O diretor e a gestão da indisciplina na escola - estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/10323 |
Resumo: | Este trabalho tem como finalidade perceber em que medida o diretor contribui para o combate à indisciplina, tendo em conta o caso específico da diretora de um Agrupamento de Escolas. De forma a orientar e explicitar a nossa investigação definimos cinco objetivos para o presente estudo: caracterizar o clima disciplinar da escola, conhecer a evolução da indisciplina da escola, conhecer as medidas implementadas na escola para minimizar a indisciplina, verificar a importância atribuída pelos agentes educativos aos documentos relacionados com a gestão da indisciplina (Projeto Educativo de Escola, Regulamento Interno e Projeto de Combate à Indisciplina) e conhecer o modo como a diretora se relaciona com a indisciplina. A aposta num Projeto de Combate à Indisciplina que prevê nos seus pressupostos uma atuação eficaz para controlar/diminuir a indisciplina através de várias atividades articuladas, envolvendo toda a comunidade educativa, permitiu-nos encontrar uma linha de investigação. A visibilidade desta temática nas escolas provocou-nos uma preocupação académica de compreender melhor o fenómeno da indisciplina, relacionando-o com o papel da diretora na sua gestão. Do ponto de vista metodológico, optámos por realizar este estudo segundo uma abordagem descritiva e qualitativa, elegendo o estudo de caso como a metodologia mais apropriada e a análise documental e a entrevista como técnicas de recolha de dados. Os resultados do caso estudado permitiram algumas considerações finais que, dada a natureza do estudo, não possibilitam fazer generalizações. Contudo, do cruzamento de todos os dados obtidos, destacamos o reconhecimento do papel da diretora no combate à indisciplina, a premência de uma atuação concertada de todos na sua prevenção e o reflexo positivo das estratégias definidas em documentos da escola, destacando-se o Projeto Educativo de Escola e o Projeto de Combate à Indisciplina, no clima disciplinar na escola. |
id |
RCAP_ded1a29c3fdca367faf15b90de9a445e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/10323 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O diretor e a gestão da indisciplina na escola - estudo de casoAdministração do ensinoDirectores de estabelecimentos de ensinoDisciplinaEste trabalho tem como finalidade perceber em que medida o diretor contribui para o combate à indisciplina, tendo em conta o caso específico da diretora de um Agrupamento de Escolas. De forma a orientar e explicitar a nossa investigação definimos cinco objetivos para o presente estudo: caracterizar o clima disciplinar da escola, conhecer a evolução da indisciplina da escola, conhecer as medidas implementadas na escola para minimizar a indisciplina, verificar a importância atribuída pelos agentes educativos aos documentos relacionados com a gestão da indisciplina (Projeto Educativo de Escola, Regulamento Interno e Projeto de Combate à Indisciplina) e conhecer o modo como a diretora se relaciona com a indisciplina. A aposta num Projeto de Combate à Indisciplina que prevê nos seus pressupostos uma atuação eficaz para controlar/diminuir a indisciplina através de várias atividades articuladas, envolvendo toda a comunidade educativa, permitiu-nos encontrar uma linha de investigação. A visibilidade desta temática nas escolas provocou-nos uma preocupação académica de compreender melhor o fenómeno da indisciplina, relacionando-o com o papel da diretora na sua gestão. Do ponto de vista metodológico, optámos por realizar este estudo segundo uma abordagem descritiva e qualitativa, elegendo o estudo de caso como a metodologia mais apropriada e a análise documental e a entrevista como técnicas de recolha de dados. Os resultados do caso estudado permitiram algumas considerações finais que, dada a natureza do estudo, não possibilitam fazer generalizações. Contudo, do cruzamento de todos os dados obtidos, destacamos o reconhecimento do papel da diretora no combate à indisciplina, a premência de uma atuação concertada de todos na sua prevenção e o reflexo positivo das estratégias definidas em documentos da escola, destacando-se o Projeto Educativo de Escola e o Projeto de Combate à Indisciplina, no clima disciplinar na escola.This work aims to understand to what extent the director of school contributes to the fight against indiscipline, taking into consideration the specific case of the director of a school. In order to guide and explain our research we defined five goals for this study: characterize the disciplinary climate of the school, learn about the evolution of the indiscipline of the school, know the implemented measures at school to minimize the indiscipline, verify the importance attached by the educational agents to documents related to the management of indiscipline (School Project, Internal Procedures and Project to