Criação de páginas web com o Webnode

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raposo, Rui Miguel Melão, 1976-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/7018
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
id RCAP_de0b6a2cc2cb0b64f425ce480f5b9d59
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/7018
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criação de páginas web com o WebnodeEnsino da informáticaNovas tecnologias da informação e da comunicaçãoWeb designRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2012Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática, procura documentar a experiência pedagógica realizada na Escola Secundária de Sacavém, com uma turma de 10º ano, do Curso Profissional de Técnico de Informática de Gestão, na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação. De acordo com este contexto, desenvolveu-se um trabalho relacionado com a criação de um WebSite, recorrendo à ferramenta informática Webnode. Assim, foram definidas algumas etapas fundamentais, entre as quais: observação e análise reflexiva sobre a qualidade de dois Sites com caraterísticas distintas; planeamento conjunto de um WebSite; execução de pesquisas e tratamento de informação; criação, observação, avaliação e análise reflexiva do Site elaborado. Esta intervenção assentou sobretudo num trabalho reflexivo, em que os alunos foram levados a analisar criticamente os Sites que consultaram e a ponderar sobre os aspetos que seriam fundamentais para a criação de um Site de qualidade. Este fator esteve sempre presente ao longo da intervenção, pois considera-se que a promoção da capacidade de análise e reflexão crítica é preponderante na aprendizagem e no crescimento de cada aluno enquanto futuro profissional. Aliados a estes princípios, foram também valorizados aspetos como a autonomia, o sentido de responsabilidade, a consciencialização, a partilha de experiências e opiniões, que facultam um trabalho colaborativo.Ce rapport est le résultat du travail développé au cours de la Maîtrise en Enseignement de l’Informatique et il a le but de documenter l’expérience d’apprentissage vécue à l’Escola Secundária de Sacavém avec une classe de 10ème année du Cours Professionnel de Technique d’Informatique de Gestion, dans la discipline de Technologies de l’Information et de la Communication. Selon ce contexte, nous avons développé un travail lié à la création d’un Site Web, en utilisant le Webnode comme outil informatique. Pour cela, nous avons défini quelques étapes fondamentales : notamment observation et analyse réflexive sur la qualité de deux Sites ayant des caractéristiques différentes ; la planification conjointe d’un Site Web ; la mise en oeuvre de recherches et de traitement de l’information ; la création, observation, évaluation et analyse réflexive du Site construit. Le travail réflexif a été à la base de cette intervention, où les élèves ont été conduits à analyser de façon critique les Sites consultés et ils ont été également incités à réfléchir sur les aspects fondamentaux à la création d’un Site Web de qualité. Ce facteur a toujours été présent lors de l'intervention, puisque nous considérons que la promotion de la capacité de réflexion d'analyse et critique est essentielle dans l'apprentissage et dans le développement de chaque élève en tant que futur professionnel. Associés à ces principes, nous avons aussi valorisé des aspects comme l’autonomie, la responsabilité, la prise en conscience, le partage d’expériences et opinions comme la base d’un travail collaboratif.Matos, João Filipe, 1950-Repositório da Universidade de LisboaRaposo, Rui Miguel Melão, 1976-2012-10-01T15:55:26Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7018porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:49:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7018Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:56.887166Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criação de páginas web com o Webnode
title Criação de páginas web com o Webnode
spellingShingle Criação de páginas web com o Webnode
Raposo, Rui Miguel Melão, 1976-
Ensino da informática
Novas tecnologias da informação e da comunicação
Web design
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
title_short Criação de páginas web com o Webnode
title_full Criação de páginas web com o Webnode
title_fullStr Criação de páginas web com o Webnode
title_full_unstemmed Criação de páginas web com o Webnode
title_sort Criação de páginas web com o Webnode
author Raposo, Rui Miguel Melão, 1976-
author_facet Raposo, Rui Miguel Melão, 1976-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, João Filipe, 1950-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Raposo, Rui Miguel Melão, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da informática
Novas tecnologias da informação e da comunicação
Web design
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
topic Ensino da informática
Novas tecnologias da informação e da comunicação
Web design
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-01T15:55:26Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/7018
url http://hdl.handle.net/10451/7018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134210012741632