Proposta de Melhoria de um Processo numa Empresa de Distribuição de Energia Elétrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Vicente Maria Vassalo Severim de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/29366
Resumo: Com o desenvolvimento das economias de escala no final do seculo XX, com a revolução tecnológica ocorrida no virar do século e com a crescente globalização, o mercado tem sofrido constantes alterações. Cada vez mais, existe pressão e competitividade entre as organizações que conduz à necessidade, crescente, de adotar politicas sustentadas e diversificadas de forma a atingir a satisfação do cliente. Os estudos realizados em empresas nas últimas décadas concluem que, negócios mais estruturados trazem mais benefícios. Assim e por forma a serem mais produtivas e eficientes, as organizações, têm investido na implementação de modelos de melhoria contínua nos processos. Tal como outras organizações, também a EDP Distribuição procura a implementação de melhoria continua nos seus processos de negócio. A implementação da filosofia Lean na empresa atingiu um nível de maturidade significativo. No âmbito da melhoria contínua dos processos internos, o presente estudo visou o aumento de eficiência do processo “Planear Ativos SmartGrid, em Campanha”, que está relacionado com a exploração da rede elétrica em Portugal. Para o efeito e para potenciar os resultados, foi desenvolvido, neste estudo, um modelo de aplicação conjunta de metodologias e ferramentas analíticas várias (SIPOC, Brainstorming, 5W 2H, VSM e Relatório A3). Por estas se complementarem na melhoria continua, permitiram implementar algumas melhorias, entre elas, a redução do lead time do processo em trinta dias, o que permitiu uma redução dos custos associados a este processo. Algumas das propostas da melhoria já foram implementadas, outras estão em fase de implementação. Foram desenvolvidas também propostas de longo prazo.
id RCAP_dfa345e62318f4bee9e060ec7deb98b8
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/29366
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Proposta de Melhoria de um Processo numa Empresa de Distribuição de Energia ElétricaFilosofia LeanMelhoria ContínuaSIPOC5W 2HVSMRelatório A3Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaCom o desenvolvimento das economias de escala no final do seculo XX, com a revolução tecnológica ocorrida no virar do século e com a crescente globalização, o mercado tem sofrido constantes alterações. Cada vez mais, existe pressão e competitividade entre as organizações que conduz à necessidade, crescente, de adotar politicas sustentadas e diversificadas de forma a atingir a satisfação do cliente. Os estudos realizados em empresas nas últimas décadas concluem que, negócios mais estruturados trazem mais benefícios. Assim e por forma a serem mais produtivas e eficientes, as organizações, têm investido na implementação de modelos de melhoria contínua nos processos. Tal como outras organizações, também a EDP Distribuição procura a implementação de melhoria continua nos seus processos de negócio. A implementação da filosofia Lean na empresa atingiu um nível de maturidade significativo. No âmbito da melhoria contínua dos processos internos, o presente estudo visou o aumento de eficiência do processo “Planear Ativos SmartGrid, em Campanha”, que está relacionado com a exploração da rede elétrica em Portugal. Para o efeito e para potenciar os resultados, foi desenvolvido, neste estudo, um modelo de aplicação conjunta de metodologias e ferramentas analíticas várias (SIPOC, Brainstorming, 5W 2H, VSM e Relatório A3). Por estas se complementarem na melhoria continua, permitiram implementar algumas melhorias, entre elas, a redução do lead time do processo em trinta dias, o que permitiu uma redução dos custos associados a este processo. Algumas das propostas da melhoria já foram implementadas, outras estão em fase de implementação. Foram desenvolvidas também propostas de longo prazo.Navas, HelenaRUNMelo, Vicente Maria Vassalo Severim de2018-01-29T12:07:31Z2017-1220172017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/29366porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:16:08Zoai:run.unl.pt:10362/29366Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:29:16.188898Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de Melhoria de um Processo numa Empresa de Distribuição de Energia Elétrica
title Proposta de Melhoria de um Processo numa Empresa de Distribuição de Energia Elétrica
spellingShingle Proposta de Melhoria de um Processo numa Empresa de Distribuição de Energia Elétrica
Melo, Vicente Maria Vassalo Severim de
Filosofia Lean
Melhoria Contínua
SIPOC
5W 2H
VSM
Relatório A3
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
title_short Proposta de Melhoria de um Processo numa Empresa de Distribuição de Energia Elétrica
title_full Proposta de Melhoria de um Processo numa Empresa de Distribuição de Energia Elétrica
title_fullStr Proposta de Melhoria de um Processo numa Empresa de Distribuição de Energia Elétrica
title_full_unstemmed Proposta de Melhoria de um Processo numa Empresa de Distribuição de Energia Elétrica
title_sort Proposta de Melhoria de um Processo numa Empresa de Distribuição de Energia Elétrica
author Melo, Vicente Maria Vassalo Severim de
author_facet Melo, Vicente Maria Vassalo Severim de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Navas, Helena
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Vicente Maria Vassalo Severim de
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia Lean
Melhoria Contínua
SIPOC
5W 2H
VSM
Relatório A3
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
topic Filosofia Lean
Melhoria Contínua
SIPOC
5W 2H
VSM
Relatório A3
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
description Com o desenvolvimento das economias de escala no final do seculo XX, com a revolução tecnológica ocorrida no virar do século e com a crescente globalização, o mercado tem sofrido constantes alterações. Cada vez mais, existe pressão e competitividade entre as organizações que conduz à necessidade, crescente, de adotar politicas sustentadas e diversificadas de forma a atingir a satisfação do cliente. Os estudos realizados em empresas nas últimas décadas concluem que, negócios mais estruturados trazem mais benefícios. Assim e por forma a serem mais produtivas e eficientes, as organizações, têm investido na implementação de modelos de melhoria contínua nos processos. Tal como outras organizações, também a EDP Distribuição procura a implementação de melhoria continua nos seus processos de negócio. A implementação da filosofia Lean na empresa atingiu um nível de maturidade significativo. No âmbito da melhoria contínua dos processos internos, o presente estudo visou o aumento de eficiência do processo “Planear Ativos SmartGrid, em Campanha”, que está relacionado com a exploração da rede elétrica em Portugal. Para o efeito e para potenciar os resultados, foi desenvolvido, neste estudo, um modelo de aplicação conjunta de metodologias e ferramentas analíticas várias (SIPOC, Brainstorming, 5W 2H, VSM e Relatório A3). Por estas se complementarem na melhoria continua, permitiram implementar algumas melhorias, entre elas, a redução do lead time do processo em trinta dias, o que permitiu uma redução dos custos associados a este processo. Algumas das propostas da melhoria já foram implementadas, outras estão em fase de implementação. Foram desenvolvidas também propostas de longo prazo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12
2017
2017-12-01T00:00:00Z
2018-01-29T12:07:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/29366
url http://hdl.handle.net/10362/29366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137918097293312