O papel estratégico da comunicação interna no reforço da cultura das organizações : estudo de caso YKK Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Rita Barroso de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/37114
Resumo: As organizações estão inseridas num ambiente altamente competitivo, evolutivo e de mudança onde a globalização e as novas tecnologias afetam não só as relações comerciais, a propagação da informação ou as crescentes dinâmicas regionais, como conduzem também a uma necessidade de se encontrar novas formas de satisfazer e motivar a sua força de trabalho, que se demonstra cada vez mais diversificada e exigente. Como tal, ainda que desenvolvida também sob o conjunto de relações construídas entre colaboradores, a cultura estabelece-se como uma força unificadora capaz de fornecer direções e alinhar todos os indivíduos em torno de uma missão comum. Deste modo, a comunicação interna pode vir a assumir um papel estratégico na consolidação dos valores e cultura das organizações. Esta dissertação visa contribuir com conhecimentos para o consequente alargamento da compreensão sobre o papel da comunicação interna no reforço da cultura das organizações, baseando-se numa metodologia mista assente, em termos de apuramento de dados exploratórios, numa metodologia qualitativa, através da realização de uma análise documental e entrevistas exploratórias. Bem como, para o apuramento de dados primários, através de uma metodologia quantitativa, através da aplicação de um inquérito por questionário junto dos colaboradores da organização em estudo. Centrada no contexto específico da YKK Portugal, esta investigação confirmou que as práticas de comunicação interna contribuem positivamente para a consolidação da cultura da organização junto dos seus colaboradores, mas também que estes se reveem nos valores da empresa, que reveem os valores da empresa nas práticas de comunicação interna e identificam, ainda, áreas de conteúdos para o Portal do Colaborador que gostariam de ver potenciadas na sua organização.
id RCAP_de3d59faccc685a6012d97a370f09185
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37114
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel estratégico da comunicação interna no reforço da cultura das organizações : estudo de caso YKK PortugalCultura organizacionalValores organizacionaisComunicação internaComunicação estratégicaOrganisational cultureOrganisational valuesInternal communicationStrategic communicationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoAs organizações estão inseridas num ambiente altamente competitivo, evolutivo e de mudança onde a globalização e as novas tecnologias afetam não só as relações comerciais, a propagação da informação ou as crescentes dinâmicas regionais, como conduzem também a uma necessidade de se encontrar novas formas de satisfazer e motivar a sua força de trabalho, que se demonstra cada vez mais diversificada e exigente. Como tal, ainda que desenvolvida também sob o conjunto de relações construídas entre colaboradores, a cultura estabelece-se como uma força unificadora capaz de fornecer direções e alinhar todos os indivíduos em torno de uma missão comum. Deste modo, a comunicação interna pode vir a assumir um papel estratégico na consolidação dos valores e cultura das organizações. Esta dissertação visa contribuir com conhecimentos para o consequente alargamento da compreensão sobre o papel da comunicação interna no reforço da cultura das organizações, baseando-se numa metodologia mista assente, em termos de apuramento de dados exploratórios, numa metodologia qualitativa, através da realização de uma análise documental e entrevistas exploratórias. Bem como, para o apuramento de dados primários, através de uma metodologia quantitativa, através da aplicação de um inquérito por questionário junto dos colaboradores da organização em estudo. Centrada no contexto específico da YKK Portugal, esta investigação confirmou que as práticas de comunicação interna contribuem positivamente para a consolidação da cultura da organização junto dos seus colaboradores, mas também que estes se reveem nos valores da empresa, que reveem os valores da empresa nas práticas de comunicação interna e identificam, ainda, áreas de conteúdos para o Portal do Colaborador que gostariam de ver potenciadas na sua organização.Organisations are inserted into a highly competitive, evolving and changing environment where globalisation and new technologies affect not only commercial relations, the spread of information or growing regional dynamics, but also lead to a need to find new ways of satisfying and motivating their workforce, which is proving to be increasingly diverse and demanding. As such, although also developed under the set of relationships built between employees, culture establishes itself as a unifying force capable of providing directions and aligning all individuals around a common mission. In this way, internal communication may come to assume a strategic role in the consolidation of the values and culture of organisations. This dissertation aims to contribute knowledge to the consequent broadening of understating about the role of internal communication in strengthening the culture of organisations. It is supported on a mixed methodology based on exploratory data collection in