A efetividade no processo ensino - aprendizagem da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perreira, Maria P S S
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/3998
Resumo: Este trabalho, realizado na área do Mestrado em Ensino de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, do Instituto Politécnico da Guarda, retrata o trabalho realizado durante a Prática de Ensino Supervisionada, fazendo uma análise reflexiva das atividades desenvolvidas durante a PES sobre o processo de ensino e aprendizagem e na relação que ocorre em sala de aula do professor com o aluno, levando em consideração a afetividade. O estudo foi desenvolvido, através da pesquisa bibliográfica e trabalho de campo, ele foi dividido em três capítulos, as quais podem referir que o primeiro corresponde ao enquadramento institucional, expondo algumas características do local, onde se deu a Prática de Ensino Supervisionada. Já no segundo capítulo faz se uma descrição das ações desenvolvidas durante a PES. No terceiro capítulo, propõe se uma reflexão acerca da relevância da afetividade na relação professor- aluno no âmbito da educação infantil, mais especificamente na U.E. B Profº Elpídio Hermes de Carvalho. Nele é apresentada a justificativa pela escolha do tema, os teóricos que sustentam a temática, as relações afetivas, o contexto da pesquisa e reflexões acerca dos dados colhidos. Por fim, fez-se a conclusão, relatando um pouco da experiência obtida durante a investigação e as reflexões as quais foram de relevância para a prática pedagógica, tendo em vista, que o tema “A afetividade no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil” é de grande valia para os educadores repensarem suas práticas pedagógicas, reconhecendo que a afetividade possui um papel de suma importância no desenvolvimento das relações interpessoais e na construção do conhecimento.
id RCAP_e04408958c906adb63c46a604f88ba5a
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/3998
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A efetividade no processo ensino - aprendizagem da educação infantilAfetividadeemoçõesensino e aprendizagemrelação professor-alunoEste trabalho, realizado na área do Mestrado em Ensino de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, do Instituto Politécnico da Guarda, retrata o trabalho realizado durante a Prática de Ensino Supervisionada, fazendo uma análise reflexiva das atividades desenvolvidas durante a PES sobre o processo de ensino e aprendizagem e na relação que ocorre em sala de aula do professor com o aluno, levando em consideração a afetividade. O estudo foi desenvolvido, através da pesquisa bibliográfica e trabalho de campo, ele foi dividido em três capítulos, as quais podem referir que o primeiro corresponde ao enquadramento institucional, expondo algumas características do local, onde se deu a Prática de Ensino Supervisionada. Já no segundo capítulo faz se uma descrição das ações desenvolvidas durante a PES. No terceiro capítulo, propõe se uma reflexão acerca da relevância da afetividade na relação professor- aluno no âmbito da educação infantil, mais especificamente na U.E. B Profº Elpídio Hermes de Carvalho. Nele é apresentada a justificativa pela escolha do tema, os teóricos que sustentam a temática, as relações afetivas, o contexto da pesquisa e reflexões acerca dos dados colhidos. Por fim, fez-se a conclusão, relatando um pouco da experiência obtida durante a investigação e as reflexões as quais foram de relevância para a prática pedagógica, tendo em vista, que o tema “A afetividade no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil” é de grande valia para os educadores repensarem suas práticas pedagógicas, reconhecendo que a afetividade possui um papel de suma importância no desenvolvimento das relações interpessoais e na construção do conhecimento.Instituto Politécnico da Guarda2018-05-30T11:18:16Z2018-05-302018-04-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/3998http://hdl.handle.net/10314/3998TID:201920700porPerreira, Maria P S Sinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:57:45Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/3998Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:09.694482Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A efetividade no processo ensino - aprendizagem da educação infantil
title A efetividade no processo ensino - aprendizagem da educação infantil
spellingShingle A efetividade no processo ensino - aprendizagem da educação infantil
Perreira, Maria P S S
Afetividade
emoções
ensino e aprendizagem
relação professor-aluno
title_short A efetividade no processo ensino - aprendizagem da educação infantil
title_full A efetividade no processo ensino - aprendizagem da educação infantil
title_fullStr A efetividade no processo ensino - aprendizagem da educação infantil
title_full_unstemmed A efetividade no processo ensino - aprendizagem da educação infantil
title_sort A efetividade no processo ensino - aprendizagem da educação infantil
author Perreira, Maria P S S
author_facet Perreira, Maria P S S
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perreira, Maria P S S
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade
emoções
ensino e aprendizagem
relação professor-aluno
topic Afetividade
emoções
ensino e aprendizagem
relação professor-aluno
description Este trabalho, realizado na área do Mestrado em Ensino de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, do Instituto Politécnico da Guarda, retrata o trabalho realizado durante a Prática de Ensino Supervisionada, fazendo uma análise reflexiva das atividades desenvolvidas durante a PES sobre o processo de ensino e aprendizagem e na relação que ocorre em sala de aula do professor com o aluno, levando em consideração a afetividade. O estudo foi desenvolvido, através da pesquisa bibliográfica e trabalho de campo, ele foi dividido em três capítulos, as quais podem referir que o primeiro corresponde ao enquadramento institucional, expondo algumas características do local, onde se deu a Prática de Ensino Supervisionada. Já no segundo capítulo faz se uma descrição das ações desenvolvidas durante a PES. No terceiro capítulo, propõe se uma reflexão acerca da relevância da afetividade na relação professor- aluno no âmbito da educação infantil, mais especificamente na U.E. B Profº Elpídio Hermes de Carvalho. Nele é apresentada a justificativa pela escolha do tema, os teóricos que sustentam a temática, as relações afetivas, o contexto da pesquisa e reflexões acerca dos dados colhidos. Por fim, fez-se a conclusão, relatando um pouco da experiência obtida durante a investigação e as reflexões as quais foram de relevância para a prática pedagógica, tendo em vista, que o tema “A afetividade no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil” é de grande valia para os educadores repensarem suas práticas pedagógicas, reconhecendo que a afetividade possui um papel de suma importância no desenvolvimento das relações interpessoais e na construção do conhecimento.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-30T11:18:16Z
2018-05-30
2018-04-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/3998
http://hdl.handle.net/10314/3998
TID:201920700
url http://hdl.handle.net/10314/3998
identifier_str_mv TID:201920700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136924286320640