Investigação Baseada em Design: Uma experiência de formação de professores em Estatística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/45645 |
Resumo: | O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa inserida em um ciclo de intervenção de uma Investigação Baseada em Design (IBD) sobre o desenvolvimento do conhecimento didático de professores de Matemática, nomeadamente no que diz respeito à Estatística. Tem por objetivo compreender de que forma a articulação de um conjunto de princípios de design no contexto de uma experiência de formação pode contribuir para promover o conhecimento didático dos participantes. A análise de dados tem por base os seguintes princípios de design: utilização de tarefas de natureza exploratória; uso de situações autênticas de sala de aula; e uso da tecnologia. Os resultados sugerem que os princípios de design assumidos na experiência de formação contribuíram para o desenvolvimento do conhecimento dos professores no que se refere às potencialidades da abordagem exploratória da Estatística, de modo a expandir o seu conhecimento sobre as tarefas que possam subsidiar este ensino. |
id |
RCAP_df74815c3c94a39aec3942dc42459a4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/45645 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Investigação Baseada em Design: Uma experiência de formação de professores em EstatísticaFormação de professoresEstatísticaConhecimento didáticoInvestigação baseada em designO presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa inserida em um ciclo de intervenção de uma Investigação Baseada em Design (IBD) sobre o desenvolvimento do conhecimento didático de professores de Matemática, nomeadamente no que diz respeito à Estatística. Tem por objetivo compreender de que forma a articulação de um conjunto de princípios de design no contexto de uma experiência de formação pode contribuir para promover o conhecimento didático dos participantes. A análise de dados tem por base os seguintes princípios de design: utilização de tarefas de natureza exploratória; uso de situações autênticas de sala de aula; e uso da tecnologia. Os resultados sugerem que os princípios de design assumidos na experiência de formação contribuíram para o desenvolvimento do conhecimento dos professores no que se refere às potencialidades da abordagem exploratória da Estatística, de modo a expandir o seu conhecimento sobre as tarefas que possam subsidiar este ensino.Pontifícia Universidade Católica de São PauloRepositório da Universidade de LisboaRodrigues, BrunaPonte, João Pedro da2021-01-04T16:35:17Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/45645porRodrigues, B., & Ponte, J. P. (2020). Investigação baseada em design: Uma experiência de formação de professores em Estatística. Educação Matemática Pesquisa, 22(3), 138-167.1983-3156info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:47:35Zoai:repositorio.ul.pt:10451/45645Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:58:01.024278Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigação Baseada em Design: Uma experiência de formação de professores em Estatística |
title |
Investigação Baseada em Design: Uma experiência de formação de professores em Estatística |
spellingShingle |
Investigação Baseada em Design: Uma experiência de formação de professores em Estatística Rodrigues, Bruna Formação de professores Estatística Conhecimento didático Investigação baseada em design |
title_short |
Investigação Baseada em Design: Uma experiência de formação de professores em Estatística |
title_full |
Investigação Baseada em Design: Uma experiência de formação de professores em Estatística |
title_fullStr |
Investigação Baseada em Design: Uma experiência de formação de professores em Estatística |
title_full_unstemmed |
Investigação Baseada em Design: Uma experiência de formação de professores em Estatística |
title_sort |
Investigação Baseada em Design: Uma experiência de formação de professores em Estatística |
author |
Rodrigues, Bruna |
author_facet |
Rodrigues, Bruna Ponte, João Pedro da |
author_role |
author |
author2 |
Ponte, João Pedro da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Bruna Ponte, João Pedro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Estatística Conhecimento didático Investigação baseada em design |
topic |
Formação de professores Estatística Conhecimento didático Investigação baseada em design |
description |
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa inserida em um ciclo de intervenção de uma Investigação Baseada em Design (IBD) sobre o desenvolvimento do conhecimento didático de professores de Matemática, nomeadamente no que diz respeito à Estatística. Tem por objetivo compreender de que forma a articulação de um conjunto de princípios de design no contexto de uma experiência de formação pode contribuir para promover o conhecimento didático dos participantes. A análise de dados tem por base os seguintes princípios de design: utilização de tarefas de natureza exploratória; uso de situações autênticas de sala de aula; e uso da tecnologia. Os resultados sugerem que os princípios de design assumidos na experiência de formação contribuíram para o desenvolvimento do conhecimento dos professores no que se refere às potencialidades da abordagem exploratória da Estatística, de modo a expandir o seu conhecimento sobre as tarefas que possam subsidiar este ensino. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2021-01-04T16:35:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/45645 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/45645 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rodrigues, B., & Ponte, J. P. (2020). Investigação baseada em design: Uma experiência de formação de professores em Estatística. Educação Matemática Pesquisa, 22(3), 138-167. 1983-3156 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134525734780928 |