O papel estratégico da comunicação interna no reforço da cultura das organizações : estudo de caso YKK Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/37114 |
Resumo: | As organizações estão inseridas num ambiente altamente competitivo, evolutivo e de mudança onde a globalização e as novas tecnologias afetam não só as relações comerciais, a propagação da informação ou as crescentes dinâmicas regionais, como conduzem também a uma necessidade de se encontrar novas formas de satisfazer e motivar a sua força de trabalho, que se demonstra cada vez mais diversificada e exigente. Como tal, ainda que desenvolvida também sob o conjunto de relações construídas entre colaboradores, a cultura estabelece-se como uma força unificadora capaz de fornecer direções e alinhar todos os indivíduos em torno de uma missão comum. Deste modo, a comunicação interna pode vir a assumir um papel estratégico na consolidação dos valores e cultura das organizações. Esta dissertação visa contribuir com conhecimentos para o consequente alargamento da compreensão sobre o papel da comunicação interna no reforço da cultura das organizações, baseando-se numa metodologia mista assente, em termos de apuramento de dados exploratórios, numa metodologia qualitativa, através da realização de uma análise documental e entrevistas exploratórias. Bem como, para o apuramento de dados primários, através de uma metodologia quantitativa, através da aplicação de um inquérito por questionário junto dos colaboradores da organização em estudo. Centrada no contexto específico da YKK Portugal, esta investigação confirmou que as práticas de comunicação interna contribuem positivamente para a consolidação da cultura da organização junto dos seus colaboradores, mas também que estes se reveem nos valores da empresa, que reveem os valores da empresa nas práticas de comunicação interna e identificam, ainda, áreas de conteúdos para o Portal do Colaborador que gostariam de ver potenciadas na sua organização. |
id |
RCAP_de3d59faccc685a6012d97a370f09185 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37114 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel estratégico da comunicação interna no reforço da cultura das organizações : estudo de caso YKK PortugalCultura organizacionalValores organizacionaisComunicação internaComunicação estratégicaOrganisational cultureOrganisational valuesInternal communicationStrategic communicationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoAs organizações estão inseridas num ambiente altamente competitivo, evolutivo e de mudança onde a globalização e as novas tecnologias afetam não só as relações comerciais, a propagação da informação ou as crescentes dinâmicas regionais, como conduzem também a uma necessidade de se encontrar novas formas de satisfazer e motivar a sua força de trabalho, que se demonstra cada vez mais diversificada e exigente. Como tal, ainda que desenvolvida também sob o conjunto de relações construídas entre colaboradores, a cultura estabelece-se como uma força unificadora capaz de fornecer direções e alinhar todos os indivíduos em torno de uma missão comum. Deste modo, a comunicação interna pode vir a assumir um papel estratégico na consolidação dos valores e cultura das organizações. Esta dissertação visa contribuir com conhecimentos para o consequente alargamento da compreensão sobre o papel da comunicação interna no reforço da cultura das organizações, baseando-se numa metodologia mista assente, em termos de apuramento de dados exploratórios, numa metodologia qualitativa, através da realização de uma análise documental e entrevistas exploratórias. Bem como, para o apuramento de dados primários, através de uma metodologia quantitativa, através da aplicação de um inquérito por questionário junto dos colaboradores da organização em estudo. Centrada no contexto específico da YKK Portugal, esta investigação confirmou que as práticas de comunicação interna contribuem positivamente para a consolidação da cultura da organização junto dos seus colaboradores, mas também que estes se reveem nos valores da empresa, que reveem os valores da empresa nas práticas de comunicação interna e identificam, ainda, áreas de conteúdos para o Portal do Colaborador que gostariam de ver potenciadas na sua organização.Organisations are inserted into a highly competitive, evolving and changing environment where globalisation and new technologies affect not only commercial relations, the spread of information or growing regional dynamics, but also lead to a need to find new ways of satisfying and motivating their workforce, which is proving to be increasingly diverse and demanding. As such, although also developed under the set of relationships built between employees, culture establishes itself as a unifying force capable of providing directions and aligning all individuals around a common mission. In this way, internal communication may come to assume a strategic role in the consolidation of the values and culture of organisations. This dissertation aims to contribute knowledge to the consequent broadening of understating about the role of internal communication in strengthening the culture of organisations. It is supported on a mixed methodology based on exploratory data collection in a qualitative methodology, through document