O envolvimento familiar nos estabelecimentos educativos. O caso do 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/40520 |
Resumo: | presente relatório final dá nota de um projeto de investigação-ação com abordagem qualitativa, desenvolvido em contexto de estágio, numa turma do 1ºano do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no decorrer do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB, centrado na colaboração das famílias com os estabelecimentos de ensino, envolvendo alunos/as com idades compreendidas entre os 6 e os 7 anos. A questão problema, “Como envolver a família no 1º Ciclo do Ensino Básico?”, foi acompanhada dos seguintes objetivos específicos: compreender a importância da família no 1ºCEB; identificar o papel do/a professor/a na promoção do envolvimento familiar no processo educativo; compreender as barreiras existentes na relação família-instituição educativa; mobilizar estratégias que favoreçam o envolvimento das famílias no 1ºCEB; e, por fim, avaliar a perceção das crianças sobre o significado e importância do envolvimento de pais e encarregados de educação no processo de ensino e de aprendizagem. Desenvolveram-se um conjunto de estratégias com o intuito de envolver as famílias no processo de ensino-aprendizagem das crianças. Do ponto de vista metodológico mobilizou-se, como técnicas de recolha de dados, o inquérito por entrevista, nas modalidades de entrevista semiestruturada e de grupo focal, tendo-se elaborado os respetivos instrumentos – os guiões de entrevista. Para a análise de dados recorreu-se à análise de conteúdo, produzindo mapas concetuais e as respetivas matrizes de conteúdo. No decorrer deste estudo valorizou-se sempre a presença das famílias e o seu envolvimento no processo educativo dos alunos e das alunas. Em conformidade, o presente projeto de investigação conclui no sentido da importância da família para o sucesso educativo e o bem estar das crianças. A comunicação deve ser a base para o desenvolvimento de um bom relacionamento entre a família e a escola, e os profissionais educativos devem desenvolver estratégias que promovam a confiança, a motivação e a união de objetivos, com o intuito de alcançar esse desiderato. |
id |
RCAP_df8577f17d652bbc63e8d3711d2aec20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/40520 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O envolvimento familiar nos estabelecimentos educativos. O caso do 1º ciclo do ensino básicoRelação Escola-FamíliaEnsino Básico 1º CicloEnvolvimento FamiliarFamíliapresente relatório final dá nota de um projeto de investigação-ação com abordagem qualitativa, desenvolvido em contexto de estágio, numa turma do 1ºano do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no decorrer do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB, centrado na colaboração das famílias com os estabelecimentos de ensino, envolvendo alunos/as com idades compreendidas entre os 6 e os 7 anos. A questão problema, “Como envolver a família no 1º Ciclo do Ensino Básico?”, foi acompanhada dos seguintes objetivos específicos: compreender a importância da família no 1ºCEB; identificar o papel do/a professor/a na promoção do envolvimento familiar no processo educativo; compreender as barreiras existentes na relação família-instituição educativa; mobilizar estratégias que favoreçam o envolvimento das famílias no 1ºCEB; e, por fim, avaliar a perceção das crianças sobre o significado e importância do envolvimento de pais e encarregados de educação no processo de ensino e de aprendizagem. Desenvolveram-se um conjunto de estratégias com o intuito de envolver as famílias no processo de ensino-aprendizagem das crianças. Do ponto de vista metodológico mobilizou-se, como técnicas de recolha de dados, o inquérito por entrevista, nas modalidades de entrevista semiestruturada e de grupo focal, tendo-se elaborado os respetivos instrumentos – os guiões de entrevista. Para a análise de dados recorreu-se à análise de conteúdo, produzindo mapas concetuais e as respetivas matrizes de conteúdo. No decorrer deste estudo valorizou-se sempre a presença das famílias e o seu envolvimento no processo educativo dos alunos e das alunas. Em conformidade, o presente projeto de investigação conclui no sentido da importância da família para o sucesso educativo e o bem estar das crianças. A comunicação deve ser a base para o desenvolvimento de um bom relacionamento entre a família e a escola, e os profissionais educativos devem desenvolver estratégias que promovam a confiança, a motivação e a união de objetivos, com o intuito de alcançar esse desiderato.Mota, Luís Carlos Martins de Almeida, 1960-Repositório ComumAbrantes, Ana Sofia Garcia2022-05-12T09:14:47Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40520203007271porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:56Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40520Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:35.712556Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O envolvimento familiar nos estabelecimentos educativos. O caso do 1º ciclo do ensino básico |
title |
O envolvimento familiar nos estabelecimentos educativos. O caso do 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
O envolvimento familiar nos estabelecimentos educativos. O caso do 1º ciclo do ensino básico Abrantes, Ana Sofia Garcia Relação Escola-Família Ensino Básico 1º Ciclo Envolvimento Familiar Família |
title_short |
O envolvimento familiar nos estabelecimentos educativos. O caso do 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
O envolvimento familiar nos estabelecimentos educativos. O caso do 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
O envolvimento familiar nos estabelecimentos educativos. O caso do 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
O envolvimento familiar nos estabelecimentos educativos. O caso do 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
O envolvimento familiar nos estabelecimentos educativos. O caso do 1º ciclo do ensino básico |
author |
Abrantes, Ana Sofia Garcia |
author_facet |
Abrantes, Ana Sofia Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mota, Luís Carlos Martins de Almeida, 1960- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abrantes, Ana Sofia Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação Escola-Família Ensino Básico 1º Ciclo Envolvimento Familiar Família |
topic |
Relação Escola-Família Ensino Básico 1º Ciclo Envolvimento Familiar Família |
description |
presente relatório final dá nota de um projeto de investigação-ação com abordagem qualitativa, desenvolvido em contexto de estágio, numa turma do 1ºano do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no decorrer do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB, centrado na colaboração das famílias com os estabelecimentos de ensino, envolvendo alunos/as com idades compreendidas entre os 6 e os 7 anos. A questão problema, “Como envolver a família no 1º Ciclo do Ensino Básico?”, foi acompanhada dos seguintes objetivos específicos: compreender a importância da família no 1ºCEB; identificar o papel do/a professor/a na promoção do envolvimento familiar no processo educativo; compreender as barreiras existentes na relação família-instituição educativa; mobilizar estratégias que favoreçam o envolvimento das famílias no 1ºCEB; e, por fim, avaliar a perceção das crianças sobre o significado e importância do envolvimento de pais e encarregados de educação no processo de ensino e de aprendizagem. Desenvolveram-se um conjunto de estratégias com o intuito de envolver as famílias no processo de ensino-aprendizagem das crianças. Do ponto de vista metodológico mobilizou-se, como técnicas de recolha de dados, o inquérito por entrevista, nas modalidades de entrevista semiestruturada e de grupo focal, tendo-se elaborado os respetivos instrumentos – os guiões de entrevista. Para a análise de dados recorreu-se à análise de conteúdo, produzindo mapas concetuais e as respetivas matrizes de conteúdo. No decorrer deste estudo valorizou-se sempre a presença das famílias e o seu envolvimento no processo educativo dos alunos e das alunas. Em conformidade, o presente projeto de investigação conclui no sentido da importância da família para o sucesso educativo e o bem estar das crianças. A comunicação deve ser a base para o desenvolvimento de um bom relacionamento entre a família e a escola, e os profissionais educativos devem desenvolver estratégias que promovam a confiança, a motivação e a união de objetivos, com o intuito de alcançar esse desiderato. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-12T09:14:47Z 2022-01-01T00:00:00Z 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/40520 203007271 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/40520 |
identifier_str_mv |
203007271 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130037828452352 |