Tecnologias móveis e georreferenciação : integrando inovação no ensino das TIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ana Isabel André da Silva, 1979-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/7000
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
id RCAP_4d520021f8febfc21a18d420b391488f
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/7000
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tecnologias móveis e georreferenciação : integrando inovação no ensino das TICEnsino da informáticaNovas tecnologias da informação e da comunicaçãoTecnologia educativaGPSRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2012Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012O projeto “Descobrir Belém...georreferenciando-a” foi desenvolvido na turma do 10.º ano do Curso Profissional de Técnico de Turismo da Escola Secundária de Sacavém na disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação, no módulo “Criação de Páginas Web”. Os objetivos gerais do projeto foram: (i) os alunos fossem capazes de georreferenciar, a partir de telemóveis, os pontos de interesse turísticos de Belém, e (ii) procedessem à captação de fotografias com o intuito de integrar o material recolhido e editado, num Website e no Google Maps, de modo a valorizar o património cultural, histórico, gastronómico e lazer de Belém na Escola e no Mundo. Adotou-se uma metodologia de investigação segundo o paradigma pragmático, recorrendo-se a métodos quantitativos (questionários) e qualitativos (entrevistas) para avaliar o (a) cumprimento dos objetivos de aprendizagem; (b) desenvolvimento das competências previstas no currículo; (c) contributo do projeto para a alteração das conceções dos alunos em relação à disciplina. Os resultados enunciam que os objetivos de aprendizagem foram satisfatoriamente atingidos, que ocorreu um incremento na perceção global dos alunos das competências desenvolvidas e os mesmos revelaram um maior sentido de aplicabilidade e utilidade da disciplina e um acréscimo na utilização das ferramentas TIC. Considera-se que o recurso às Tecnologias Móveis e à Georreferenciação foi pertinente para o processo ensino-aprendizagem dos alunos na “Criação de Páginas Web”.The project "Descobrir Belém…georreferenciando-a" was developed in a 10th grade class of a Technical Vocational School of Tourism in Sacavém in the subject of Information and Communication Technologies (ICT), in the sub-subject "Creating Web Pages". The main purpose of the project were: (i) the students were able to georeference, from mobile phones, the tourist sights of Belem, and (ii) proceed a capture of photographs in order to integrate the collected and edited material in a Website and Google Maps, in order to enhance the cultural heritage, historic, gastronomic and leisure of Belem in the school and the World. We adopted a research methodology according to the pragmatic paradigm, making use of quantitative methods (questionnaires) and qualitative (interviews) to assess (a) achievement of learning objectives, (b) development of skills in the curriculum, (c) contributions of the project to change students conceptions regarding the ICT. The results state that the learning purposes were met satisfactorily, there was an increase in students overall perception of the skills developed and they showed a greater sense of applicability and usefulness of the ICT and an increase in the use of ICT tools. It is considered that the use of Mobile Technologies and the geotagging was relevant to the teaching-learning process of students in the sub-subject "Creating Web Pages".Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Repositório da Universidade de LisboaAlmeida, Ana Isabel André da Silva, 1979-2012-09-27T15:45:04Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7000porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:49:56Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7000Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:56.553379Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias móveis e georreferenciação : integrando inovação no ensino das TIC
title Tecnologias móveis e georreferenciação : integrando inovação no ensino das TIC
spellingShingle Tecnologias móveis e georreferenciação : integrando inovação no ensino das TIC
Almeida, Ana Isabel André da Silva, 1979-
Ensino da informática
Novas tecnologias da informação e da comunicação
Tecnologia educativa
GPS
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
title_short Tecnologias móveis e georreferenciação : integrando inovação no ensino das TIC
title_full Tecnologias móveis e georreferenciação : integrando inovação no ensino das TIC
title_fullStr Tecnologias móveis e georreferenciação : integrando inovação no ensino das TIC
title_full_unstemmed Tecnologias móveis e georreferenciação : integrando inovação no ensino das TIC
title_sort Tecnologias móveis e georreferenciação : integrando inovação no ensino das TIC
author Almeida, Ana Isabel André da Silva, 1979-
author_facet Almeida, Ana Isabel André da Silva, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Ana Isabel André da Silva, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da informática
Novas tecnologias da informação e da comunicação
Tecnologia educativa
GPS
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
topic Ensino da informática
Novas tecnologias da informação e da comunicação
Tecnologia educativa
GPS
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-27T15:45:04Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/7000
url http://hdl.handle.net/10451/7000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134210000158720