Crescer e aprender nas rotinas : estudo de caso de uma criança com perturbações do espectro do Autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ângela Flores
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/13928
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
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spelling Crescer e aprender nas rotinas : estudo de caso de uma criança com perturbações do espectro do Autismo376Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)O nosso estudo na área da Intervenção Precoce, surge num momento oportuno de reformulação da legislação vigente, estando neste momento, a ser alvo de análise e reflexão a nível político/educativo. É deveras importante a ênfase dada a esta temática, visto que a Intervenção Precoce se dirige a crianças com Necessidades Educativas (NE) entre os zero e os seis anos de idade e baseia-se no apoio transdisciplinar, prestado à criança e respectiva família. É seu objectivo promover a saúde e bem-estar, reforçar competências emergentes, minimizar atrasos no desenvolvimento, remediar disfunções, prevenir a deterioração funcional e promover capacidades parentais adaptativas e o funcionamento familiar, em geral (Meisels & Shonkoff, 2000). Com a realização deste trabalho, pretendemos analisar conceptualizações, avaliações e seus instrumentos para a promoção e implementação da intervenção individualizada e ajustada às necessidades individuais das crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Dadas as características deste estudo, que consistiu num estudo de caso de uma criança com Perturbações do Espectro do Autismo e sua família, podemos dizer que se inscreve no âmbito de um estudo de natureza descritiva e qualitativa. Da investigação efectuada, emergem considerações relevantes tais como: o papel preponderante da família, sem o qual é impossível a acepção da intervenção; a imprescindibilidade da existência de uma equipa transdisciplinar em todas as fases do estudo (desde a observação/recolha de dados até à intervenção); a mais-valia que são os instrumentos aplicados (Schedule of Growing Skills II, o Ecomapa, a as Entrevista Baseada nas Rotinas), na sua articulação e complementaridade para uma análise eficaz e posterior intervenção e o desenho de um Plano Individualizado de Apoio à Família (PIAF), assente nas rotinas, em contextos naturais e centrado na família. Todos estes elementos contribuíram positivamente para o desenvolvimento global desta criança com Perturbações do Espectro do Autismo.Our study in of Early Intervention area comes at a time of reformulation of the present legislation, since it is an issue that is being analyzed at a political and educational level. The emphasis given to this issue is quite relevant because Early Intervention is directed to children with special needs between zero and six years of age and it is based in transdisciplinary support provided to the child and his family. It is its goal to promote health and well-being, to reinforce emergent skills, to minimize developmental delay, to remediate dysfunctions, to prevent functional deterioration and promote adaptive parental skills and family functioning, in general. (Meisels & Shonkoff, 2000). With this work, we intend to analyze conceptualizations, evaluations and its instruments to promote and implement the individualized and adjusted to individual needs of children with SEN. Owing to the characteristics of this study, which consisted in a case study of a child with Autism Spectrum Disorders and his family, we can say that it is a study of descriptive and qualitative nature. Of the research done, emerge relevant considerations, such as: the preponderant role of the family, without whom this intervention wouldn´t be possible; the inevitable existence of a transdisciplinary team in all phases of the study (from observation / data collection to intervention); the surplus value of the instruments used (Schedule of Growing Skills II, the Eco-map, the Routines Based Interview), in its articulation and complementarily for an effective analysis and later intervention and the sketch of an Individualized Family Service Plan of (IFSP), based on routines in natural contexts and focused on the family. All these factors contributed positively to the overall development of this child with Autism Spectrum Disorders.Serrano, Ana MariaUniversidade do MinhoPereira, Ângela Flores20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/13928porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:17:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13928Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:16.418492Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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