A comunicação interna de uma unidade hoteleira. O caso do “VILA VITA Parc Resort & Spa”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Lígia Maria Monteiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/79472
Resumo: O presente relatório tem como objetivo perceber a comunicação interna de uma unidade hoteleira, em particular do VILA VITA Parc Resort & Spa. Optou-se por também estudar a cultura organizacional e a sua influência, e assim responder à questão de partida “Qual é a influência da cultura organizacional no desenvolvimento de um plano de comunicação interna de uma unidade hoteleira?” Para realizar este estudo foram feitos inquéritos por questionário sobre os dois temas aos colaboradores, com o intuito de entender como estes são vistos e absorvidos pelo público interno. Os resultados permitiram-nos concluir que os colaboradores se encontram satisfeitos com a comunicação interna do resort, estão cientes da cultura organizacional e identificam-se com os valores que a organização representa. Apesar de todos estes resultados serem positivos, pudemos verificar que a oferta de meios e instrumentos de comunicação interna ainda é obsoleta e escassa, e precisa de ser melhorada. Desta forma, foram feitas algumas propostas de melhoria e um plano de ações, aliados à cultura da unidade hoteleira em estudo.
id RCAP_4968ec1a11b583c19dc6a962701690f2
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/79472
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A comunicação interna de uma unidade hoteleira. O caso do “VILA VITA Parc Resort & Spa”Comunicação internaCultura organizacionalComunicação organizacionalHotelariaPúblico internoGestão de recursos humanosEmployer brandingInternal communicationOrganisational cultureOrganisational communicationHospitalityInternal publicHuman resources managementDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente relatório tem como objetivo perceber a comunicação interna de uma unidade hoteleira, em particular do VILA VITA Parc Resort & Spa. Optou-se por também estudar a cultura organizacional e a sua influência, e assim responder à questão de partida “Qual é a influência da cultura organizacional no desenvolvimento de um plano de comunicação interna de uma unidade hoteleira?” Para realizar este estudo foram feitos inquéritos por questionário sobre os dois temas aos colaboradores, com o intuito de entender como estes são vistos e absorvidos pelo público interno. Os resultados permitiram-nos concluir que os colaboradores se encontram satisfeitos com a comunicação interna do resort, estão cientes da cultura organizacional e identificam-se com os valores que a organização representa. Apesar de todos estes resultados serem positivos, pudemos verificar que a oferta de meios e instrumentos de comunicação interna ainda é obsoleta e escassa, e precisa de ser melhorada. Desta forma, foram feitas algumas propostas de melhoria e um plano de ações, aliados à cultura da unidade hoteleira em estudo.The purpose of this report is to understand the internal communication of a hotel unit, in particular the VILA VITA Parc Resort & Spa. It was also decided to study the organizational culture and its influence, and thus answer the question of "What is the influence of the organisational culture in the development of an internal communication plan of a hotel unit?" In order to carry out this study, surveys based on the two subjects were made to the collaborators, to understand how they are seen and absorbed by the internal public. The results allowed us to conclude that the employees are satisfied with the internal communication of the resort, are aware of the organisational culture and identify themselves with the values that the organisation represents. Although all these results were positive, we could verify that the supply of means and instruments of internal communication is still obsolete and insufficient and needs to be improved. In this way, some improvement proposals and a plan of actions were made, allied to the culture of the hotel unit under study.Barreto, Ana MargaridaRUNMachado, Lígia Maria Monteiro2020-07-11T00:30:53Z2019-07-112019-05-092019-07-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/79472TID:202262090porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:35:16Zoai:run.unl.pt:10362/79472Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:35:48.275525Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação interna de uma unidade hoteleira. O caso do “VILA VITA Parc Resort & Spa”
title A comunicação interna de uma unidade hoteleira. O caso do “VILA VITA Parc Resort & Spa”
spellingShingle A comunicação interna de uma unidade hoteleira. O caso do “VILA VITA Parc Resort & Spa”
Machado, Lígia Maria Monteiro
Comunicação interna
Cultura organizacional
Comunicação organizacional
Hotelaria
Público interno
Gestão de recursos humanos
Employer branding
Internal communication
Organisational culture
Organisational communication
Hospitality
Internal public
Human resources management
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short A comunicação interna de uma unidade hoteleira. O caso do “VILA VITA Parc Resort & Spa”
title_full A comunicação interna de uma unidade hoteleira. O caso do “VILA VITA Parc Resort & Spa”
title_fullStr A comunicação interna de uma unidade hoteleira. O caso do “VILA VITA Parc Resort & Spa”
title_full_unstemmed A comunicação interna de uma unidade hoteleira. O caso do “VILA VITA Parc Resort & Spa”
title_sort A comunicação interna de uma unidade hoteleira. O caso do “VILA VITA Parc Resort & Spa”
author Machado, Lígia Maria Monteiro
author_facet Machado, Lígia Maria Monteiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barreto, Ana Margarida
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Lígia Maria Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação interna
Cultura organizacional
Comunicação organizacional
Hotelaria
Público interno
Gestão de recursos humanos
Employer branding
Internal communication
Organisational culture
Organisational communication
Hospitality
Internal public
Human resources management
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Comunicação interna
Cultura organizacional
Comunicação organizacional
Hotelaria
Público interno
Gestão de recursos humanos
Employer branding
Internal communication
Organisational culture
Organisational communication
Hospitality
Internal public
Human resources management
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O presente relatório tem como objetivo perceber a comunicação interna de uma unidade hoteleira, em particular do VILA VITA Parc Resort & Spa. Optou-se por também estudar a cultura organizacional e a sua influência, e assim responder à questão de partida “Qual é a influência da cultura organizacional no desenvolvimento de um plano de comunicação interna de uma unidade hoteleira?” Para realizar este estudo foram feitos inquéritos por questionário sobre os dois temas aos colaboradores, com o intuito de entender como estes são vistos e absorvidos pelo público interno. Os resultados permitiram-nos concluir que os colaboradores se encontram satisfeitos com a comunicação interna do resort, estão cientes da cultura organizacional e identificam-se com os valores que a organização representa. Apesar de todos estes resultados serem positivos, pudemos verificar que a oferta de meios e instrumentos de comunicação interna ainda é obsoleta e escassa, e precisa de ser melhorada. Desta forma, foram feitas algumas propostas de melhoria e um plano de ações, aliados à cultura da unidade hoteleira em estudo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-11
2019-05-09
2019-07-11T00:00:00Z
2020-07-11T00:30:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/79472
TID:202262090
url http://hdl.handle.net/10362/79472
identifier_str_mv TID:202262090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137978448084992