Memória e Compreensão Verbal em Crianças com Dificuldades Fonológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Rosa Maria
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Marques, Carla Alexandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2546
Resumo: Objetivo: analisar as características de quinze crianças com dificuldades de linguagem (Grupo Experimental), comparando-as com outras com desenvolvimento linguístico típico (Grupo de Controlo), quanto à produção das consoantes líquidas, relacionando esta produção, com as competências de compreensão e memória auditivas.Resultados: o estudo mostra que as crianças com dificuldade de linguagem incorrem num maior número de processos fonológicos apresentando menores competências nos testes de memória auditiva. As diferenças entre os dois grupos na compreensão verbal não foram significativas. Conclusão: estes dados corroboram a literatura, que relaciona o atraso fonológico com dificuldades na memória auditiva.
id RCAP_de4d29a703a8663ef064a53982441b39
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2546
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Memória e Compreensão Verbal em Crianças com Dificuldades FonológicasProcessos fonológicosCompreensão verbalMemória verbalObjetivo: analisar as características de quinze crianças com dificuldades de linguagem (Grupo Experimental), comparando-as com outras com desenvolvimento linguístico típico (Grupo de Controlo), quanto à produção das consoantes líquidas, relacionando esta produção, com as competências de compreensão e memória auditivas.Resultados: o estudo mostra que as crianças com dificuldade de linguagem incorrem num maior número de processos fonológicos apresentando menores competências nos testes de memória auditiva. As diferenças entre os dois grupos na compreensão verbal não foram significativas. Conclusão: estes dados corroboram a literatura, que relaciona o atraso fonológico com dificuldades na memória auditiva.2017-12-21T14:18:39Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2546por1138-1663http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.3007Lima, Rosa MariaMarques, Carla Alexandrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:08Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2546Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:20.081374Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Memória e Compreensão Verbal em Crianças com Dificuldades Fonológicas
title Memória e Compreensão Verbal em Crianças com Dificuldades Fonológicas
spellingShingle Memória e Compreensão Verbal em Crianças com Dificuldades Fonológicas
Lima, Rosa Maria
Processos fonológicos
Compreensão verbal
Memória verbal
title_short Memória e Compreensão Verbal em Crianças com Dificuldades Fonológicas
title_full Memória e Compreensão Verbal em Crianças com Dificuldades Fonológicas
title_fullStr Memória e Compreensão Verbal em Crianças com Dificuldades Fonológicas
title_full_unstemmed Memória e Compreensão Verbal em Crianças com Dificuldades Fonológicas
title_sort Memória e Compreensão Verbal em Crianças com Dificuldades Fonológicas
author Lima, Rosa Maria
author_facet Lima, Rosa Maria
Marques, Carla Alexandra
author_role author
author2 Marques, Carla Alexandra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Rosa Maria
Marques, Carla Alexandra
dc.subject.por.fl_str_mv Processos fonológicos
Compreensão verbal
Memória verbal
topic Processos fonológicos
Compreensão verbal
Memória verbal
description Objetivo: analisar as características de quinze crianças com dificuldades de linguagem (Grupo Experimental), comparando-as com outras com desenvolvimento linguístico típico (Grupo de Controlo), quanto à produção das consoantes líquidas, relacionando esta produção, com as competências de compreensão e memória auditivas.Resultados: o estudo mostra que as crianças com dificuldade de linguagem incorrem num maior número de processos fonológicos apresentando menores competências nos testes de memória auditiva. As diferenças entre os dois grupos na compreensão verbal não foram significativas. Conclusão: estes dados corroboram a literatura, que relaciona o atraso fonológico com dificuldades na memória auditiva.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-21T14:18:39Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2546
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1138-1663
http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.3007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131627543068672