Dos objetos aos projetos: a área da casinha, um espaço "vivo" np jardim de Infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/2412 |
Resumo: | Este relatório insere-se num percurso educativo com vista à obtenção do grau de mestre em Intervenção e Animação Artísticas. São diversos os autores que ao longo dos séculos têm vindo a defender a importância das artes no contexto educativo. Para eles, através das artes é possível alcançar um desenvolvimento integral e harmonioso da criança, vivido de forma prazerosa e democrática. A expressão dramática, assim é denominada no nosso país quando se refere à linguagem teatral no contexto educativo, apresenta-se como uma das expressões artísticas ao dispor da Escola, sendo simultaneamente fonte e veículo educativo. No contexto da educação Pré-escolar, a área da casinha constitui-se como um espaço privilegiado para a exploração do jogo dramático espontâneo, uma das vertentes da expressão dramática. No entanto, será necessário que se imprimam novas dinâmicas a esta área, tornando o espaço promotor de novas experiências. Foi também nosso interesse evidenciar a importância do modelo pedagógico de trabalho por projetos no jardim de infância, uma metodologia onde as ideias, interesses e necessidades das crianças são tidos em conta e promotores de novas aprendizagens. Com este estudo pretendemos compreender quais os contributos da introdução de novos objetos na área da casinha para a ampliação do jogo dramático das crianças em idade pré-escolar. Deste modo, procedemos a uma investigação de abordagem qualitativa, cuja técnica adotada foi a investigação-ação, assente numa recolha de dados através da observação direta, diário de bordo (apoiado por videogravações), inquéritos por questionário e por entrevista. O estudo foi desenvolvido com um grupo de crianças de dois e três anos que frequentam o Jardim de Infância o Ninho – Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior. Os resultados obtidos indicam-nos que a dinamização da área da casinha através da introdução de novos objetos permite a ampliação do jogo dramático das crianças nessa área e, consequentemente, a vivências de novas experiências e aprendizagens. Fruto da ampliação do jogo dramático espontâneo, os dados obtidos levam-nos a pensar que, se cria um ambiente favorável ao surgimento de projetos integrados, envolvendo as diferentes linguagens artísticas e áreas de conteúdo da educação pré-escolar, tão importantes para o processo educativo e desenvolvimento das crianças. |
id |
RCAP_3af4ea8f902703f7a722605948e3389a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2412 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dos objetos aos projetos: a área da casinha, um espaço "vivo" np jardim de InfânciaEducação Pré-escolarExpressão dramáticaExpressão artísticaJogoDomínio/Área Científica::Ciências SociaisEste relatório insere-se num percurso educativo com vista à obtenção do grau de mestre em Intervenção e Animação Artísticas. São diversos os autores que ao longo dos séculos têm vindo a defender a importância das artes no contexto educativo. Para eles, através das artes é possível alcançar um desenvolvimento integral e harmonioso da criança, vivido de forma prazerosa e democrática. A expressão dramática, assim é denominada no nosso país quando se refere à linguagem teatral no contexto educativo, apresenta-se como uma das expressões artísticas ao dispor da Escola, sendo simultaneamente fonte e veículo educativo. No contexto da educação Pré-escolar, a área da casinha constitui-se como um espaço privilegiado para a exploração do jogo dramático espontâneo, uma das vertentes da expressão dramática. No entanto, será necessário que se imprimam novas dinâmicas a esta área, tornando o espaço promotor de novas experiências. Foi também nosso interesse evidenciar a importância do modelo pedagógico de trabalho por projetos no jardim de infância, uma metodologia onde as ideias, interesses e necessidades das crianças são tidos em conta e promotores de novas aprendizagens. Com este estudo pretendemos compreender quais os contributos da introdução de novos objetos na área da casinha para a ampliação do jogo dramático das crianças em idade pré-escolar. Deste modo, procedemos a uma investigação de abordagem qualitativa, cuja técnica adotada foi a investigação-ação, assente numa recolha de dados através da observação direta, diário de bordo (apoiado por videogravações), inquéritos por questionário e por entrevista. O estudo foi desenvolvido com um grupo de crianças de dois e três anos que frequentam o Jardim de Infância o Ninho – Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior. Os resultados obtidos indicam-nos que a dinamização da área da casinha através da introdução de novos objetos permite a ampliação do jogo dramático das crianças nessa área e, consequentemente, a vivências de novas experiências e aprendizagens. Fruto