A efetividade no processo ensino - aprendizagem da educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/3998 |
Resumo: | Este trabalho, realizado na área do Mestrado em Ensino de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, do Instituto Politécnico da Guarda, retrata o trabalho realizado durante a Prática de Ensino Supervisionada, fazendo uma análise reflexiva das atividades desenvolvidas durante a PES sobre o processo de ensino e aprendizagem e na relação que ocorre em sala de aula do professor com o aluno, levando em consideração a afetividade. O estudo foi desenvolvido, através da pesquisa bibliográfica e trabalho de campo, ele foi dividido em três capítulos, as quais podem referir que o primeiro corresponde ao enquadramento institucional, expondo algumas características do local, onde se deu a Prática de Ensino Supervisionada. Já no segundo capítulo faz se uma descrição das ações desenvolvidas durante a PES. No terceiro capítulo, propõe se uma reflexão acerca da relevância da afetividade na relação professor- aluno no âmbito da educação infantil, mais especificamente na U.E. B Profº Elpídio Hermes de Carvalho. Nele é apresentada a justificativa pela escolha do tema, os teóricos que sustentam a temática, as relações afetivas, o contexto da pesquisa e reflexões acerca dos dados colhidos. Por fim, fez-se a conclusão, relatando um pouco da experiência obtida durante a investigação e as reflexões as quais foram de relevância para a prática pedagógica, tendo em vista, que o tema “A afetividade no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil” é de grande valia para os educadores repensarem suas práticas pedagógicas, reconhecendo que a afetividade possui um papel de suma importância no desenvolvimento das relações interpessoais e na construção do conhecimento. |
id |
RCAP_e04408958c906adb63c46a604f88ba5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/3998 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A efetividade no processo ensino - aprendizagem da educação infantilAfetividadeemoçõesensino e aprendizagemrelação professor-alunoEste trabalho, realizado na área do Mestrado em Ensino de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, do Instituto Politécnico da Guarda, retrata o trabalho realizado durante a Prática de Ensino Supervisionada, fazendo uma análise reflexiva das atividades desenvolvidas durante a PES sobre o processo de ensino e aprendizagem e na relação que ocorre em sala de aula do professor com o aluno, levando em consideração a afetividade. O estudo foi desenvolvido, através da pesquisa bibliográfica e trabalho de campo, ele foi dividido em três capítulos, as quais podem referir que o primeiro corresponde ao enquadramento institucional, expondo algumas características do local, onde se deu a Prática de Ensino Supervisionada. Já no segundo capítulo faz se uma descrição das ações desenvolvidas durante a PES. No terceiro capítulo, propõe se uma reflexão acerca da relevância da afetividade na relação professor- aluno no âmbito da educação infantil, mais especificamente na U.E. B Profº Elpídio Hermes de Carvalho. Nele é apresentada a justificativa pela escolha do tema, os teóricos que sustentam a temática, as relações afetivas, o contexto da pesquisa e reflexões acerca dos dados colhidos. Por fim, fez-se a conclusão, relatando um pouco da experiência obtida durante a investigação e as reflexões as quais foram de relevância para a prática pedagógica, tendo em vista, que o tema “A afetividade no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil” é de grande valia para os educadores repensarem suas práticas pedagógicas, reconhecendo que a afetividade possui um papel de suma importância no desenvolvimento das relações interpessoais e na construção do conhecimento.Instituto Politécnico da Guarda2018-05-30T11:18:16Z2018-05-302018-04-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/3998http://hdl.handle.net/10314/3998TID:201920700porPerreira, Maria P S Sinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:57:45Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/3998Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:09.694482Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A efetividade no processo ensino - aprendizagem da educação infantil |
title |
A efetividade no processo ensino - aprendizagem da educação infantil |
spellingShingle |
A efetividade no processo ensino - aprendizagem da educação infantil Perreira, Maria P S S Afetividade emoções ensino e aprendizagem relação professor-aluno |
title_short |
A efetividade no processo ensino - aprendizagem da educação infantil |
title_full |
A efetividade no processo ensino - aprendizagem da educação infantil |
title_fullStr |
A efetividade no processo ensino - aprendizagem da educação infantil |
title_full_unstemmed |
A efetividade no processo ensino - aprendizagem da educação infantil |
title_sort |
A efetividade no processo ensino - aprendizagem da educação infantil |
author |
Perreira, Maria P S S |
author_facet |
Perreira, Maria P S S |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perreira, Maria P S S |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Afetividade emoções ensino e aprendizagem relação professor-aluno |
topic |
Afetividade emoções ensino e aprendizagem relação professor-aluno |
description |
Este trabalho, realizado na área do Mestrado em Ensino de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, do Instituto Politécnico da Guarda, retrata o trabalho realizado durante a Prática de Ensino Supervisionada, fazendo uma análise reflexiva das atividades desenvolvidas durante a PES sobre o processo de ensino e aprendizagem e na relação que ocorre em sala de aula do professor com o aluno, levando em consideração a afetividade. O estudo foi desenvolvido, através da pesquisa bibliográfica e trabalho de campo, ele foi dividido em três capítulos, as quais podem referir que o primeiro corresponde ao enquadramento institucional, expondo algumas características do local, onde se deu a Prática de Ensino Supervisionada. Já no segundo capítulo faz se uma descrição das ações desenvolvidas durante a PES. No terceiro capítulo, propõe se uma reflexão acerca da relevância da afetividade na relação professor- aluno no âmbito da educação infantil, mais especificamente na U.E. B Profº Elpídio Hermes de Carvalho. Nele é apresentada a justificativa pela escolha do tema, os teóricos que sustentam a temática, as relações afetivas, o contexto da pesquisa e reflexões acerca dos dados colhidos. Por fim, fez-se a conclusão, relatando um pouco da experiência obtida durante a investigação e as reflexões as quais foram de relevância para a prática pedagógica, tendo em vista, que o tema “A afetividade no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil” é de grande valia para os educadores repensarem suas práticas pedagógicas, reconhecendo que a afetividade possui um papel de suma importância no desenvolvimento das relações interpessoais e na construção do conhecimento. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-30T11:18:16Z 2018-05-30 2018-04-10T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/3998 http://hdl.handle.net/10314/3998 TID:201920700 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/3998 |
identifier_str_mv |
TID:201920700 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136924286320640 |