A monitorização dos hábitos de estudo do violino, para auxílio da autorregulação do aluno na iniciação e no ensino básico - um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gandra, Graça Maria Campos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10609
Resumo: O presente trabalho está dividido em três capítulos: I Guião de Observação da Prática Musical; II Prática de Ensino Supervisionada e III Projeto de Intervenção “A monitorização dos hábitos de estudo do violino, para auxílio da autorregulação do aluno na Iniciação e no Ensino Básico – um estudo de caso”. O último capítulo aborda o conceito de autorregulação, sendo que são apresentadas algumas ferramentas e estratégias para o estudo individual do violino. São também apresentados, os resultados da análise de um estudo de caso, onde se monitorizou a evolução e a prática de estudo de duas alunas, aplicando as estratégias selecionadas.
id RCAP_e00115618aeb9c910f4f381b5b34ecb2
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10609
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A monitorização dos hábitos de estudo do violino, para auxílio da autorregulação do aluno na iniciação e no ensino básico - um estudo de casoAutorregulaçãoAutoeficáciaEnsino de músicaViolinoHábitos de estudoEstudo de casoSelf-regulationSelf-efficacyTeaching musicViolinPractice habitsCase studyO presente trabalho está dividido em três capítulos: I Guião de Observação da Prática Musical; II Prática de Ensino Supervisionada e III Projeto de Intervenção “A monitorização dos hábitos de estudo do violino, para auxílio da autorregulação do aluno na Iniciação e no Ensino Básico – um estudo de caso”. O último capítulo aborda o conceito de autorregulação, sendo que são apresentadas algumas ferramentas e estratégias para o estudo individual do violino. São também apresentados, os resultados da análise de um estudo de caso, onde se monitorizou a evolução e a prática de estudo de duas alunas, aplicando as estratégias selecionadas.The present work is divided into three chapters: I. Musical Practice Observation Guide; II. Supervised Educational Practice and III. Intervention Project "The monitoring of the study habits of the violin, to aid the self-regulation of the student in the Initiation and in Basic Education - a case study". The last chapter deals with the concept of self-regulation, and some tools and strategies are presented for the individual study of the instrument. The results of the analysis of a case study, where the evolution and the study practice of two students were monitored, applying the selected strategies, are also presented.Gonçalves, Evandra Sofia Rodrigues de BritoFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daRaleva, TatyanaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGandra, Graça Maria Campos2017-12-14T16:35:28Z2017-11-142017-11-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10609TID:201777584porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:01Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10609Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:24.343533Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A monitorização dos hábitos de estudo do violino, para auxílio da autorregulação do aluno na iniciação e no ensino básico - um estudo de caso
title A monitorização dos hábitos de estudo do violino, para auxílio da autorregulação do aluno na iniciação e no ensino básico - um estudo de caso
spellingShingle A monitorização dos hábitos de estudo do violino, para auxílio da autorregulação do aluno na iniciação e no ensino básico - um estudo de caso
Gandra, Graça Maria Campos
Autorregulação
Autoeficácia
Ensino de música
Violino
Hábitos de estudo
Estudo de caso
Self-regulation
Self-efficacy
Teaching music
Violin
Practice habits
Case study
title_short A monitorização dos hábitos de estudo do violino, para auxílio da autorregulação do aluno na iniciação e no ensino básico - um estudo de caso
title_full A monitorização dos hábitos de estudo do violino, para auxílio da autorregulação do aluno na iniciação e no ensino básico - um estudo de caso
title_fullStr A monitorização dos hábitos de estudo do violino, para auxílio da autorregulação do aluno na iniciação e no ensino básico - um estudo de caso
title_full_unstemmed A monitorização dos hábitos de estudo do violino, para auxílio da autorregulação do aluno na iniciação e no ensino básico - um estudo de caso
title_sort A monitorização dos hábitos de estudo do violino, para auxílio da autorregulação do aluno na iniciação e no ensino básico - um estudo de caso
author Gandra, Graça Maria Campos
author_facet Gandra, Graça Maria Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Evandra Sofia Rodrigues de Brito
Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
Raleva, Tatyana
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Gandra, Graça Maria Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Autorregulação
Autoeficácia
Ensino de música
Violino
Hábitos de estudo
Estudo de caso
Self-regulation
Self-efficacy
Teaching music
Violin
Practice habits
Case study
topic Autorregulação
Autoeficácia
Ensino de música
Violino
Hábitos de estudo
Estudo de caso
Self-regulation
Self-efficacy
Teaching music
Violin
Practice habits
Case study
description O presente trabalho está dividido em três capítulos: I Guião de Observação da Prática Musical; II Prática de Ensino Supervisionada e III Projeto de Intervenção “A monitorização dos hábitos de estudo do violino, para auxílio da autorregulação do aluno na Iniciação e no Ensino Básico – um estudo de caso”. O último capítulo aborda o conceito de autorregulação, sendo que são apresentadas algumas ferramentas e estratégias para o estudo individual do violino. São também apresentados, os resultados da análise de um estudo de caso, onde se monitorizou a evolução e a prática de estudo de duas alunas, aplicando as estratégias selecionadas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-14T16:35:28Z
2017-11-14
2017-11-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10609
TID:201777584
url http://hdl.handle.net/10400.22/10609
identifier_str_mv TID:201777584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131473354162176