da ampliação do jogo dramático espontâneo, os dados obtidos levam-nos a pensar que, se cria um ambiente favorável ao surgimento de projetos integrados, envolvendo as diferentes linguagens artísticas e áreas de conteúdo da educação pré-escolar, tão importantes para o processo educativo e desenvolvimento das crianças.Lopes, Maria de São Pedro dos Santos SilvaIC-OnlineMendes, Catarina Bernardino2017-01-13T11:06:02Z2016-12-192016-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/2412TID:201548879porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:45:03Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2412Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:46.072245Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dos objetos aos projetos: a área da casinha, um espaço "vivo" np jardim de Infância |
title |
Dos objetos aos projetos: a área da casinha, um espaço "vivo" np jardim de Infância |
spellingShingle |
Dos objetos aos projetos: a área da casinha, um espaço "vivo" np jardim de Infância Mendes, Catarina Bernardino Educação Pré-escolar Expressão dramática Expressão artística Jogo Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Dos objetos aos projetos: a área da casinha, um espaço "vivo" np jardim de Infância |
title_full |
Dos objetos aos projetos: a área da casinha, um espaço "vivo" np jardim de Infância |
title_fullStr |
Dos objetos aos projetos: a área da casinha, um espaço "vivo" np jardim de Infância |
title_full_unstemmed |
Dos objetos aos projetos: a área da casinha, um espaço "vivo" np jardim de Infância |
title_sort |
Dos objetos aos projetos: a área da casinha, um espaço "vivo" np jardim de Infância |
author |
Mendes, Catarina Bernardino |
author_facet |
Mendes, Catarina Bernardino |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lopes, Maria de São Pedro dos Santos Silva IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Catarina Bernardino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-escolar Expressão dramática Expressão artística Jogo Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Educação Pré-escolar Expressão dramática Expressão artística Jogo Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
Este relatório insere-se num percurso educativo com vista à obtenção do grau de mestre em Intervenção e Animação Artísticas. São diversos os autores que ao longo dos séculos têm vindo a defender a importância das artes no contexto educativo. Para eles, através das artes é possível alcançar um desenvolvimento integral e harmonioso da criança, vivido de forma prazerosa e democrática. A expressão dramática, assim é denominada no nosso país quando se refere à linguagem teatral no contexto educativo, apresenta-se como uma das expressões artísticas ao dispor da Escola, sendo simultaneamente fonte e veículo educativo. No contexto da educação Pré-escolar, a área da casinha constitui-se como um espaço privilegiado para a exploração do jogo dramático espontâneo, uma das vertentes da expressão dramática. No entanto, será necessário que se imprimam novas dinâmicas a esta área, tornando o espaço promotor de novas experiências. Foi também nosso interesse evidenciar a importância do modelo pedagógico de trabalho por projetos no jardim de infância, uma metodologia onde as ideias, interesses e necessidades das crianças são tidos em conta e promotores de novas aprendizagens. Com este estudo pretendemos compreender quais os contributos da introdução de novos objetos na área da casinha para a ampliação do jogo dramático das crianças em idade pré-escolar. Deste modo, procedemos a uma investigação de abordagem qualitativa, cuja técnica adotada foi a investigação-ação, assente numa recolha de dados através da observação direta, diário de bordo (apoiado por videogravações), inquéritos por questionário e por entrevista. O estudo foi desenvolvido com um grupo de crianças de dois e três anos que frequentam o Jardim de Infância o Ninho – Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior. Os resultados obtidos indicam-nos que a dinamização da área da casinha através da introdução de novos objetos permite a ampliação do jogo dramático das crianças nessa área e, consequentemente, a vivências de novas experiências e aprendizagens. Fruto da ampliação do jogo dramático espontâneo, os dados obtidos levam-nos a pensar que, se cria um ambiente favorável ao surgimento de projetos integrados, envolvendo as diferentes linguagens artísticas e áreas de conteúdo da educação pré-escolar, tão importantes para o processo educativo e desenvolvimento das crianças. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-19 2016-12-19T00:00:00Z 2017-01-13T11:06:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/2412 TID:201548879 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/2412 |
identifier_str_mv |
TID:201548879 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136962383183872 |