Combat Indiscipline) and know how the director of school is related to indiscipline. A bet on a Project to Combat Indiscipline that provides in its assumptions an effective actions to control/reduce indiscipline through various articulated activities, involving the entire educational community, allowed us to find a line of research. Visibility of this issue in schools caused us an academic concern to better understand the phenomenon of indiscipline, relating it with the director of school’s role in its management. Methodologically, we have chosen to carry out this study according to a descriptive and qualitative approach, choosing the case study as the most appropriate methodology and the documental analysis and interview data collection techniques. The results of the case studied permit some final considerations that, given the nature of the study, do not allow generalizations. However, from the intersection of all the data, we highlight the recognition of the role of the director of school in the fight against indiscipline, the urgency of a concerted action of all in its prevention and the positive reflection of the strategies defined in school's documents, especially the School Project and the Project to Combat Indiscipline, in school disciplinary climate.Universidade de Aveiro2013-05-02T14:13:54Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10323porNeves, Suse Mara Duarte dasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:01Zoai:ria.ua.pt:10773/10323Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:57.535437Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O diretor e a gestão da indisciplina na escola - estudo de caso |
title |
O diretor e a gestão da indisciplina na escola - estudo de caso |
spellingShingle |
O diretor e a gestão da indisciplina na escola - estudo de caso Neves, Suse Mara Duarte das Administração do ensino Directores de estabelecimentos de ensino Disciplina |
title_short |
O diretor e a gestão da indisciplina na escola - estudo de caso |
title_full |
O diretor e a gestão da indisciplina na escola - estudo de caso |
title_fullStr |
O diretor e a gestão da indisciplina na escola - estudo de caso |
title_full_unstemmed |
O diretor e a gestão da indisciplina na escola - estudo de caso |
title_sort |
O diretor e a gestão da indisciplina na escola - estudo de caso |
author |
Neves, Suse Mara Duarte das |
author_facet |
Neves, Suse Mara Duarte das |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Suse Mara Duarte das |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração do ensino Directores de estabelecimentos de ensino Disciplina |
topic |
Administração do ensino Directores de estabelecimentos de ensino Disciplina |
description |
Este trabalho tem como finalidade perceber em que medida o diretor contribui para o combate à indisciplina, tendo em conta o caso específico da diretora de um Agrupamento de Escolas. De forma a orientar e explicitar a nossa investigação definimos cinco objetivos para o presente estudo: caracterizar o clima disciplinar da escola, conhecer a evolução da indisciplina da escola, conhecer as medidas implementadas na escola para minimizar a indisciplina, verificar a importância atribuída pelos agentes educativos aos documentos relacionados com a gestão da indisciplina (Projeto Educativo de Escola, Regulamento Interno e Projeto de Combate à Indisciplina) e conhecer o modo como a diretora se relaciona com a indisciplina. A aposta num Projeto de Combate à Indisciplina que prevê nos seus pressupostos uma atuação eficaz para controlar/diminuir a indisciplina através de várias atividades articuladas, envolvendo toda a comunidade educativa, permitiu-nos encontrar uma linha de investigação. A visibilidade desta temática nas escolas provocou-nos uma preocupação académica de compreender melhor o fenómeno da indisciplina, relacionando-o com o papel da diretora na sua gestão. Do ponto de vista metodológico, optámos por realizar este estudo segundo uma abordagem descritiva e qualitativa, elegendo o estudo de caso como a metodologia mais apropriada e a análise documental e a entrevista como técnicas de recolha de dados. Os resultados do caso estudado permitiram algumas considerações finais que, dada a natureza do estudo, não possibilitam fazer generalizações. Contudo, do cruzamento de todos os dados obtidos, destacamos o reconhecimento do papel da diretora no combate à indisciplina, a premência de uma atuação concertada de todos na sua prevenção e o reflexo positivo das estratégias definidas em documentos da escola, destacando-se o Projeto Educativo de Escola e o Projeto de Combate à Indisciplina, no clima disciplinar na escola. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-05-02T14:13:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/10323 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/10323 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137520894607360 |