analysis and exploratory interviews. It also uses a quantitative methodology to gather primary data through the application of a questionnaire survey to the employees of the organisation under study. Focused on the specific context of YKK Portugal, this research confirmed that internal communication practices contribute positively to the consolidation of the organisation’s culture among its employees, but also that these employees reveal themselves in the company’s values, that they reveal the company’s values in internal communication practices and that they also identify areas of content for the Employee Portal that they would like to see enhanced in their organisation.Brandão, Nuno Manuel Coelho de GoulartVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaOliveira, Ana Rita Barroso de2022-03-22T13:47:14Z2022-01-282021-102022-01-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/37114TID:202955796porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:33Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37114Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:10.662491Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel estratégico da comunicação interna no reforço da cultura das organizações : estudo de caso YKK Portugal |
title |
O papel estratégico da comunicação interna no reforço da cultura das organizações : estudo de caso YKK Portugal |
spellingShingle |
O papel estratégico da comunicação interna no reforço da cultura das organizações : estudo de caso YKK Portugal Oliveira, Ana Rita Barroso de Cultura organizacional Valores organizacionais Comunicação interna Comunicação estratégica Organisational culture Organisational values Internal communication Strategic communication Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
O papel estratégico da comunicação interna no reforço da cultura das organizações : estudo de caso YKK Portugal |
title_full |
O papel estratégico da comunicação interna no reforço da cultura das organizações : estudo de caso YKK Portugal |
title_fullStr |
O papel estratégico da comunicação interna no reforço da cultura das organizações : estudo de caso YKK Portugal |
title_full_unstemmed |
O papel estratégico da comunicação interna no reforço da cultura das organizações : estudo de caso YKK Portugal |
title_sort |
O papel estratégico da comunicação interna no reforço da cultura das organizações : estudo de caso YKK Portugal |
author |
Oliveira, Ana Rita Barroso de |
author_facet |
Oliveira, Ana Rita Barroso de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brandão, Nuno Manuel Coelho de Goulart Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Rita Barroso de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura organizacional Valores organizacionais Comunicação interna Comunicação estratégica Organisational culture Organisational values Internal communication Strategic communication Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Cultura organizacional Valores organizacionais Comunicação interna Comunicação estratégica Organisational culture Organisational values Internal communication Strategic communication Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
As organizações estão inseridas num ambiente altamente competitivo, evolutivo e de mudança onde a globalização e as novas tecnologias afetam não só as relações comerciais, a propagação da informação ou as crescentes dinâmicas regionais, como conduzem também a uma necessidade de se encontrar novas formas de satisfazer e motivar a sua força de trabalho, que se demonstra cada vez mais diversificada e exigente. Como tal, ainda que desenvolvida também sob o conjunto de relações construídas entre colaboradores, a cultura estabelece-se como uma força unificadora capaz de fornecer direções e alinhar todos os indivíduos em torno de uma missão comum. Deste modo, a comunicação interna pode vir a assumir um papel estratégico na consolidação dos valores e cultura das organizações. Esta dissertação visa contribuir com conhecimentos para o consequente alargamento da compreensão sobre o papel da comunicação interna no reforço da cultura das organizações, baseando-se numa metodologia mista assente, em termos de apuramento de dados exploratórios, numa metodologia qualitativa, através da realização de uma análise documental e entrevistas exploratórias. Bem como, para o apuramento de dados primários, através de uma metodologia quantitativa, através da aplicação de um inquérito por questionário junto dos colaboradores da organização em estudo. Centrada no contexto específico da YKK Portugal, esta investigação confirmou que as práticas de comunicação interna contribuem positivamente para a consolidação da cultura da organização junto dos seus colaboradores, mas também que estes se reveem nos valores da empresa, que reveem os valores da empresa nas práticas de comunicação interna e identificam, ainda, áreas de conteúdos para o Portal do Colaborador que gostariam de ver potenciadas na sua organização. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10 2022-03-22T13:47:14Z 2022-01-28 2022-01-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/37114 TID:202955796 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/37114 |
identifier_str_mv |
TID:202955796 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132023694032896 |