CONSTRUIR OS CAMINHOS DA INFÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/9034 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, lecionado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. De modo a espelhar o percurso reflexivo e as vivências ocorridas ao longo deste percurso, este relatório encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, podemos encontrar a dimensão reflexiva em contexto de Creche, em Jardim de Infância, em 1.º CEB I e 1.º CEB II onde é possível encontrar um percurso de reflexão crítica e fundamentada e onde se integra a importância da gestão de tempo e das rotinas, da observação e da avaliação em contexto de Creche, os desafios da intervenção/planificação em contexto de Jardim de Infância e as expectativas de ser professor e das dificuldades sentidas no período pós-pandemia no contexto de 1.º CEB. Na segunda parte do relatório, encontra-se a dimensão investigativa que espelha todo o processo do estudo, sendo possível compreender quais as dinâmicas que emergem da introdução de novos objetos na área do faz de conta a partir de uma análise crítica e fundamentada. Os resultados encontrados evidenciam que os materiais e a organização do espaço influenciam a forma como a criança interage com os seus pares e os tipos de brincadeira que emergem. Para além disso, percebe-se que a introdução de novos objetos leva a novas formas de exploração, ampliando o jogo dramático espontâneo. Por fim, é contemplada também uma conclusão final do relatório que integra uma reflexão acerca do caminho percorrido para construir este relatório, reforçando as dificuldades sentidas e as aprendizagens que se destacaram no decorrer do mesmo. |
id |
RCAP_de52949b9a26e3bde73414c45459b837 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9034 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
CONSTRUIR OS CAMINHOS DA INFÂNCIAPOTENCIALIDADES DA ÁREA DO FAZ DE CONTA PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLARÁrea do Faz de ContaEnsino básico do 1º cicloEducação de InfânciaExpressãoJogo DramáticoJogo SimbólicoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, lecionado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. De modo a espelhar o percurso reflexivo e as vivências ocorridas ao longo deste percurso, este relatório encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, podemos encontrar a dimensão reflexiva em contexto de Creche, em Jardim de Infância, em 1.º CEB I e 1.º CEB II onde é possível encontrar um percurso de reflexão crítica e fundamentada e onde se integra a importância da gestão de tempo e das rotinas, da observação e da avaliação em contexto de Creche, os desafios da intervenção/planificação em contexto de Jardim de Infância e as expectativas de ser professor e das dificuldades sentidas no período pós-pandemia no contexto de 1.º CEB. Na segunda parte do relatório, encontra-se a dimensão investigativa que espelha todo o processo do estudo, sendo possível compreender quais as dinâmicas que emergem da introdução de novos objetos na área do faz de conta a partir de uma análise crítica e fundamentada. Os resultados encontrados evidenciam que os materiais e a organização do espaço influenciam a forma como a criança interage com os seus pares e os tipos de brincadeira que emergem. Para além disso, percebe-se que a introdução de novos objetos leva a novas formas de exploração, ampliando o jogo dramático espontâneo. Por fim, é contemplada também uma conclusão final do relatório que integra uma reflexão acerca do caminho percorrido para construir este relatório, reforçando as dificuldades sentidas e as aprendizagens que se destacaram no decorrer do mesmo.Oliveira, Luís Miguel Gonçalves deRodrigues, Marina Vitória Valdez FariaIC-OnlineCaseiro, Ana Amélia Vigia2023-12-09T15:20:17Z2023-06-202023-06-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/9034TID:203417364porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:58:46Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9034Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:37.744328Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSTRUIR OS CAMINHOS DA INFÂNCIA POTENCIALIDADES DA ÁREA DO FAZ DE CONTA PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR |
title |
CONSTRUIR OS CAMINHOS DA INFÂNCIA |
spellingShingle |
CONSTRUIR OS CAMINHOS DA INFÂNCIA Caseiro, Ana Amélia Vigia Área do Faz de Conta Ensino básico do 1º ciclo Educação de Infância Expressão Jogo Dramático Jogo Simbólico Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
CONSTRUIR OS CAMINHOS DA INFÂNCIA |
title_full |
CONSTRUIR OS CAMINHOS DA INFÂNCIA |
title_fullStr |
CONSTRUIR OS CAMINHOS DA INFÂNCIA |
title_full_unstemmed |
CONSTRUIR OS CAMINHOS DA INFÂNCIA |
title_sort |
CONSTRUIR OS CAMINHOS DA INFÂNCIA |
author |
Caseiro, Ana Amélia Vigia |
author_facet |
Caseiro, Ana Amélia Vigia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de Rodrigues, Marina Vitória Valdez Faria IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caseiro, Ana Amélia Vigia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Área do Faz de Conta Ensino básico do 1º ciclo Educação de Infância Expressão Jogo Dramático Jogo Simbólico Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Área do Faz de Conta Ensino básico do 1º ciclo Educação de Infância Expressão Jogo Dramático Jogo Simbólico Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, lecionado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. De modo a espelhar o percurso reflexivo e as vivências ocorridas ao longo deste percurso, este relatório encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, podemos encontrar a dimensão reflexiva em contexto de Creche, em Jardim de Infância, em 1.º CEB I e 1.º CEB II onde é possível encontrar um percurso de reflexão crítica e fundamentada e onde se integra a importância da gestão de tempo e das rotinas, da observação e da avaliação em contexto de Creche, os desafios da intervenção/planificação em contexto de Jardim de Infância e as expectativas de ser professor e das dificuldades sentidas no período pós-pandemia no contexto de 1.º CEB. Na segunda parte do relatório, encontra-se a dimensão investigativa que espelha todo o processo do estudo, sendo possível compreender quais as dinâmicas que emergem da introdução de novos objetos na área do faz de conta a partir de uma análise crítica e fundamentada. Os resultados encontrados evidenciam que os materiais e a organização do espaço influenciam a forma como a criança interage com os seus pares e os tipos de brincadeira que emergem. Para além disso, percebe-se que a introdução de novos objetos leva a novas formas de exploração, ampliando o jogo dramático espontâneo. Por fim, é contemplada também uma conclusão final do relatório que integra uma reflexão acerca do caminho percorrido para construir este relatório, reforçando as dificuldades sentidas e as aprendizagens que se destacaram no decorrer do mesmo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-09T15:20:17Z 2023-06-20 2023-06-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/9034 TID:203417364 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/9034 |
identifier_str_mv |
TID:203417364 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137007446786048 |