Educação Inclusiva em tempos de Pandemia –Ensino Presencial VS Ensino à Distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Cristina Ludovina Lopes Perdigão
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/9047
Resumo: A Educação Inclusiva tem como eixo central de orientação a necessidade de cada Escola/Agrupamento de Escolas (AE) encarar a diversidade dos seus alunos como uma mais-valia. Cabe a cada uma encontrar formas de lidar com a diferença, adequando os processos de ensino às características e condições individuais de cada aluno, mobilizando os meios que dispõe para que todos aprendam e participem, de forma ativa, nas atividades académicas e da comunidade. Numa altura em que as Escolas encerraram, devido à COVID 19, a grande maioria dos alunos tiveram de acompanhar as aprendizagens à distância. Os alunos, que não reuniram condições para que tal acontecesse, usufruíram do ensino presencial. Nesta fase, com uma enorme exigência adaptativa por parte de todos – alunos, profissionais e pais/Encarregados de Educação (EE) – os recursos da Escola tiveram de se orientar para uma ação comum assegurando a prossecução do processo de ensino e aprendizagem, garantindo o direito de todos os alunos à educação, ao acesso, ao conhecimento e à participação. Este projeto surge, assim, da necessidade de partilhar as adaptações feitas pelo AE, o trabalho realizado com os alunos em ensino presencial e em ensino à distância (E@D), o papel do Docente de Educação Especial (DEE) e das famílias. O presente trabalho trata-se de um estudo de caso, desenvolvido num Agrupamento de Escolas do distrito de Leiria, tendo como participantes os alunos a usufruir de Medidas Seletivas e/ou Adicionais, ao abrigo do Decreto-Lei 54/2018. Os dados foram obtidos através de entrevistas efetuadas a cinco professoras do AE: quatro docentes de educação especial, uma das quais a exercer, cumulativamente, funções de Assessora da Direção e iv Coordenadora da EMAEI e uma professora da disciplina de Matemática, do 3.º Ciclo. Os resultados deste estudo evidenciam que o trabalho de equipa é crucial para que a Escola responda, cada vez mais e melhor, à diversidade dos alunos e à especificidade de cada um. Esta premissa tornou-se ainda mais significativa, num momento, em que a Escola se teve de (re) organizar com a resposta do ensino presencial e do ensino à distância, em simultâneo. No trabalho de equipa, a partilha de conhecimentos e de experiências, o (re) pensar e (re)ajustar estratégias e metodologias foi uma mais-valia para a superação dos constrangimentos que foram surgindo.
id RCAP_de8a76e79f9d2cfbf340c449c86bfade
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9047
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação Inclusiva em tempos de Pandemia –Ensino Presencial VS Ensino à DistânciaEducação InclusivaEnsino a Distância (E@D)Ensino PresencialRespostas EducativasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA Educação Inclusiva tem como eixo central de orientação a necessidade de cada Escola/Agrupamento de Escolas (AE) encarar a diversidade dos seus alunos como uma mais-valia. Cabe a cada uma encontrar formas de lidar com a diferença, adequando os processos de ensino às características e condições individuais de cada aluno, mobilizando os meios que dispõe para que todos aprendam e participem, de forma ativa, nas atividades académicas e da comunidade. Numa altura em que as Escolas encerraram, devido à COVID 19, a grande maioria dos alunos tiveram de acompanhar as aprendizagens à distância. Os alunos, que não reuniram condições para que tal acontecesse, usufruíram do ensino presencial. Nesta fase, com uma enorme exigência adaptativa por parte de todos – alunos, profissionais e pais/Encarregados de Educação (EE) – os recursos da Escola tiveram de se orientar para uma ação comum assegurando a prossecução do processo de ensino e aprendizagem, garantindo o direito de todos os alunos à educação, ao acesso, ao conhecimento e à participação. Este projeto surge, assim, da necessidade de partilhar as adaptações feitas pelo AE, o trabalho realizado com os alunos em ensino presencial e em ensino à distância (E@D), o papel do Docente de Educação Especial (DEE) e das famílias. O presente trabalho trata-se de um estudo de caso, desenvolvido num Agrupamento de Escolas do distrito de Leiria, tendo como participantes os alunos a usufruir de Medidas Seletivas e/ou Adicionais, ao abrigo do Decreto-Lei 54/2018. Os dados foram obtidos através de entrevistas efetuadas a cinco professoras do AE: quatro docentes de educação especial, uma das quais a exercer, cumulativamente, funções de Assessora da Direção e iv Coordenadora da EMAEI e uma professora da disciplina de Matemática, do 3.