, 1971-Sousa, Ana Isabel Tudela de, 1980-Repositório da Universidade de LisboaDomingos, Carlos Manuel Costa, 1991-2017-06-28T09:45:38Z20162016-10-212016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/28198TID:201916185porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:19:36Zoai:repositorio.ul.pt:10451/28198Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:25.888272Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "não sei desenhar..." : desenvolvimento da expressividade no desenho
title "não sei desenhar..." : desenvolvimento da expressividade no desenho
spellingShingle "não sei desenhar..." : desenvolvimento da expressividade no desenho
Domingos, Carlos Manuel Costa, 1991-
Desenho
Artes visuais
Ensino secundário
Criatividade
Expressão
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short "não sei desenhar..." : desenvolvimento da expressividade no desenho
title_full "não sei desenhar..." : desenvolvimento da expressividade no desenho
title_fullStr "não sei desenhar..." : desenvolvimento da expressividade no desenho
title_full_unstemmed "não sei desenhar..." : desenvolvimento da expressividade no desenho
title_sort "não sei desenhar..." : desenvolvimento da expressividade no desenho
author Domingos, Carlos Manuel Costa, 1991-
author_facet Domingos, Carlos Manuel Costa, 1991-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palaré, Odete Rodrigues, 1971-
Sousa, Ana Isabel Tudela de, 1980-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingos, Carlos Manuel Costa, 1991-
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Artes visuais
Ensino secundário
Criatividade
Expressão
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Desenho
Artes visuais
Ensino secundário
Criatividade
Expressão
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-10-21
2016-01-01T00:00:00Z
2017-06-28T09:45:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/28198
TID:201916185
url http://hdl.handle.net/10451/28198
identifier_str_mv TID:201916185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134365650780160