“O que descobriram?” Tarefas e discussões coletivas usando diferentes representações durante e após estudos de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Paula
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Quaresma, Marisa, Ponte, João Pedro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/61627
Resumo: Com base num estudo de caso, procuramos compreender em que medida a participação de uma professora em estudos de aula tem reflexos na sua prática letiva. A recolha de dados incluiu observação participante (com realização de diário de bordo e gravações áudio/vídeo), recolha documental (tarefas e planos de aula) e entrevista. Os resultados indicam que participar em estudos de aula, planeando discussões coletivas a partir das respostas dos alunos, contribuiu para mudanças na prática da professora. Ela propôs uma tarefa que permitiu aos alunos estabelecerem conexões entre representações, e, na discussão coletiva, incentivou a participação de vários alunos e desafiou-os a ir além da tarefa, o que não fez nos estudos de aula.
id RCAP_dfccf7bb199947c9ba393e456bef9e8d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/61627
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “O que descobriram?” Tarefas e discussões coletivas usando diferentes representações durante e após estudos de aulaEstudo de aulaFormação de professoresDiscussãoMatemáticaCom base num estudo de caso, procuramos compreender em que medida a participação de uma professora em estudos de aula tem reflexos na sua prática letiva. A recolha de dados incluiu observação participante (com realização de diário de bordo e gravações áudio/vídeo), recolha documental (tarefas e planos de aula) e entrevista. Os resultados indicam que participar em estudos de aula, planeando discussões coletivas a partir das respostas dos alunos, contribuiu para mudanças na prática da professora. Ela propôs uma tarefa que permitiu aos alunos estabelecerem conexões entre representações, e, na discussão coletiva, incentivou a participação de vários alunos e desafiou-os a ir além da tarefa, o que não fez nos estudos de aula.Repositório da Universidade de LisboaGomes, PaulaQuaresma, MarisaPonte, João Pedro da2024-01-08T15:50:00Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/61627porGomes, P., Quaresma, M., Ponte, J. P. (2023). “O que descobriram?” Tarefas e discussões coletivas usando diferentes representações durante e após estudos de aula. PNA, 18(1), 77-103. https://doi.org/10.30827/pna.v18i1.27033https://doi.org/10.30827/pna.v18i1.270331887-3987info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-15T01:18:16Zoai:repositorio.ul.pt:10451/61627Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:29.853369Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “O que descobriram?” Tarefas e discussões coletivas usando diferentes representações durante e após estudos de aula
title “O que descobriram?” Tarefas e discussões coletivas usando diferentes representações durante e após estudos de aula
spellingShingle “O que descobriram?” Tarefas e discussões coletivas usando diferentes representações durante e após estudos de aula
Gomes, Paula
Estudo de aula
Formação de professores
Discussão
Matemática
title_short “O que descobriram?” Tarefas e discussões coletivas usando diferentes representações durante e após estudos de aula
title_full “O que descobriram?” Tarefas e discussões coletivas usando diferentes representações durante e após estudos de aula
title_fullStr “O que descobriram?” Tarefas e discussões coletivas usando diferentes representações durante e após estudos de aula
title_full_unstemmed “O que descobriram?” Tarefas e discussões coletivas usando diferentes representações durante e após estudos de aula
title_sort “O que descobriram?” Tarefas e discussões coletivas usando diferentes representações durante e após estudos de aula
author Gomes, Paula
author_facet Gomes, Paula
Quaresma, Marisa
Ponte, João Pedro da
author_role author
author2 Quaresma, Marisa
Ponte, João Pedro da
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Paula
Quaresma, Marisa
Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo de aula
Formação de professores
Discussão
Matemática
topic Estudo de aula
Formação de professores
Discussão
Matemática
description Com base num estudo de caso, procuramos compreender em que medida a participação de uma professora em estudos de aula tem reflexos na sua prática letiva. A recolha de dados incluiu observação participante (com realização de diário de bordo e gravações áudio/vídeo), recolha documental (tarefas e planos de aula) e entrevista. Os resultados indicam que participar em estudos de aula, planeando discussões coletivas a partir das respostas dos alunos, contribuiu para mudanças na prática da professora. Ela propôs uma tarefa que permitiu aos alunos estabelecerem conexões entre representações, e, na discussão coletiva, incentivou a participação de vários alunos e desafiou-os a ir além da tarefa, o que não fez nos estudos de aula.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-01-08T15:50:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/61627
url http://hdl.handle.net/10451/61627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gomes, P., Quaresma, M., Ponte, J. P. (2023). “O que descobriram?” Tarefas e discussões coletivas usando diferentes representações durante e após estudos de aula. PNA, 18(1), 77-103. https://doi.org/10.30827/pna.v18i1.27033
https://doi.org/10.30827/pna.v18i1.27033
1887-3987
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136940828655616