º Ciclo. Os resultados deste estudo evidenciam que o trabalho de equipa é crucial para que a Escola responda, cada vez mais e melhor, à diversidade dos alunos e à especificidade de cada um. Esta premissa tornou-se ainda mais significativa, num momento, em que a Escola se teve de (re) organizar com a resposta do ensino presencial e do ensino à distância, em simultâneo. No trabalho de equipa, a partilha de conhecimentos e de experiências, o (re) pensar e (re)ajustar estratégias e metodologias foi uma mais-valia para a superação dos constrangimentos que foram surgindo.Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraIC-OnlineGil, Cristina Ludovina Lopes Perdigão2023-12-10T15:21:03Z2023-07-142023-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/9047TID:203417496porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:58:48Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9047Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:38.375324Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação Inclusiva em tempos de Pandemia –Ensino Presencial VS Ensino à Distância
title Educação Inclusiva em tempos de Pandemia –Ensino Presencial VS Ensino à Distância
spellingShingle Educação Inclusiva em tempos de Pandemia –Ensino Presencial VS Ensino à Distância
Gil, Cristina Ludovina Lopes Perdigão
Educação Inclusiva
Ensino a Distância (E@D)
Ensino Presencial
Respostas Educativas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Educação Inclusiva em tempos de Pandemia –Ensino Presencial VS Ensino à Distância
title_full Educação Inclusiva em tempos de Pandemia –Ensino Presencial VS Ensino à Distância
title_fullStr Educação Inclusiva em tempos de Pandemia –Ensino Presencial VS Ensino à Distância
title_full_unstemmed Educação Inclusiva em tempos de Pandemia –Ensino Presencial VS Ensino à Distância
title_sort Educação Inclusiva em tempos de Pandemia –Ensino Presencial VS Ensino à Distância
author Gil, Cristina Ludovina Lopes Perdigão
author_facet Gil, Cristina Ludovina Lopes Perdigão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Cristina Ludovina Lopes Perdigão
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Inclusiva
Ensino a Distância (E@D)
Ensino Presencial
Respostas Educativas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Inclusiva
Ensino a Distância (E@D)
Ensino Presencial
Respostas Educativas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A Educação Inclusiva tem como eixo central de orientação a necessidade de cada Escola/Agrupamento de Escolas (AE) encarar a diversidade dos seus alunos como uma mais-valia. Cabe a cada uma encontrar formas de lidar com a diferença, adequando os processos de ensino às características e condições individuais de cada aluno, mobilizando os meios que dispõe para que todos aprendam e participem, de forma ativa, nas atividades académicas e da comunidade. Numa altura em que as Escolas encerraram, devido à COVID 19, a grande maioria dos alunos tiveram de acompanhar as aprendizagens à distância. Os alunos, que não reuniram condições para que tal acontecesse, usufruíram do ensino presencial. Nesta fase, com uma enorme exigência adaptativa por parte de todos – alunos, profissionais e pais/Encarregados de Educação (EE) – os recursos da Escola tiveram de se orientar para uma ação comum assegurando a prossecução do processo de ensino e aprendizagem, garantindo o direito de todos os alunos à educação, ao acesso, ao conhecimento e à participação. Este projeto surge, assim, da necessidade de partilhar as adaptações feitas pelo AE, o trabalho realizado com os alunos em ensino presencial e em ensino à distância (E@D), o papel do Docente de Educação Especial (DEE) e das famílias. O presente trabalho trata-se de um estudo de caso, desenvolvido num Agrupamento de Escolas do distrito de Leiria, tendo como participantes os alunos a usufruir de Medidas Seletivas e/ou Adicionais, ao abrigo do Decreto-Lei 54/2018. Os dados foram obtidos através de entrevistas efetuadas a cinco professoras do AE: quatro docentes de educação especial, uma das quais a exercer, cumulativamente, funções de Assessora da Direção e iv Coordenadora da EMAEI e uma professora da disciplina de Matemática, do 3.º Ciclo. Os resultados deste estudo evidenciam que o trabalho de equipa é crucial para que a Escola responda, cada vez mais e melhor, à diversidade dos alunos e à especificidade de cada um. Esta premissa tornou-se ainda mais significativa, num momento, em que a Escola se teve de (re) organizar com a resposta do ensino presencial e do ensino à distância, em simultâneo. No trabalho de equipa, a partilha de conhecimentos e de experiências, o (re) pensar e (re)ajustar estratégias e metodologias foi uma mais-valia para a superação dos constrangimentos que foram surgindo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-10T15:21:03Z
2023-07-14
2023-07-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/9047
TID:203417496
url http://hdl.handle.net/10400.8/9047
identifier_str_mv TID:203417496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137007468806144