Uma proposta de avaliação de acções de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Conceição
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/866
Resumo: Este texto coloca em destaque um conjunto de pressupostos e procedimentos que deverão estar na base do trabalho de concepção e operacionalização de uma metodologia de avaliação de acções de formação profissional. O modelo de avaliação proposto procura situar a acção de formação no contexto organizacional em que a mesma se enquadra, em função do seu potencial contributo para a resolução ou prevenção de problemas e da sua capacidade em produzir efeitos. A acção é concebida como um processo dinâmico, constituído por etapas diferenciadas (definição de objectivos, estruturação, execução e resultados), cuja interacção explica o grau de adequação entre objectivos e resultados da formação.
id RCAP_de4fe99a4613396043d98eab9770bf6b
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/866
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma proposta de avaliação de acções de formaçãoInvestimento em formaçãoAvaliação de acçõesEtapas do processo de formaçãoInvestment in trainingEvaluation of programmesStage in the training processEste texto coloca em destaque um conjunto de pressupostos e procedimentos que deverão estar na base do trabalho de concepção e operacionalização de uma metodologia de avaliação de acções de formação profissional. O modelo de avaliação proposto procura situar a acção de formação no contexto organizacional em que a mesma se enquadra, em função do seu potencial contributo para a resolução ou prevenção de problemas e da sua capacidade em produzir efeitos. A acção é concebida como um processo dinâmico, constituído por etapas diferenciadas (definição de objectivos, estruturação, execução e resultados), cuja interacção explica o grau de adequação entre objectivos e resultados da formação.This text highlights a collection of premises and procedures which should constitute the basis for developing and implementing a methodology for the evaluation of vocational training initiatives. The proposed evaluation model seeks to place the training initiative in the organisational context, according to its potential contribution to the resolution or prevention of problems and to its capacity to be effective. The training initiative is designed as a dynamic process constituted by distinct stages (definition of objectives, structuring, implementation and results) whose interaction shows the degree of correspondence between the training objectives and the training results.Ce texte met en lumière un ensemble de prémisses et de procédés qui devront être à la base du travail de conception et de mise en oeuvre d"une méthodologie destinée à l"évaluation des actions de formation professionnelle. Le modèle d"évaluation proposé place l"action de formation dans le contexte organisationnel, selon sa capacité de contribuer à la résolution ou à la prévention des problèmes et de produire des effets. L"action est conçue comme un processus dynamique en" plusieurs étapes (définition d"objectifs, structuration, exécution et résultats) dont l"interaction explique le degré d"adéquation entre les objectifs et les résultats de la formation.Este texto destaca un conjunto de presupuestos y procedimientos que deberán estar en la base del trabajo de concepción y operacionalización de una metodología de evaluación de las acciones de formación profesional. El modelo de evaluación propuesto procura situar la acción de formación en el contexto organizativo en el que la misma se encuadra, en función de su potencial contribución para la resolución ó prevención de problemas y de su capacidad para producir efectos. La acción es concebida como un proceso dinámico, constituido por etapas diferenciadas (definición de objetivos, estructuración, ejecución y resultados), cuya interacción explica el grado de adecuación entre objetivos y resultados de la formación.CIES-ISCTE / CELTA2008-11-21T15:10:44Z1996-12-01T00:00:00Z1996-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/866por0873-6529Pereira, Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:58:38Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/866Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:30:33.483907Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de avaliação de acções de formação
title Uma proposta de avaliação de acções de formação
spellingShingle Uma proposta de avaliação de acções de formação
Pereira, Conceição
Investimento em formação
Avaliação de acções
Etapas do processo de formação
Investment in training
Evaluation of programmes
Stage in the training process
title_short Uma proposta de avaliação de acções de formação
title_full Uma proposta de avaliação de acções de formação
title_fullStr Uma proposta de avaliação de acções de formação
title_full_unstemmed Uma proposta de avaliação de acções de formação
title_sort Uma proposta de avaliação de acções de formação
author Pereira, Conceição
author_facet Pereira, Conceição
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Investimento em formação
Avaliação de acções
Etapas do processo de formação
Investment in training
Evaluation of programmes
Stage in the training process
topic Investimento em formação
Avaliação de acções
Etapas do processo de formação
Investment in training
Evaluation of programmes
Stage in the training process
description Este texto coloca em destaque um conjunto de pressupostos e procedimentos que deverão estar na base do trabalho de concepção e operacionalização de uma metodologia de avaliação de acções de formação profissional. O modelo de avaliação proposto procura situar a acção de formação no contexto organizacional em que a mesma se enquadra, em função do seu potencial contributo para a resolução ou prevenção de problemas e da sua capacidade em produzir efeitos. A acção é concebida como um processo dinâmico, constituído por etapas diferenciadas (definição de objectivos, estruturação, execução e resultados), cuja interacção explica o grau de adequação entre objectivos e resultados da formação.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-12-01T00:00:00Z
1996-12
2008-11-21T15:10:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/866
url http://hdl.handle.net/10071/866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-6529
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIES-ISCTE / CELTA
publisher.none.fl_str_mv CIES-ISCTE / CELTA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134867810680832