a qualitative methodology, through document analysis and exploratory interviews. It also uses a quantitative methodology to gather primary data through the application of a questionnaire survey to the employees of the organisation under study. Focused on the specific context of YKK Portugal, this research confirmed that internal communication practices contribute positively to the consolidation of the organisation’s culture among its employees, but also that these employees reveal themselves in the company’s values, that they reveal the company’s values in internal communication practices and that they also identify areas of content for the Employee Portal that they would like to see enhanced in their organisation.Brandão, Nuno Manuel Coelho de GoulartVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaOliveira, Ana Rita Barroso de2022-03-22T13:47:14Z2022-01-282021-102022-01-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/37114TID:202955796porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:33Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37114Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:10.662491Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel estratégico da comunicação interna no reforço da cultura das organizações : estudo de caso YKK Portugal
title O papel estratégico da comunicação interna no reforço da cultura das organizações : estudo de caso YKK Portugal
spellingShingle O papel estratégico da comunicação interna no reforço da cultura das organizações : estudo de caso YKK Portugal
Oliveira, Ana Rita Barroso de
Cultura organizacional
Valores organizacionais
Comunicação interna
Comunicação estratégica
Organisational culture
Organisational values
Internal communication
Strategic communication
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short O papel estratégico da comunicação interna no reforço da cultura das organizações : estudo de caso YKK Portugal
title_full O papel estratégico da comunicação interna no reforço da cultura das organizações : estudo de caso YKK Portugal
title_fullStr O papel estratégico da comunicação interna no reforço da cultura das organizações : estudo de caso YKK Portugal
title_full_unstemmed O papel estratégico da comunicação interna no reforço da cultura das organizações : estudo de caso YKK Portugal
title_sort O papel estratégico da comunicação interna no reforço da cultura das organizações : estudo de caso YKK Portugal
author Oliveira, Ana Rita Barroso de
author_facet Oliveira, Ana Rita Barroso de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brandão, Nuno Manuel Coelho de Goulart
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Rita Barroso de
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura organizacional
Valores organizacionais
Comunicação interna
Comunicação estratégica
Organisational culture
Organisational values
Internal communication
Strategic communication
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Cultura organizacional
Valores organizacionais
Comunicação interna
Comunicação estratégica
Organisational culture
Organisational values
Internal communication
Strategic communication
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description As organizações estão inseridas num ambiente altamente competitivo, evolutivo e de mudança onde a globalização e as novas tecnologias afetam não só as relações comerciais, a propagação da informação ou as crescentes dinâmicas regionais, como conduzem também a uma necessidade de se encontrar novas formas de satisfazer e motivar a sua força de trabalho, que se demonstra cada vez mais diversificada e exigente. Como tal, ainda que desenvolvida também sob o conjunto de relações construídas entre colaboradores, a cultura estabelece-se como uma força unificadora capaz de fornecer direções e alinhar todos os indivíduos em torno de uma missão comum. Deste modo, a comunicação interna pode vir a assumir um papel estratégico na consolidação dos valores e cultura das organizações. Esta dissertação visa contribuir com conhecimentos para o consequente alargamento da compreensão sobre o papel da comunicação interna no reforço da cultura das organizações, baseando-se numa metodologia mista assente, em termos de apuramento de dados exploratórios, numa metodologia qualitativa, através da realização de uma análise documental e entrevistas exploratórias. Bem como, para o apuramento de dados primários, através de uma metodologia quantitativa, através da aplicação de um inquérito por questionário junto dos colaboradores da organização em estudo. Centrada no contexto específico da YKK Portugal, esta investigação confirmou que as práticas de comunicação interna contribuem positivamente para a consolidação da cultura da organização junto dos seus colaboradores, mas também que estes se reveem nos valores da empresa, que reveem os valores da empresa nas práticas de comunicação interna e identificam, ainda, áreas de conteúdos para o Portal do Colaborador que gostariam de ver potenciadas na sua organização.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10
2022-03-22T13:47:14Z
2022-01-28
2022-01-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/37114
TID:202955796
url http://hdl.handle.net/10400.14/37114
identifier_str_mv TID:202955796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132023694032896