Percepções de Professores e Alunos do Ensino Fundamental em relação às causas da indisciplina em sala de aula.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/3792 |
Resumo: | Esta dissertação surgiu de uma pesquisa qualitativa desenvolvida através de constatações observadas ao longo do trabalho com crianças e adolescentes na função de Coordenadora Pedagógica e Professora no nível do Ensino Fundamental, no sistema municipal de ensino de São Luís do Maranhão. Constatamos por parte dos professores e dos alunos da instituição escolar uma imagem negativa dos conflitos e, sobretudo, o sentimento de impotência da comunidade escolar como um todo para lidar com alunos, cuja falta de atenção e, consequentemente, sua perspectiva negativa, pode ser objeto das situações de indisciplina na escola. Como decorrência dessa imagem, percebemos que essa dificuldade no trato com a indisciplina, por vezes, inviabiliza o andamento pedagógico, em que brigas, desentendimentos, agressões físicas e desacatos, têm exigido intervenções frequentes e muitas vezes sem sucesso por parte da escola. O interesse por esse estudo baseia-se a partir da observação dos diversos casos de indisciplina dentro do âmbito escolar. A partir dessa vivência, visualizamos a oportunidade de investigar como professores e alunos do Ensino Fundamental entendem como causas da indisciplina em todas as suas formas e organizamos este estudo em três capítulos. No primeiro capítulo, tratamos sobre a introdução e enquadramento institucional. No segundo capítulo, apresentamos a descrição da Prática de Ensino Supervisionado. No terceiro capítulo, enfatizamos as concepções teóricas, acerca da indisciplina, o processo educativo e a relação familiar e a partir de então, obtivemos dados necessários para a concretização do estudo sobre a percepção de professores e alunos, acerca indisciplina no âmbito de uma escola do ensino fundamental da Rede Municipal, na escola UEB João de Sousa Guimarães. |
id |
RCAP_de8ce7f449087288baf5a2af6ea22f8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/3792 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Percepções de Professores e Alunos do Ensino Fundamental em relação às causas da indisciplina em sala de aula.indisciplinaaprendizagemescolapercepçõesEsta dissertação surgiu de uma pesquisa qualitativa desenvolvida através de constatações observadas ao longo do trabalho com crianças e adolescentes na função de Coordenadora Pedagógica e Professora no nível do Ensino Fundamental, no sistema municipal de ensino de São Luís do Maranhão. Constatamos por parte dos professores e dos alunos da instituição escolar uma imagem negativa dos conflitos e, sobretudo, o sentimento de impotência da comunidade escolar como um todo para lidar com alunos, cuja falta de atenção e, consequentemente, sua perspectiva negativa, pode ser objeto das situações de indisciplina na escola. Como decorrência dessa imagem, percebemos que essa dificuldade no trato com a indisciplina, por vezes, inviabiliza o andamento pedagógico, em que brigas, desentendimentos, agressões físicas e desacatos, têm exigido intervenções frequentes e muitas vezes sem sucesso por parte da escola. O interesse por esse estudo baseia-se a partir da observação dos diversos casos de indisciplina dentro do âmbito escolar. A partir dessa vivência, visualizamos a oportunidade de investigar como professores e alunos do Ensino Fundamental entendem como causas da indisciplina em todas as suas formas e organizamos este estudo em três capítulos. No primeiro capítulo, tratamos sobre a introdução e enquadramento institucional. No segundo capítulo, apresentamos a descrição da Prática de Ensino Supervisionado. No terceiro capítulo, enfatizamos as concepções teóricas, acerca da indisciplina, o processo educativo e a relação familiar e a partir de então, obtivemos dados necessários para a concretização do estudo sobre a percepção de professores e alunos, acerca indisciplina no âmbito de uma escola do ensino fundamental da Rede Municipal, na escola UEB João de Sousa Guimarães.Instituto Politécnico da Guarda2017-07-24T20:00:55Z2017-07-242017-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/3792http://hdl.handle.net/10314/3792TID:201717115porBispo, Adriana G Oinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:57:28Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/3792Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:42:58.664088Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções de Professores e Alunos do Ensino Fundamental em relação às causas da indisciplina em sala de aula. |
title |
Percepções de Professores e Alunos do Ensino Fundamental em relação às causas da indisciplina em sala de aula. |
spellingShingle |
Percepções de Professores e Alunos do Ensino Fundamental em relação às causas da indisciplina em sala de aula. Bispo, Adriana G O indisciplina aprendizagem escola percepções |
title_short |
Percepções de Professores e Alunos do Ensino Fundamental em relação às causas da indisciplina em sala de aula. |
title_full |
Percepções de Professores e Alunos do Ensino Fundamental em relação às causas da indisciplina em sala de aula. |
title_fullStr |
Percepções de Professores e Alunos do Ensino Fundamental em relação às causas da indisciplina em sala de aula. |
title_full_unstemmed |
Percepções de Professores e Alunos do Ensino Fundamental em relação às causas da indisciplina em sala de aula. |
title_sort |
Percepções de Professores e Alunos do Ensino Fundamental em relação às causas da indisciplina em sala de aula. |
author |
Bispo, Adriana G O |
author_facet |
Bispo, Adriana G O |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bispo, Adriana G O |
dc.subject.por.fl_str_mv |
indisciplina aprendizagem escola percepções |
topic |
indisciplina aprendizagem escola percepções |
description |
Esta dissertação surgiu de uma pesquisa qualitativa desenvolvida através de constatações observadas ao longo do trabalho com crianças e adolescentes na função de Coordenadora Pedagógica e Professora no nível do Ensino Fundamental, no sistema municipal de ensino de São Luís do Maranhão. Constatamos por parte dos professores e dos alunos da instituição escolar uma imagem negativa dos conflitos e, sobretudo, o sentimento de impotência da comunidade escolar como um todo para lidar com alunos, cuja falta de atenção e, consequentemente, sua perspectiva negativa, pode ser objeto das situações de indisciplina na escola. Como decorrência dessa imagem, percebemos que essa dificuldade no trato com a indisciplina, por vezes, inviabiliza o andamento pedagógico, em que brigas, desentendimentos, agressões físicas e desacatos, têm exigido intervenções frequentes e muitas vezes sem sucesso por parte da escola. O interesse por esse estudo baseia-se a partir da observação dos diversos casos de indisciplina dentro do âmbito escolar. A partir dessa vivência, visualizamos a oportunidade de investigar como professores e alunos do Ensino Fundamental entendem como causas da indisciplina em todas as suas formas e organizamos este estudo em três capítulos. No primeiro capítulo, tratamos sobre a introdução e enquadramento institucional. No segundo capítulo, apresentamos a descrição da Prática de Ensino Supervisionado. No terceiro capítulo, enfatizamos as concepções teóricas, acerca da indisciplina, o processo educativo e a relação familiar e a partir de então, obtivemos dados necessários para a concretização do estudo sobre a percepção de professores e alunos, acerca indisciplina no âmbito de uma escola do ensino fundamental da Rede Municipal, na escola UEB João de Sousa Guimarães. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-24T20:00:55Z 2017-07-24 2017-06-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/3792 http://hdl.handle.net/10314/3792 TID:201717115 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/3792 |
identifier_str_mv |
TID:201717115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136922985037824 |