A importância das pesquisas online na segmentação estratégica de um destino: o caso Madeira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/23101 |
Resumo: | Atualmente, o turismo é um sector que se destaca dos demais e que contribui expressivamente para a sociedade e economia de um país. Portugal é, cada vez mais, um destino na mente dos turistas de todo o mundo, apresentando-se como um dos players mais competitivos no contexto internacional, alavancado pelas diferentes ofertas que o país proporciona aos turistas. Nos últimos anos, com a massificação do turismo e facilidade em chegar a potenciais turistas, registou-se um novo fenómeno um pouco por todo o mundo. Localidades, cidades e regiões romperam com estratégias antigas e avançaram para a promoção dos seus locais de forma autónoma. Com a nova era digital, torna-se fácil atingir um elevado número de potenciais turistas e a promoção ocorre de forma mais imediata. O presente caso, tem como objetivo analisar como as pesquisas online, realizadas por potenciais turistas, podem apoiar na definição da estratégia de segmentação de um destino turístico, no caso, a Madeira. Adicionalmente, será analisado o contexto concorrencial da Madeira, nomeadamente a nível internacional e como este se poderá distinguir dos mesmos. Para mais fácil compreensão do caso, será feita uma abordagem ao sector do turismo a nível global, nacional e à região da Madeira de uma forma mais pormenorizada. A atualidade do tema proposto, numa altura em que é necessário criar novas estratégias de promoção e estudar outros mercados como possíveis emissores de turistas, torna-o bastante pertinente para qualquer destino turístico, bem como um interessante objeto de estudo e ensino para os entusiastas da área. |
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A importância das pesquisas online na segmentação estratégica de um destino: o caso MadeiraTurismoSegmentaçãoPesquisas online e estratégiaTourismSegmentationOnline searches and strategyAtualmente, o turismo é um sector que se destaca dos demais e que contribui expressivamente para a sociedade e economia de um país. Portugal é, cada vez mais, um destino na mente dos turistas de todo o mundo, apresentando-se como um dos players mais competitivos no contexto internacional, alavancado pelas diferentes ofertas que o país proporciona aos turistas. Nos últimos anos, com a massificação do turismo e facilidade em chegar a potenciais turistas, registou-se um novo fenómeno um pouco por todo o mundo. Localidades, cidades e regiões romperam com estratégias antigas e avançaram para a promoção dos seus locais de forma autónoma. Com a nova era digital, torna-se fácil atingir um elevado número de potenciais turistas e a promoção ocorre de forma mais imediata. O presente caso, tem como objetivo analisar como as pesquisas online, realizadas por potenciais turistas, podem apoiar na definição da estratégia de segmentação de um destino turístico, no caso, a Madeira. Adicionalmente, será analisado o contexto concorrencial da Madeira, nomeadamente a nível internacional e como este se poderá distinguir dos mesmos. Para mais fácil compreensão do caso, será feita uma abordagem ao sector do turismo a nível global, nacional e à região da Madeira de uma forma mais pormenorizada. A atualidade do tema proposto, numa altura em que é necessário criar novas estratégias de promoção e estudar outros mercados como possíveis emissores de turistas, torna-o bastante pertinente para qualquer destino turístico, bem como um interessante objeto de estudo e ensino para os entusiastas da área.Nowadays the tourism sector stands out from others, as a fundamental contributor for a country’s society and economy. Portugal is becoming an increasingly attractive destination for tourists from all around the world, presenting itself as one of the most competitive players in the international context, due to the country’s multiple tourist offers. In recent years due to the tourism massification and the ease in reaching new potential tourists, a new phenomenon has been noted. Places, cities and regions have eliminated old strategies and opted to promote their locations independently. With the new digital era, it is becoming easier to reach a high number of potential tourists and promote in a more immediate way. The present study, focused on the Madeira region, has as its goal to analyze how online researches done by potential tourists can support a strategic destination segmentation. In addition, Madeira’s competition context will be analyzed in terms of its internationals competitors and how should be differentiated from others. For an easier understanding of the study, the touristic sector it will be approached at a worldwide, national and local level. Currently, this theme is highly topical. For every touristic destination it is important to create new promotional strategies and to study new touristic markets thereby validating its importance as an interesting teaching and learning matter for subject enthusiasts.2024-01-19T00:00:00Z2021-01-19T00:00:00Z2021-01-192019-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/23101TID:202657612porPaulo, João Eduardo Seixas Carlos da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-28T01:18:52Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/23101Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:15:18.191994Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Atualmente, o turismo é um sector que se destaca dos demais e que contribui expressivamente para a sociedade e economia de um país. Portugal é, cada vez mais, um destino na mente dos turistas de todo o mundo, apresentando-se como um dos players mais competitivos no contexto internacional, alavancado pelas diferentes ofertas que o país proporciona aos turistas. Nos últimos anos, com a massificação do turismo e facilidade em chegar a potenciais turistas, registou-se um novo fenómeno um pouco por todo o mundo. Localidades, cidades e regiões romperam com estratégias antigas e avançaram para a promoção dos seus locais de forma autónoma. Com a nova era digital, torna-se fácil atingir um elevado número de potenciais turistas e a promoção ocorre de forma mais imediata. O presente caso, tem como objetivo analisar como as pesquisas online, realizadas por potenciais turistas, podem apoiar na definição da estratégia de segmentação de um destino turístico, no caso, a Madeira. Adicionalmente, será analisado o contexto concorrencial da Madeira, nomeadamente a nível internacional e como este se poderá distinguir dos mesmos. Para mais fácil compreensão do caso, será feita uma abordagem ao sector do turismo a nível global, nacional e à região da Madeira de uma forma mais pormenorizada. A atualidade do tema proposto, numa altura em que é necessário criar novas estratégias de promoção e estudar outros mercados como possíveis emissores de turistas, torna-o bastante pertinente para qualquer destino turístico, bem como um interessante objeto de estudo e ensino para os entusiastas da área. |
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