A educação plurilingue numa sala de estudos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/18385 |
Resumo: | O presente estudo, elaborado a partir de um projeto de intervenção realizado numa Sala de Estudo, teve como objetivo compreender a importância das Salas de Estudo no desenvolvimento plurilingue e na sensibilização à diversidade línguistíca dos seus alunos do 2.º Ciclo. Para tal, teve-se como ponto de partida o facto que a diversidade linguística e cultural, cada vez mais presente, na sociedade, motiva os alunos para desenvolverem a sua competência plurilingue. No entanto, pouco tem sido feito nas escolas para o desenvolvimento desta competência. Posto isto torna-se fulcral ir em busca de outros contextos onde haja liberdade e tempo para que as crianças desenvolvam o seu plurilinguismo. É nesta lógica que surgem, no presente estudo, as Salas de Estudo, potenciadoras das atitudes e valores das crianças, nomeadamente no que concerne à diversidade linguística e cultural. Posto isto, a presente investigação é do tipo investigação ação e nela foram utilizados, como instrumentos de recolha, notas de campo, fotografias, o inquérito por questionário e fichas realizadas com os alunos. No presente estudo verifica-se que as salas de estudo são locais onde se pode e deve ser trabalhada a educação plurilingue e a sensibilização à diversidade linguística |
id |
RCAP_dfc3e5605582ce29b124a6e62184d774 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/18385 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A educação plurilingue numa sala de estudosMultilinguismoDidática das línguasDiversidade linguísticaCentros de estudoEducação não-formalLínguas românicasO presente estudo, elaborado a partir de um projeto de intervenção realizado numa Sala de Estudo, teve como objetivo compreender a importância das Salas de Estudo no desenvolvimento plurilingue e na sensibilização à diversidade línguistíca dos seus alunos do 2.º Ciclo. Para tal, teve-se como ponto de partida o facto que a diversidade linguística e cultural, cada vez mais presente, na sociedade, motiva os alunos para desenvolverem a sua competência plurilingue. No entanto, pouco tem sido feito nas escolas para o desenvolvimento desta competência. Posto isto torna-se fulcral ir em busca de outros contextos onde haja liberdade e tempo para que as crianças desenvolvam o seu plurilinguismo. É nesta lógica que surgem, no presente estudo, as Salas de Estudo, potenciadoras das atitudes e valores das crianças, nomeadamente no que concerne à diversidade linguística e cultural. Posto isto, a presente investigação é do tipo investigação ação e nela foram utilizados, como instrumentos de recolha, notas de campo, fotografias, o inquérito por questionário e fichas realizadas com os alunos. No presente estudo verifica-se que as salas de estudo são locais onde se pode e deve ser trabalhada a educação plurilingue e a sensibilização à diversidade linguísticaThe present report was elaborated by an intervention project that was made in a Study Room, and it was aimed to understand the study room’s importance in the students’ Plurilingual development and at his student’s language awareness. For such, it was had as starting point the fact that the language and cultural diversity, constantly increasing in our society, motivates the students to develop their plurilingual competence. However, not much has been done at the schools for this competence development. Whereupon it is crucial to go search for other contexts where there is freedom and time for children to develop their plurilingualism. It is in this logical that arise, in the present study, the study rooms, that potentiate the attitudes and values of children, especially in what concerns to language awareness. Therefore, the present investigation is of action research type and it was used collection instrumentsm, notebooks, photgraphs, the quationaire survey and recors made by the students. In the present study it is verified that the study rooms are places where should be worked the plurilingual education and the language awareness.Universidade de Aveiro2017-09-26T15:15:42Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18385TID:201585383porCarrilho, Maria Rita Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:34:53Zoai:ria.ua.pt:10773/18385Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:07.357577Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação plurilingue numa sala de estudos |
title |
A educação plurilingue numa sala de estudos |
spellingShingle |
A educação plurilingue numa sala de estudos Carrilho, Maria Rita Fernandes Multilinguismo Didática das línguas Diversidade linguística Centros de estudo Educação não-formal Línguas românicas |
title_short |
A educação plurilingue numa sala de estudos |
title_full |
A educação plurilingue numa sala de estudos |
title_fullStr |
A educação plurilingue numa sala de estudos |
title_full_unstemmed |
A educação plurilingue numa sala de estudos |
title_sort |
A educação plurilingue numa sala de estudos |
author |
Carrilho, Maria Rita Fernandes |
author_facet |
Carrilho, Maria Rita Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carrilho, Maria Rita Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multilinguismo Didática das línguas Diversidade linguística Centros de estudo Educação não-formal Línguas românicas |
topic |
Multilinguismo Didática das línguas Diversidade linguística Centros de estudo Educação não-formal Línguas românicas |
description |
O presente estudo, elaborado a partir de um projeto de intervenção realizado numa Sala de Estudo, teve como objetivo compreender a importância das Salas de Estudo no desenvolvimento plurilingue e na sensibilização à diversidade línguistíca dos seus alunos do 2.º Ciclo. Para tal, teve-se como ponto de partida o facto que a diversidade linguística e cultural, cada vez mais presente, na sociedade, motiva os alunos para desenvolverem a sua competência plurilingue. No entanto, pouco tem sido feito nas escolas para o desenvolvimento desta competência. Posto isto torna-se fulcral ir em busca de outros contextos onde haja liberdade e tempo para que as crianças desenvolvam o seu plurilinguismo. É nesta lógica que surgem, no presente estudo, as Salas de Estudo, potenciadoras das atitudes e valores das crianças, nomeadamente no que concerne à diversidade linguística e cultural. Posto isto, a presente investigação é do tipo investigação ação e nela foram utilizados, como instrumentos de recolha, notas de campo, fotografias, o inquérito por questionário e fichas realizadas com os alunos. No presente estudo verifica-se que as salas de estudo são locais onde se pode e deve ser trabalhada a educação plurilingue e a sensibilização à diversidade linguística |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2017-09-26T15:15:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/18385 TID:201585383 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/18385 |
identifier_str_mv |
TID:201585383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137582307606528 |