A educação plurilingue numa sala de estudos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrilho, Maria Rita Fernandes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/18385
Resumo: O presente estudo, elaborado a partir de um projeto de intervenção realizado numa Sala de Estudo, teve como objetivo compreender a importância das Salas de Estudo no desenvolvimento plurilingue e na sensibilização à diversidade línguistíca dos seus alunos do 2.º Ciclo. Para tal, teve-se como ponto de partida o facto que a diversidade linguística e cultural, cada vez mais presente, na sociedade, motiva os alunos para desenvolverem a sua competência plurilingue. No entanto, pouco tem sido feito nas escolas para o desenvolvimento desta competência. Posto isto torna-se fulcral ir em busca de outros contextos onde haja liberdade e tempo para que as crianças desenvolvam o seu plurilinguismo. É nesta lógica que surgem, no presente estudo, as Salas de Estudo, potenciadoras das atitudes e valores das crianças, nomeadamente no que concerne à diversidade linguística e cultural. Posto isto, a presente investigação é do tipo investigação ação e nela foram utilizados, como instrumentos de recolha, notas de campo, fotografias, o inquérito por questionário e fichas realizadas com os alunos. No presente estudo verifica-se que as salas de estudo são locais onde se pode e deve ser trabalhada a educação plurilingue e a sensibilização à diversidade linguística
id RCAP_dfc3e5605582ce29b124a6e62184d774
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/18385
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A educação plurilingue numa sala de estudosMultilinguismoDidática das línguasDiversidade linguísticaCentros de estudoEducação não-formalLínguas românicasO presente estudo, elaborado a partir de um projeto de intervenção realizado numa Sala de Estudo, teve como objetivo compreender a importância das Salas de Estudo no desenvolvimento plurilingue e na sensibilização à diversidade línguistíca dos seus alunos do 2.º Ciclo. Para tal, teve-se como ponto de partida o facto que a diversidade linguística e cultural, cada vez mais presente, na sociedade, motiva os alunos para desenvolverem a sua competência plurilingue. No entanto, pouco tem sido feito nas escolas para o desenvolvimento desta competência. Posto isto torna-se fulcral ir em busca de outros contextos onde haja liberdade e tempo para que as crianças desenvolvam o seu plurilinguismo. É nesta lógica que surgem, no presente estudo, as Salas de Estudo, potenciadoras das atitudes e valores das crianças, nomeadamente no que concerne à diversidade linguística e cultural. Posto isto, a presente investigação é do tipo investigação ação e nela foram utilizados, como instrumentos de recolha, notas de campo, fotografias, o inquérito por questionário e fichas realizadas com os alunos. No presente estudo verifica-se que as salas de estudo são locais onde se pode e deve ser trabalhada a educação plurilingue e a sensibilização à diversidade linguísticaThe present report was elaborated by an intervention project that was made in a Study Room, and it was aimed to understand the study room’s importance in the students’ Plurilingual development and at his student’s language awareness. For such, it was had as starting point the fact that the language and cultural diversity, constantly increasing in our society, motivates the students to develop their plurilingual competence. However, not much has been done at the schools for this competence development. Whereupon it is crucial to go search for other contexts where there is freedom and time for children to develop their plurilingualism. It is in this logical that arise, in the present study, the study rooms, that potentiate the attitudes and values of children, especially in what concerns to language awareness. Therefore, the present investigation is of action research type and it was used collection instrumentsm, notebooks, photgraphs, the quationaire survey and recors made by the students. In the present study it is verified that the study rooms are places where should be worked the plurilingual education and the language awareness.Universidade de Aveiro2017-09-26T15:15:42Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18385TID:201585383porCarrilho, Maria Rita Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:34:53Zoai:ria.ua.pt:10773/18385Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:07.357577Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação plurilingue numa sala de estudos
title A educação plurilingue numa sala de estudos
spellingShingle A educação plurilingue numa sala de estudos
Carrilho, Maria Rita Fernandes
Multilinguismo
Didática das línguas
Diversidade linguística
Centros de estudo
Educação não-formal
Línguas românicas
title_short A educação plurilingue numa sala de estudos
title_full A educação plurilingue numa sala de estudos
title_fullStr A educação plurilingue numa sala de estudos
title_full_unstemmed A educação plurilingue numa sala de estudos
title_sort A educação plurilingue numa sala de estudos
author Carrilho, Maria Rita Fernandes
author_facet Carrilho, Maria Rita Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrilho, Maria Rita Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Multilinguismo
Didática das línguas
Diversidade linguística
Centros de estudo
Educação não-formal
Línguas românicas
topic Multilinguismo
Didática das línguas
Diversidade linguística
Centros de estudo
Educação não-formal
Línguas românicas
description O presente estudo, elaborado a partir de um projeto de intervenção realizado numa Sala de Estudo, teve como objetivo compreender a importância das Salas de Estudo no desenvolvimento plurilingue e na sensibilização à diversidade línguistíca dos seus alunos do 2.º Ciclo. Para tal, teve-se como ponto de partida o facto que a diversidade linguística e cultural, cada vez mais presente, na sociedade, motiva os alunos para desenvolverem a sua competência plurilingue. No entanto, pouco tem sido feito nas escolas para o desenvolvimento desta competência. Posto isto torna-se fulcral ir em busca de outros contextos onde haja liberdade e tempo para que as crianças desenvolvam o seu plurilinguismo. É nesta lógica que surgem, no presente estudo, as Salas de Estudo, potenciadoras das atitudes e valores das crianças, nomeadamente no que concerne à diversidade linguística e cultural. Posto isto, a presente investigação é do tipo investigação ação e nela foram utilizados, como instrumentos de recolha, notas de campo, fotografias, o inquérito por questionário e fichas realizadas com os alunos. No presente estudo verifica-se que as salas de estudo são locais onde se pode e deve ser trabalhada a educação plurilingue e a sensibilização à diversidade linguística
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-09-26T15:15:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/18385
TID:201585383
url http://hdl.handle.net/10773/18385
identifier_str_mv TID:201585383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137582307606528