O papel das novas tecnologias para a aprendizagem autónoma e a criação do conhecimento : com base em pedagogias construtivistas na disciplina de economia A
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/7534 |
Resumo: | Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2012 |
id |
RCAP_57307afe35a48aa82cc42168d75f5fb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/7534 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel das novas tecnologias para a aprendizagem autónoma e a criação do conhecimento : com base em pedagogias construtivistas na disciplina de economia ANovas tecnologias da informação e da comunicaçãoEnsinoAutonomiaTécnicas pedagógicasDesenvolvimento das competênciasRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2012Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2012As novas tecnologias assumem um papel incontornável no contexto educativo atual. A par da revolução tecnológica e da chamada sociedade do conhecimento, a internet surge como um instrumento fundamental no desenvolvimento da sociedade em rede. Com o intuito da efetiva e eficaz integração das novas tecnologias no processo de ensino e de aprendizagem é necessário encontrar e otimizar métodos e técnicas pedagógicas que se adaptem a este objetivo. Deste modo, tendo por base teórica as pedagogias construtivistas da aprendizagem pretendeuse concretizar práticas de ensino nas aulas visando a compreensão do seu contributo para a criação e desenvolvimento de competências diversificadas dos alunos e, de como o desenvolvimento dessas competências, contribui para a sua aprendizagem autónoma e para a sua criação e construção de conhecimento. Nesse sentido, na planificação e lecionação das aulas de Economia A, do 10.º ano de escolaridade, aplicaram-se, numa perspetiva qualitativa, métodos e técnicas apoiadas nas pedagogias construtivistas, designadamente, o trabalho projeto e a investigação de grupo, integrando as novas tecnologias. Adicionalmente, foi possível constatar a indispensabilidade da formação ajustada dos professores na integração das novas tecnologias no contexto educacional.New technologies play an unavoidable role in the actual educational context. Along with the technological revolution and the so-called knowledge society, the internet appears itself as a key tool in the development of the network society. Aiming to achieve effective and efficient integration of new technologies in teaching and learning processes it is necessary to find and to optimize teaching methods and techniques adapted to this goal. Thus, based on constructivist theory of learning pedagogies, one intended to implement teaching practices in classrooms in order to understand its contribution to the creation and development of diversified skills of students and to evaluate how the development of these skills contributes to their autonomous learning and creation and construction of knowledge. In this sense, the planning and teaching of Economy A classes for 10th grade, one applied, in qualitative perspective, methods and techniques supported by constructivist pedagogies, particularly project work and research group, integrating new technologies. Additionally, one could notice the indispensability of suitable formation from teachers to integrate new technologies in the educational context.Patrocínio, José Tomás, 1956-Repositório da Universidade de LisboaRodrigues, Ana Luísa2013-01-21T13:39:19Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7534porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:50:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7534Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:19.698018Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel das novas tecnologias para a aprendizagem autónoma e a criação do conhecimento : com base em pedagogias construtivistas na disciplina de economia A |
title |
O papel das novas tecnologias para a aprendizagem autónoma e a criação do conhecimento : com base em pedagogias construtivistas na disciplina de economia A |
spellingShingle |
O papel das novas tecnologias para a aprendizagem autónoma e a criação do conhecimento : com base em pedagogias construtivistas na disciplina de economia A Rodrigues, Ana Luísa Novas tecnologias da informação e da comunicação Ensino Autonomia Técnicas pedagógicas Desenvolvimento das competências Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012 |
title_short |
O papel das novas tecnologias para a aprendizagem autónoma e a criação do conhecimento : com base em pedagogias construtivistas na disciplina de economia A |
title_full |
O papel das novas tecnologias para a aprendizagem autónoma e a criação do conhecimento : com base em pedagogias construtivistas na disciplina de economia A |
title_fullStr |
O papel das novas tecnologias para a aprendizagem autónoma e a criação do conhecimento : com base em pedagogias construtivistas na disciplina de economia A |
title_full_unstemmed |
O papel das novas tecnologias para a aprendizagem autónoma e a criação do conhecimento : com base em pedagogias construtivistas na disciplina de economia A |
title_sort |
O papel das novas tecnologias para a aprendizagem autónoma e a criação do conhecimento : com base em pedagogias construtivistas na disciplina de economia A |
author |
Rodrigues, Ana Luísa |
author_facet |
Rodrigues, Ana Luísa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Patrocínio, José Tomás, 1956- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Ana Luísa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Novas tecnologias da informação e da comunicação Ensino Autonomia Técnicas pedagógicas Desenvolvimento das competências Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012 |
topic |
Novas tecnologias da informação e da comunicação Ensino Autonomia Técnicas pedagógicas Desenvolvimento das competências Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012 |
description |
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2012 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2013-01-21T13:39:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/7534 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/7534 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134215378305024 |