O papel das novas tecnologias para a aprendizagem autónoma e a criação do conhecimento : com base em pedagogias construtivistas na disciplina de economia A

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Luísa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/7534
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2012
id RCAP_57307afe35a48aa82cc42168d75f5fb4
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/7534
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel das novas tecnologias para a aprendizagem autónoma e a criação do conhecimento : com base em pedagogias construtivistas na disciplina de economia ANovas tecnologias da informação e da comunicaçãoEnsinoAutonomiaTécnicas pedagógicasDesenvolvimento das competênciasRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2012Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2012As novas tecnologias assumem um papel incontornável no contexto educativo atual. A par da revolução tecnológica e da chamada sociedade do conhecimento, a internet surge como um instrumento fundamental no desenvolvimento da sociedade em rede. Com o intuito da efetiva e eficaz integração das novas tecnologias no processo de ensino e de aprendizagem é necessário encontrar e otimizar métodos e técnicas pedagógicas que se adaptem a este objetivo. Deste modo, tendo por base teórica as pedagogias construtivistas da aprendizagem pretendeuse concretizar práticas de ensino nas aulas visando a compreensão do seu contributo para a criação e desenvolvimento de competências diversificadas dos alunos e, de como o desenvolvimento dessas competências, contribui para a sua aprendizagem autónoma e para a sua criação e construção de conhecimento. Nesse sentido, na planificação e lecionação das aulas de Economia A, do 10.º ano de escolaridade, aplicaram-se, numa perspetiva qualitativa, métodos e técnicas apoiadas nas pedagogias construtivistas, designadamente, o trabalho projeto e a investigação de grupo, integrando as novas tecnologias. Adicionalmente, foi possível constatar a indispensabilidade da formação ajustada dos professores na integração das novas tecnologias no contexto educacional.New technologies play an unavoidable role in the actual educational context. Along with the technological revolution and the so-called knowledge society, the internet appears itself as a key tool in the development of the network society. Aiming to achieve effective and efficient integration of new technologies in teaching and learning processes it is necessary to find and to optimize teaching methods and techniques adapted to this goal. Thus, based on constructivist theory of learning pedagogies, one intended to implement teaching practices in classrooms in order to understand its contribution to the creation and development of diversified skills of students and to evaluate how the development of these skills contributes to their autonomous learning and creation and construction of knowledge. In this sense, the planning and teaching of Economy A classes for 10th grade, one applied, in qualitative perspective, methods and techniques supported by constructivist pedagogies, particularly project work and research group, integrating new technologies. Additionally, one could notice the indispensability of suitable formation from teachers to integrate new technologies in the educational context.Patrocínio, José Tomás, 1956-Repositório da Universidade de LisboaRodrigues, Ana Luísa2013-01-21T13:39:19Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7534porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:50:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7534Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:19.698018Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel das novas tecnologias para a aprendizagem autónoma e a criação do conhecimento : com base em pedagogias construtivistas na disciplina de economia A
title O papel das novas tecnologias para a aprendizagem autónoma e a criação do conhecimento : com base em pedagogias construtivistas na disciplina de economia A
spellingShingle O papel das novas tecnologias para a aprendizagem autónoma e a criação do conhecimento : com base em pedagogias construtivistas na disciplina de economia A
Rodrigues, Ana Luísa
Novas tecnologias da informação e da comunicação
Ensino
Autonomia
Técnicas pedagógicas
Desenvolvimento das competências
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
title_short O papel das novas tecnologias para a aprendizagem autónoma e a criação do conhecimento : com base em pedagogias construtivistas na disciplina de economia A
title_full O papel das novas tecnologias para a aprendizagem autónoma e a criação do conhecimento : com base em pedagogias construtivistas na disciplina de economia A
title_fullStr O papel das novas tecnologias para a aprendizagem autónoma e a criação do conhecimento : com base em pedagogias construtivistas na disciplina de economia A
title_full_unstemmed O papel das novas tecnologias para a aprendizagem autónoma e a criação do conhecimento : com base em pedagogias construtivistas na disciplina de economia A
title_sort O papel das novas tecnologias para a aprendizagem autónoma e a criação do conhecimento : com base em pedagogias construtivistas na disciplina de economia A
author Rodrigues, Ana Luísa
author_facet Rodrigues, Ana Luísa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Patrocínio, José Tomás, 1956-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ana Luísa
dc.subject.por.fl_str_mv Novas tecnologias da informação e da comunicação
Ensino
Autonomia
Técnicas pedagógicas
Desenvolvimento das competências
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
topic Novas tecnologias da informação e da comunicação
Ensino
Autonomia
Técnicas pedagógicas
Desenvolvimento das competências
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-21T13:39:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/7534
url http://hdl.handle.net/10451/7534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134215378305024