Recursos educativos digitais: visões e perceções nas ciências naturais do 2.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Adília Morais Bento da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3955
Resumo: A investigação aqui apresentada consiste num estudo de caso com o intuito de verificar o que condiciona o uso dos recursos educativos digitais pelos professores de Ciências Naturais nos agrupamentos de escolas da cidade de Santarém, com o objetivo de compreender melhor o nível de competência digital dos professores, perceber que tipo de Recursos Educativos Digitais (RED) são usados pelos professores, se a curadoria do conteúdo digital é feita de forma responsável, se a aula está centrada no professor ou no aluno, se os RED são usados para inovar a prática pedagógica de forma colaborativa e perceber o que pensam os alunos sobre o uso dos RED na prática pedagógica. Os resultados obtidos mostraram que os professores utilizam Recursos Educativos Digitais, mas maioritariamente como material de apoio não como um recurso interativo. Quando são usados recursos educativos digitais, estes não alteram significativamente a estratégia pedagógica dos professores. Os dados revelam que é escasso o conhecimento dos professores sobre recursos educativos existentes e disponíveis e que são ainda significativas as necessidades de formação neste domínio. O estudo permitiu ainda identificar fatores que os professores levam em consideração durante os processos de utilização dos seus recursos e apresenta algumas evidências acerca das dificuldades sentidas pelos professores enquanto utilizadores de RED, nomeadamente as dificuldades organizacionais, pedagógicas relacionadas com a falta de formação específica e algumas dificuldades técnicas.
id RCAP_df8bd84ce78090f7403296452e3958b8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3955
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Recursos educativos digitais: visões e perceções nas ciências naturais do 2.º CEBTICrecursos educativos digitaisliteracia digitalICTdigital educational resourcesdigital literacyA investigação aqui apresentada consiste num estudo de caso com o intuito de verificar o que condiciona o uso dos recursos educativos digitais pelos professores de Ciências Naturais nos agrupamentos de escolas da cidade de Santarém, com o objetivo de compreender melhor o nível de competência digital dos professores, perceber que tipo de Recursos Educativos Digitais (RED) são usados pelos professores, se a curadoria do conteúdo digital é feita de forma responsável, se a aula está centrada no professor ou no aluno, se os RED são usados para inovar a prática pedagógica de forma colaborativa e perceber o que pensam os alunos sobre o uso dos RED na prática pedagógica. Os resultados obtidos mostraram que os professores utilizam Recursos Educativos Digitais, mas maioritariamente como material de apoio não como um recurso interativo. Quando são usados recursos educativos digitais, estes não alteram significativamente a estratégia pedagógica dos professores. Os dados revelam que é escasso o conhecimento dos professores sobre recursos educativos existentes e disponíveis e que são ainda significativas as necessidades de formação neste domínio. O estudo permitiu ainda identificar fatores que os professores levam em consideração durante os processos de utilização dos seus recursos e apresenta algumas evidências acerca das dificuldades sentidas pelos professores enquanto utilizadores de RED, nomeadamente as dificuldades organizacionais, pedagógicas relacionadas com a falta de formação específica e algumas dificuldades técnicas.The research presented here consists of a case study with the purpose of verifying what conditions the use of Digital Educational Resources (DER) by Natural Sciences teachers in school clusters in the city of Santarém, in order to better understand the level of digital competence of teachers, understand what kind of DER are used by teachers, if the curation of digital content is done responsibly, if the lesson is teacher or student centered, if the DER are used to innovate pedagogical practice in a collaborative way and understand what the students of these teachers think about the use of DER in pedagogical practice. The results showed that teachers use Digital Educational Resources, but mostly as support material, not as an interactive resource. When digital educational resources are used, they do not significantly change the teachers' pedagogical strategy. The data show that teachers' knowledge about existing and available learning resources is scarce, and that there are still significant training needs in this area. The study also allowed us to identify factors that teachers take into consideration during the processes of using their resources and presents some evidence about the difficulties experienced by teachers as users of DER, namely organizational difficulties, pedagogical difficulties related to the lack of specific training and some technical difficulties.Loureiro, AnaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémSilva, Maria Adília Morais Bento da2022-04-29T22:07:04Z2022-04-082022-04-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3955TID:203000285por203000285info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:36:31Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3955Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:38.716494Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Recursos educativos digitais: visões e perceções nas ciências naturais do 2.º CEB
title Recursos educativos digitais: visões e perceções nas ciências naturais do 2.º CEB
spellingShingle Recursos educativos digitais: visões e perceções nas ciências naturais do 2.º CEB
Silva, Maria Adília Morais Bento da
TIC
recursos educativos digitais
literacia digital
ICT
digital educational resources
digital literacy
title_short Recursos educativos digitais: visões e perceções nas ciências naturais do 2.º CEB
title_full Recursos educativos digitais: visões e perceções nas ciências naturais do 2.º CEB
title_fullStr Recursos educativos digitais: visões e perceções nas ciências naturais do 2.º CEB
title_full_unstemmed Recursos educativos digitais: visões e perceções nas ciências naturais do 2.º CEB
title_sort Recursos educativos digitais: visões e perceções nas ciências naturais do 2.º CEB
author Silva, Maria Adília Morais Bento da
author_facet Silva, Maria Adília Morais Bento da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Loureiro, Ana
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Adília Morais Bento da
dc.subject.por.fl_str_mv TIC
recursos educativos digitais
literacia digital
ICT
digital educational resources
digital literacy
topic TIC
recursos educativos digitais
literacia digital
ICT
digital educational resources
digital literacy
description A investigação aqui apresentada consiste num estudo de caso com o intuito de verificar o que condiciona o uso dos recursos educativos digitais pelos professores de Ciências Naturais nos agrupamentos de escolas da cidade de Santarém, com o objetivo de compreender melhor o nível de competência digital dos professores, perceber que tipo de Recursos Educativos Digitais (RED) são usados pelos professores, se a curadoria do conteúdo digital é feita de forma responsável, se a aula está centrada no professor ou no aluno, se os RED são usados para inovar a prática pedagógica de forma colaborativa e perceber o que pensam os alunos sobre o uso dos RED na prática pedagógica. Os resultados obtidos mostraram que os professores utilizam Recursos Educativos Digitais, mas maioritariamente como material de apoio não como um recurso interativo. Quando são usados recursos educativos digitais, estes não alteram significativamente a estratégia pedagógica dos professores. Os dados revelam que é escasso o conhecimento dos professores sobre recursos educativos existentes e disponíveis e que são ainda significativas as necessidades de formação neste domínio. O estudo permitiu ainda identificar fatores que os professores levam em consideração durante os processos de utilização dos seus recursos e apresenta algumas evidências acerca das dificuldades sentidas pelos professores enquanto utilizadores de RED, nomeadamente as dificuldades organizacionais, pedagógicas relacionadas com a falta de formação específica e algumas dificuldades técnicas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-29T22:07:04Z
2022-04-08
2022-04-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3955
TID:203000285
url http://hdl.handle.net/10400.15/3955
identifier_str_mv TID:203000285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203000285
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137045673672704