A importância do paid media manager numa agência de comunicação : o caso da SA365
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/42270 |
Resumo: | O propósito deste trabalho é contribuir para a compreensão da relevância do papel do paid media manager numa agência de comunicação. Num contexto altamente competitivo e influenciado pelo digital, onde é relevante as empresas estarem presentes no momento certo e no canal certo com a mensagem certa para influenciar os seus consumidores através de estratégias integradas de comunicação, perceber em que consiste o trabalho do paid media manager e até que ponto é essencial tem uma grande relevância. Neste sentido, foram propostas as seguintes questões de investigação: Q1: Qual o papel que o paid media manager desempenha nas estratégias de comunicação elaboradas por uma agência de comunicação? Q1.1: É possível o papel do paid media manager ser desempenhado por outro departamento numa agência de comunicação? Através do estudo de caso da agência SA365, da observação direta realizada em contexto organizacional e da realização de entrevistas semiestruturadas, foi possível concluir que o papel do paid media manager nas estratégias de comunicação é transversal e que as funções desta figura passam pela intervenção operacional, estratégica, analítica e de opinião no quotidiano da agência. Também, que devido à natureza técnica que supõe em matéria de anúncios, tendências e outros temas relacionados com o âmbito digital, não poderá vir a ser desempenhado por outro departamento na organização. Este trabalho contribui para a construção do conhecimento sobre o papel desta figura, o seu carater intransmissível e a relevância da sua intervenção nas estratégias concebidas em uma agência de comunicação. |
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A importância do paid media manager numa agência de comunicação : o caso da SA365Agência de comunicaçãoPaid media managerPublicidade digitalPaid mediaMarketing digitalCommunication agencyDigital advertisingDigital marketingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO propósito deste trabalho é contribuir para a compreensão da relevância do papel do paid media manager numa agência de comunicação. Num contexto altamente competitivo e influenciado pelo digital, onde é relevante as empresas estarem presentes no momento certo e no canal certo com a mensagem certa para influenciar os seus consumidores através de estratégias integradas de comunicação, perceber em que consiste o trabalho do paid media manager e até que ponto é essencial tem uma grande relevância. Neste sentido, foram propostas as seguintes questões de investigação: Q1: Qual o papel que o paid media manager desempenha nas estratégias de comunicação elaboradas por uma agência de comunicação? Q1.1: É possível o papel do paid media manager ser desempenhado por outro departamento numa agência de comunicação? Através do estudo de caso da agência SA365, da observação direta realizada em contexto organizacional e da realização de entrevistas semiestruturadas, foi possível concluir que o papel do paid media manager nas estratégias de comunicação é transversal e que as funções desta figura passam pela intervenção operacional, estratégica, analítica e de opinião no quotidiano da agência. Também, que devido à natureza técnica que supõe em matéria de anúncios, tendências e outros temas relacionados com o âmbito digital, não poderá vir a ser desempenhado por outro departamento na organização. Este trabalho contribui para a construção do conhecimento sobre o papel desta figura, o seu carater intransmissível e a relevância da sua intervenção nas estratégias concebidas em uma agência de comunicação.The purpose of this study is to provide a contribution to the existing understanding of the relevance of the paid media manager's role in a communication agency. In a highly competitive and digitally influenced context, where it is crucial for companies to be present at the right time, on the right channel with the right message to influence their consumers through integrated communication strategies, understanding the work of the paid media manager and the extent to which it is essential is of great importance. In this regard, the following research questions were proposed: Q1: What is the role played by the paid media manager in the communication strategies developed by a communication agency? Q1.1: Is it possible for the role of the paid media manager to be performed by another department in a communication agency? Through a case study of the communication agency SA365, direct observation in the organizational context, and semi-structured interviews, it was possible to conclude that the role of the paid media manager in communication strategies is cross-cutting, and the functions of this figure encompass operational, strategic, analytical, and opinion intervention in the agency's daily routine. It was also concluded that due to the technical nature involved in advertising, trends, and other digital-related issues, the role of the paid media manager cannot be performed by another department in the organization. This study contributes to the construction of knowledge about the role of this figure, its non-transmissible nature, and the relevance of its intervention in the communication strategies conceived in a communication agency.Lourenço, Ana Isabel Principe dos Santos da SilvaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCrisafulli, Andreína Del Carmen Gonçalves2023-07-132023-042024-09-01T00:00:00Z2023-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/42270TID:203349849porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-19T01:41:58Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/42270Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:29:30.314341Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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