A importância das pesquisas online na segmentação estratégica de um destino: o caso Madeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo, João Eduardo Seixas Carlos da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/23101
Resumo: Atualmente, o turismo é um sector que se destaca dos demais e que contribui expressivamente para a sociedade e economia de um país. Portugal é, cada vez mais, um destino na mente dos turistas de todo o mundo, apresentando-se como um dos players mais competitivos no contexto internacional, alavancado pelas diferentes ofertas que o país proporciona aos turistas. Nos últimos anos, com a massificação do turismo e facilidade em chegar a potenciais turistas, registou-se um novo fenómeno um pouco por todo o mundo. Localidades, cidades e regiões romperam com estratégias antigas e avançaram para a promoção dos seus locais de forma autónoma. Com a nova era digital, torna-se fácil atingir um elevado número de potenciais turistas e a promoção ocorre de forma mais imediata. O presente caso, tem como objetivo analisar como as pesquisas online, realizadas por potenciais turistas, podem apoiar na definição da estratégia de segmentação de um destino turístico, no caso, a Madeira. Adicionalmente, será analisado o contexto concorrencial da Madeira, nomeadamente a nível internacional e como este se poderá distinguir dos mesmos. Para mais fácil compreensão do caso, será feita uma abordagem ao sector do turismo a nível global, nacional e à região da Madeira de uma forma mais pormenorizada. A atualidade do tema proposto, numa altura em que é necessário criar novas estratégias de promoção e estudar outros mercados como possíveis emissores de turistas, torna-o bastante pertinente para qualquer destino turístico, bem como um interessante objeto de estudo e ensino para os entusiastas da área.
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