A brincar também se aprende: a importância de brincar na educação de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiúza, Diana Isabel Cardoso Fernandes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/30050
Resumo: Este relatório de investigação foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, no âmbito da Unidade Curricular da Prática Pedagógica Supervisionada. Tem como foco brincar em contexto de creche e jardim-de-infância. O estudo foi desenvolvido nos contextos de creche e jardim de infância durante os momentos de estágio, seguindo uma abordagem qualitativa, particularmente de investigação-ação. Utilizou-se como procedimentos de recolha de informação a observação, a pesquisa documental e o inquérito por questionário às educadoras cooperantes. A realização deste relatório permitiu expor e refletir sobre as estratégias adotadas que possibilitaram momentos de brincadeira com maior qualidade. Das estratégias adotadas nos contextos destacam-se aspetos como: uma maior sensibilização para os tempos de brincadeira das crianças; a diminuição dos conflitos em certos momentos da rotina diária da sala; a flexibilidade da rotina tendo por base novos momentos de brincadeira.
id RCAP_de61f5088fcf02b5f12b65a57721cd6e
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/30050
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A brincar também se aprende: a importância de brincar na educação de infânciaBrincarCriançasEducação de infânciaAprendizagemDesenvolvimentoChildrenChildhood educationLearningDevelopmentEste relatório de investigação foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, no âmbito da Unidade Curricular da Prática Pedagógica Supervisionada. Tem como foco brincar em contexto de creche e jardim-de-infância. O estudo foi desenvolvido nos contextos de creche e jardim de infância durante os momentos de estágio, seguindo uma abordagem qualitativa, particularmente de investigação-ação. Utilizou-se como procedimentos de recolha de informação a observação, a pesquisa documental e o inquérito por questionário às educadoras cooperantes. A realização deste relatório permitiu expor e refletir sobre as estratégias adotadas que possibilitaram momentos de brincadeira com maior qualidade. Das estratégias adotadas nos contextos destacam-se aspetos como: uma maior sensibilização para os tempos de brincadeira das crianças; a diminuição dos conflitos em certos momentos da rotina diária da sala; a flexibilidade da rotina tendo por base novos momentos de brincadeira.The present research report was conducted within the scope of the Master in Preschool Education, specifically in the Supervised Pedagogical Practice. It focuses on the theme of Play in the context of day care and kindergarten. The main purpose of this investigation was the change. Changing the way that people view play in educational contexts, and how elements of teaching teams include play in the activities or the time they gave to the children to play. All this in order to enhance this theme as an insatiable source of learning in the daily lives of children. This report aims to analyze and describe in detail all the research carried out in order to show the reality observed and lived in both institutions. On the other hand, it also serves to expose and reflect on the strategies adopted that allowed moments of play with higher quality. The strategies adopted in the contexts include aspects such as: greater awareness of chidlren’s play time; the reduction of conflicts at certain times in the daily routine of the room; the flexibility of the routine based in moments of play.Pires, Ana Luísa de OliveiraRepositório ComumFiúza, Diana Isabel Cardoso Fernandes2019-11-06T11:22:33Z2019-102019-112019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30050TID:202301052porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:55:17Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/30050Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:00.224261Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A brincar também se aprende: a importância de brincar na educação de infância
title A brincar também se aprende: a importância de brincar na educação de infância
spellingShingle A brincar também se aprende: a importância de brincar na educação de infância
Fiúza, Diana Isabel Cardoso Fernandes
Brincar
Crianças
Educação de infância
Aprendizagem
Desenvolvimento
Children
Childhood education
Learning
Development
title_short A brincar também se aprende: a importância de brincar na educação de infância
title_full A brincar também se aprende: a importância de brincar na educação de infância
title_fullStr A brincar também se aprende: a importância de brincar na educação de infância
title_full_unstemmed A brincar também se aprende: a importância de brincar na educação de infância
title_sort A brincar também se aprende: a importância de brincar na educação de infância
author Fiúza, Diana Isabel Cardoso Fernandes
author_facet Fiúza, Diana Isabel Cardoso Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Ana Luísa de Oliveira
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fiúza, Diana Isabel Cardoso Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Crianças
Educação de infância
Aprendizagem
Desenvolvimento
Children
Childhood education
Learning
Development
topic Brincar
Crianças
Educação de infância
Aprendizagem
Desenvolvimento
Children
Childhood education
Learning
Development
description Este relatório de investigação foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, no âmbito da Unidade Curricular da Prática Pedagógica Supervisionada. Tem como foco brincar em contexto de creche e jardim-de-infância. O estudo foi desenvolvido nos contextos de creche e jardim de infância durante os momentos de estágio, seguindo uma abordagem qualitativa, particularmente de investigação-ação. Utilizou-se como procedimentos de recolha de informação a observação, a pesquisa documental e o inquérito por questionário às educadoras cooperantes. A realização deste relatório permitiu expor e refletir sobre as estratégias adotadas que possibilitaram momentos de brincadeira com maior qualidade. Das estratégias adotadas nos contextos destacam-se aspetos como: uma maior sensibilização para os tempos de brincadeira das crianças; a diminuição dos conflitos em certos momentos da rotina diária da sala; a flexibilidade da rotina tendo por base novos momentos de brincadeira.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-06T11:22:33Z
2019-10
2019-11
2019-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/30050
TID:202301052
url http://hdl.handle.net/10400.26/30050
identifier_str_mv TID:202301052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135377371430912