Meninos especiais, pais diferentes: educação de adultos e cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barradas, Dora de Jesus Graça
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/3532
Resumo: Dissertação de mest., Educação Social, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2013
id RCAP_de7a8c7aa41e1363a652b0707070b028
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3532
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Meninos especiais, pais diferentes: educação de adultos e cidadaniaEducação de adultosCidadaniaNecessidades educativasParentalidadeParticipaçãoDissertação de mest., Educação Social, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2013Este trabalho foi desenvolvido com base numa investigação participativa junto de um grupo de pais de crianças com necessidades educativas especiais no agrupamento de escolas de S. Brás de Alportel. Procurámos investigar a participação parental dos encarregados de educação destas crianças e, tratando-se de uma investigação participativa, pretendemos que encontrassem respostas para um apoio mais efetivo na escola e para o exercício de uma cidadania mais ativa na respetiva comunidade. Através de uma metodologia de investigação-ação que assentou em sessões com pais, mas também apoiados em entrevistas realizadas a diferentes elementos da comunidade educativa, tais como professores, técnicos de educação especial e auxiliares de ação educativa, refletimos e analisámos no sentido de averiguar em como é que a parentalidade positiva se traduz em participação cidadã. Pelo expresso, quer nas sessões de Investigação Participativa, quer nos seus depoimentos avaliativos, os resultados apontam para uma possibilidade de participação cidadã mais ativa por parte destas famílias e auxiliares educativas nas escolas Pretendem iniciar atividades concretas na comunidade escolar; pretendem poder continuar a refletir em grupo, alargado a mais famílias; desejam dinamizar ações específicas com as professoras das turmas de seus educandos; desejam poder criar ações de sensibilização na comunidade local. Finalmente, gostariam de poder ser iniciadoras de um projeto de atividades ocupacionais para jovens com e sem necessidades educativas especiais, um projeto de ocupação de tempos livres pela inclusão.Quintas, HelenaSapientiaBarradas, Dora de Jesus Graça2014-02-27T14:40:13Z2013-07-302013-07-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/3532porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:14:36Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3532Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:57:03.925035Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Meninos especiais, pais diferentes: educação de adultos e cidadania
title Meninos especiais, pais diferentes: educação de adultos e cidadania
spellingShingle Meninos especiais, pais diferentes: educação de adultos e cidadania
Barradas, Dora de Jesus Graça
Educação de adultos
Cidadania
Necessidades educativas
Parentalidade
Participação
title_short Meninos especiais, pais diferentes: educação de adultos e cidadania
title_full Meninos especiais, pais diferentes: educação de adultos e cidadania
title_fullStr Meninos especiais, pais diferentes: educação de adultos e cidadania
title_full_unstemmed Meninos especiais, pais diferentes: educação de adultos e cidadania
title_sort Meninos especiais, pais diferentes: educação de adultos e cidadania
author Barradas, Dora de Jesus Graça
author_facet Barradas, Dora de Jesus Graça
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quintas, Helena
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Barradas, Dora de Jesus Graça
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de adultos
Cidadania
Necessidades educativas
Parentalidade
Participação
topic Educação de adultos
Cidadania
Necessidades educativas
Parentalidade
Participação
description Dissertação de mest., Educação Social, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-30
2013-07-30T00:00:00Z
2014-02-27T14:40:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/3532
url http://hdl.handle.net/10400.1/3532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133179872804864