Uma proposta de avaliação de acções de formação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/866 |
Resumo: | Este texto coloca em destaque um conjunto de pressupostos e procedimentos que deverão estar na base do trabalho de concepção e operacionalização de uma metodologia de avaliação de acções de formação profissional. O modelo de avaliação proposto procura situar a acção de formação no contexto organizacional em que a mesma se enquadra, em função do seu potencial contributo para a resolução ou prevenção de problemas e da sua capacidade em produzir efeitos. A acção é concebida como um processo dinâmico, constituído por etapas diferenciadas (definição de objectivos, estruturação, execução e resultados), cuja interacção explica o grau de adequação entre objectivos e resultados da formação. |
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Uma proposta de avaliação de acções de formaçãoInvestimento em formaçãoAvaliação de acçõesEtapas do processo de formaçãoInvestment in trainingEvaluation of programmesStage in the training processEste texto coloca em destaque um conjunto de pressupostos e procedimentos que deverão estar na base do trabalho de concepção e operacionalização de uma metodologia de avaliação de acções de formação profissional. O modelo de avaliação proposto procura situar a acção de formação no contexto organizacional em que a mesma se enquadra, em função do seu potencial contributo para a resolução ou prevenção de problemas e da sua capacidade em produzir efeitos. A acção é concebida como um processo dinâmico, constituído por etapas diferenciadas (definição de objectivos, estruturação, execução e resultados), cuja interacção explica o grau de adequação entre objectivos e resultados da formação.This text highlights a collection of premises and procedures which should constitute the basis for developing and implementing a methodology for the evaluation of vocational training initiatives. The proposed evaluation model seeks to place the training initiative in the organisational context, according to its potential contribution to the resolution or prevention of problems and to its capacity to be effective. The training initiative is designed as a dynamic process constituted by distinct stages (definition of objectives, structuring, implementation and results) whose interaction shows the degree of correspondence between the training objectives and the training results.Ce texte met en lumière un ensemble de prémisses et de procédés qui devront être à la base du travail de conception et de mise en oeuvre d"une méthodologie destinée à l"évaluation des actions de formation professionnelle. Le modèle d"évaluation proposé place l"action de formation dans le contexte organisationnel, selon sa capacité de contribuer à la résolution ou à la prévention des problèmes et de produire des effets. L"action est conçue comme un processus dynamique en" plusieurs étapes (définition d"objectifs, structuration, exécution et résultats) dont l"interaction explique le degré d"adéquation entre les objectifs et les résultats de la formation.Este texto destaca un conjunto de presupuestos y procedimientos que deberán estar en la base del trabajo de concepción y operacionalización de una metodología de evaluación de las acciones de formación profesional. El modelo de evaluación propuesto procura situar la acción de formación en el contexto organizativo en el que la misma se encuadra, en función de su potencial contribución para la resolución ó prevención de problemas y de su capacidad para producir efectos. La acción es concebida como un proceso dinámico, constituido por etapas diferenciadas (definición de objetivos, estructuración, ejecución y resultados), cuya interacción explica el grado de adecuación entre objetivos y resultados de la formación.CIES-ISCTE / CELTA2008-11-21T15:10:44Z1996-12-01T00:00:00Z1996-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/866por0873-6529Pereira, Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:58:38Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/866Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:30:33.483907Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este texto coloca em destaque um conjunto de pressupostos e procedimentos que deverão estar na base do trabalho de concepção e operacionalização de uma metodologia de avaliação de acções de formação profissional. O modelo de avaliação proposto procura situar a acção de formação no contexto organizacional em que a mesma se enquadra, em função do seu potencial contributo para a resolução ou prevenção de problemas e da sua capacidade em produzir efeitos. A acção é concebida como um processo dinâmico, constituído por etapas diferenciadas (definição de objectivos, estruturação, execução e resultados), cuja interacção explica o grau de adequação entre objectivos e resultados da formação. |
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