Produção, reprodução e reflexividade : o caso dos Advice Animals
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/24654 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Sociologia, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Sílvia Ferreira. |
id |
RCAP_de1e1e36d7c35128bfb53965d2324e77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/24654 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Produção, reprodução e reflexividade : o caso dos Advice AnimalsMemes da internetCulturaCodificaçãoColaboraçãoReflexividadeBiologiaDissertação de mestrado em Sociologia, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Sílvia Ferreira.Esta dissertação de mestrado tem como objeto de estudo os memes da internet, fenómeno cujo conceito principal, “meme”, advém da biologia, e que carrega elementos culturais e sociais que podem ser estudados pela sociologia. Deste modo, e articulado diferentes áreas (sociologia, biologia, antropologia e semiótica), esta dissertação tem como objeto de estudo, os Avice Animals presentes no website Know Your Meme. Esta análise tem como guia os debates sobre as perspetivas evolucionistas, incidindo sobre a origem, construção e divulgação dos memes da internet, e o olhar sociológico sobre a sua reflexividade. Referente à construção dos Advice Animals, esta tem como principal característica a codificação, processo este que capacita os memes da internet, ligando a fase da seleção à da variação. Referente à sua divulgação, é na variação que se encontra a competição e colaboração pela visibilidade na Internet. Por último encontra-se a análise à sua reflexividade. Esta, que corresponde à hipótese principal desta dissertação, apresenta o objeto de estudo como auto consciente, tanto na aplicação por parte da comunidade que compõe a sua rede, como na estrutura como são apresentados os memes da internet no website Know Your Meme, bem como na reflexividade encontrada em alguns Advice Animals que refletem sobre outros memes da Internet. Para este estudo foram adaptadas técnicas de análise de conteúdo e análise documental à internet para a recolha de dados e posterior análise destes memes da Internet, bem como análise de websites para o mapeamento e análise dos diversos websites que compõe a sua rede.FEUC2013-10-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/24654http://hdl.handle.net/10316/24654TID:201478234porJesus, Luís Miguel Costa - Produção, reprodução e reflexividade : o caso dos Advice Animals. Coimbra, 2013Jesus, Luís Miguel Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:39Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/24654Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:46:38.280789Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção, reprodução e reflexividade : o caso dos Advice Animals |
title |
Produção, reprodução e reflexividade : o caso dos Advice Animals |
spellingShingle |
Produção, reprodução e reflexividade : o caso dos Advice Animals Jesus, Luís Miguel Costa Memes da internet Cultura Codificação Colaboração Reflexividade Biologia |
title_short |
Produção, reprodução e reflexividade : o caso dos Advice Animals |
title_full |
Produção, reprodução e reflexividade : o caso dos Advice Animals |
title_fullStr |
Produção, reprodução e reflexividade : o caso dos Advice Animals |
title_full_unstemmed |
Produção, reprodução e reflexividade : o caso dos Advice Animals |
title_sort |
Produção, reprodução e reflexividade : o caso dos Advice Animals |
author |
Jesus, Luís Miguel Costa |
author_facet |
Jesus, Luís Miguel Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Luís Miguel Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memes da internet Cultura Codificação Colaboração Reflexividade Biologia |
topic |
Memes da internet Cultura Codificação Colaboração Reflexividade Biologia |
description |
Dissertação de mestrado em Sociologia, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Sílvia Ferreira. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/24654 http://hdl.handle.net/10316/24654 TID:201478234 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/24654 |
identifier_str_mv |
TID:201478234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Jesus, Luís Miguel Costa - Produção, reprodução e reflexividade : o caso dos Advice Animals. Coimbra, 2013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FEUC |
publisher.none.fl_str_mv |
FEUC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133742547075072 |