A influência do Suporte Organizacional e do Capital Social Organizacional no Trabalho Remoto em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/21807 |
Resumo: | A pandemia COVID-19 trouxe desafios acrescidos ao mundo do trabalho, provocando alterações nas modalidades, rotinas e procedimentos das organizações e impactando a vida profissional e pessoal dos seus colaboradores. Estes aspetos operacionais, procedimentais e pessoais, foram ainda acompanhados por aquilo que tem vindo a ser identificado como uma erosão dos relacionamentos sociais no trabalho, motivada essencialmente pelos períodos de isolamento social, podendo ser mais ou menos agravada pela qualidade do suporte que as organizações prestam aos seus colaboradores e à manutenção dos vínculos com estes e entre estes. O objetivo deste estudo centra-se na avaliação da influência que o trabalho remoto, imposto pelas restrições da pandemia COVID-19 e o suporte organizacional fornecido pelas organizações aos trabalhadores exerceram sobre o capital social organizacional. Para tal, consideramos três dimensões de análise essenciais: 1) o Capital Social Organizacional da organização, nas três subdimensões propostas por Nahapiet e Ghoshal (1998), estrutural, relacional e cognitiva; 2) a perceção do Suporte Organizacional, orientada a medir o apoio fornecido aos colaboradores pelas organizações durante a pandemia; e 3) a satisfação com o trabalho remoto ou teletrabalho. Para responder aos objetivos propostos, investigamos a influência do trabalho remoto/teletrabalho e do suporte organizacional (SO) na erosão do capital social organizacional (CSO) durante a pandemia COVID-19, recorrendo a uma metodologia quantitativa, assente num processo hipotético-dedutivo, suportada por inquérito por questionário autoadministrado online, assente num modelo teórico de três dimensões. Os resultados revelam que o capital social organizacional está positivamente correlacionado com o suporte organizacional, assim como está positivamente relacionada com a satisfação com o teletrabalho. Verificamos ainda existir uma correlação positiva entre o suporte organizacional e a satisfação com o teletrabalho organizacional. |
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A influência do Suporte Organizacional e do Capital Social Organizacional no Trabalho Remoto em tempos de pandemiaCapital social organizacionalSuporte organizacionalTrabalho remotoCOVID-19Organizational social capitalOrganizational supportRemote workCovid-19 pandemicGestãoA pandemia COVID-19 trouxe desafios acrescidos ao mundo do trabalho, provocando alterações nas modalidades, rotinas e procedimentos das organizações e impactando a vida profissional e pessoal dos seus colaboradores. Estes aspetos operacionais, procedimentais e pessoais, foram ainda acompanhados por aquilo que tem vindo a ser identificado como uma erosão dos relacionamentos sociais no trabalho, motivada essencialmente pelos períodos de isolamento social, podendo ser mais ou menos agravada pela qualidade do suporte que as organizações prestam aos seus colaboradores e à manutenção dos vínculos com estes e entre estes. O objetivo deste estudo centra-se na avaliação da influência que o trabalho remoto, imposto pelas restrições da pandemia COVID-19 e o suporte organizacional fornecido pelas organizações aos trabalhadores exerceram sobre o capital social organizacional. Para tal, consideramos três dimensões de análise essenciais: 1) o Capital Social Organizacional da organização, nas três subdimensões propostas por Nahapiet e Ghoshal (1998), estrutural, relacional e cognitiva; 2) a perceção do Suporte Organizacional, orientada a medir o apoio fornecido aos colaboradores pelas organizações durante a pandemia; e 3) a satisfação com o trabalho remoto ou teletrabalho. Para responder aos objetivos propostos, investigamos a influência do trabalho remoto/teletrabalho e do suporte organizacional (SO) na erosão do capital social organizacional (CSO) durante a pandemia COVID-19, recorrendo a uma metodologia quantitativa, assente num processo hipotético-dedutivo, suportada por inquérito por questionário autoadministrado online, assente num modelo teórico de três dimensões. Os resultados revelam que o capital social organizacional está positivamente correlacionado com o suporte organizacional, assim como está positivamente relacionada com a satisfação com o teletrabalho. Verificamos ainda existir uma correlação positiva entre o suporte organizacional e a satisfação com o teletrabalho organizacional.The COVID-19 pandemic brought added challenges to the world of work, causing changes in the modalities, routines and procedures of organizations and impacting the professional and personal lives of their employees. These operational, procedural and personal aspects were also accompanied by what has been identified as an erosion of social relationships at work, essentially motivated by periods of social isolation, which may be more or less aggravated by the quality of support that organizations provide to their employees and the maintenance of bonds with and between them. The objective of this study focuses on evaluating the influence that remote work, imposed by the constraints of the COVID-19 pandemic, and the organizational support provided by organizations to workers exerted on organizational social capital. To this end, we considered three essential dimensions of analysis: 1) the Organizational Social Capital of the organization, in the three sub-dimensions proposed by Nahapiet and Ghoshal (1998), structural, relational and cognitive; 2) the perception of Organizational Support, aimed at measuring the support provided to employees by organizations during the pandemic; and 3) satisfaction with remote work or telecommuting. To answer the proposed objectives, we investigated the influence of remote/telework and organizational support (OS) on the erosion of organizational social capital (OSC) during the COVID-19 pandemic, using a quantitative methodology, based on a hypothetical-deductive process, supported by an online self-administered questionnaire survey, based on a three-dimensional theoretical model. The results reveal that organizational social capital is positively correlated with organizational support, as well as being positively related to satisfaction with telecommuting. We also found that there is a positive correlation between organizational support and satisfaction with organizational telework.Oliveira, Luciana Gomes deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoTeixeira, Ludgero Filipe da Costa2023-01-24T09:46:15Z2022-11-222022-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21807TID:203188390porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:18:08Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21807Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:53.791844Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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