“O que descobriram?” Tarefas e discussões coletivas usando diferentes representações durante e após estudos de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/61627 |
Resumo: | Com base num estudo de caso, procuramos compreender em que medida a participação de uma professora em estudos de aula tem reflexos na sua prática letiva. A recolha de dados incluiu observação participante (com realização de diário de bordo e gravações áudio/vídeo), recolha documental (tarefas e planos de aula) e entrevista. Os resultados indicam que participar em estudos de aula, planeando discussões coletivas a partir das respostas dos alunos, contribuiu para mudanças na prática da professora. Ela propôs uma tarefa que permitiu aos alunos estabelecerem conexões entre representações, e, na discussão coletiva, incentivou a participação de vários alunos e desafiou-os a ir além da tarefa, o que não fez nos estudos de aula. |
id |
RCAP_dfccf7bb199947c9ba393e456bef9e8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/61627 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
“O que descobriram?” Tarefas e discussões coletivas usando diferentes representações durante e após estudos de aulaEstudo de aulaFormação de professoresDiscussãoMatemáticaCom base num estudo de caso, procuramos compreender em que medida a participação de uma professora em estudos de aula tem reflexos na sua prática letiva. A recolha de dados incluiu observação participante (com realização de diário de bordo e gravações áudio/vídeo), recolha documental (tarefas e planos de aula) e entrevista. Os resultados indicam que participar em estudos de aula, planeando discussões coletivas a partir das respostas dos alunos, contribuiu para mudanças na prática da professora. Ela propôs uma tarefa que permitiu aos alunos estabelecerem conexões entre representações, e, na discussão coletiva, incentivou a participação de vários alunos e desafiou-os a ir além da tarefa, o que não fez nos estudos de aula.Repositório da Universidade de LisboaGomes, PaulaQuaresma, MarisaPonte, João Pedro da2024-01-08T15:50:00Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/61627porGomes, P., Quaresma, M., Ponte, J. P. (2023). “O que descobriram?” Tarefas e discussões coletivas usando diferentes representações durante e após estudos de aula. PNA, 18(1), 77-103. https://doi.org/10.30827/pna.v18i1.27033https://doi.org/10.30827/pna.v18i1.270331887-3987info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-15T01:18:16Zoai:repositorio.ul.pt:10451/61627Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:29.853369Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
“O que descobriram?” Tarefas e discussões coletivas usando diferentes representações durante e após estudos de aula |
title |
“O que descobriram?” Tarefas e discussões coletivas usando diferentes representações durante e após estudos de aula |
spellingShingle |
“O que descobriram?” Tarefas e discussões coletivas usando diferentes representações durante e após estudos de aula Gomes, Paula Estudo de aula Formação de professores Discussão Matemática |
title_short |
“O que descobriram?” Tarefas e discussões coletivas usando diferentes representações durante e após estudos de aula |
title_full |
“O que descobriram?” Tarefas e discussões coletivas usando diferentes representações durante e após estudos de aula |
title_fullStr |
“O que descobriram?” Tarefas e discussões coletivas usando diferentes representações durante e após estudos de aula |
title_full_unstemmed |
“O que descobriram?” Tarefas e discussões coletivas usando diferentes representações durante e após estudos de aula |
title_sort |
“O que descobriram?” Tarefas e discussões coletivas usando diferentes representações durante e após estudos de aula |
author |
Gomes, Paula |
author_facet |
Gomes, Paula Quaresma, Marisa Ponte, João Pedro da |
author_role |
author |
author2 |
Quaresma, Marisa Ponte, João Pedro da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Paula Quaresma, Marisa Ponte, João Pedro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo de aula Formação de professores Discussão Matemática |
topic |
Estudo de aula Formação de professores Discussão Matemática |
description |
Com base num estudo de caso, procuramos compreender em que medida a participação de uma professora em estudos de aula tem reflexos na sua prática letiva. A recolha de dados incluiu observação participante (com realização de diário de bordo e gravações áudio/vídeo), recolha documental (tarefas e planos de aula) e entrevista. Os resultados indicam que participar em estudos de aula, planeando discussões coletivas a partir das respostas dos alunos, contribuiu para mudanças na prática da professora. Ela propôs uma tarefa que permitiu aos alunos estabelecerem conexões entre representações, e, na discussão coletiva, incentivou a participação de vários alunos e desafiou-os a ir além da tarefa, o que não fez nos estudos de aula. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-01-01T00:00:00Z 2024-01-08T15:50:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/61627 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/61627 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Gomes, P., Quaresma, M., Ponte, J. P. (2023). “O que descobriram?” Tarefas e discussões coletivas usando diferentes representações durante e após estudos de aula. PNA, 18(1), 77-103. https://doi.org/10.30827/pna.v18i1.27033 https://doi.org/10.30827/pna.v18i1.27033 1887-3987 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136940828655616 |