O papel do professor na promoção da autoestima no 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/17146 |
Resumo: | O projeto descrito neste relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro e resulta do trabalho desenvolvido em duas unidades curriculares, Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional. O presente trabalho teve como principal objetivo compreender o papel do professor na promoção da autoestima das crianças, junto de uma turma do 3.º ano do 1.º ciclo do ensino básico. Assim, definiram-se como objetivos deste trabalho: (1) identificar e caracterizar algumas crianças que na turma pareciam apresentar baixa autoestima e (2) junto destas crianças, e das outras crianças da turma, levar a cabo abordagens que fossem promotoras de bem-estar e autoestima. Nesta linha de trabalho, identificaram-se três crianças que pareciam evidenciar comportamentos de alguma tensão emocional, atitudes de submissão e pouca autoconfiança. Com vista a melhor compreender estas três crianças, numa primeira fase, para além da observação dos seus comportamentos no dia-a-dia, procurou-se obter mais informações através de um inquérito por questionário e através de diversas conversas informais no sentido de melhor conhecer as crianças. Numa segunda fase, atendendo às informações obtidas e conhecimento construído em torno das crianças, procurou-se levar a cabo um conjunto de iniciativas pedagógicas promotoras de bem-estar emocional e autoestima positiva. Uma vez que atuar na autoestima das crianças é um processo complexo e que exige continuidade, não podemos afirmar que com o nosso trabalho a autoestima das crianças tenha verdadeiramente aumentado. Contudo, acreditamos que ajudou a potenciar o sentimento de valor pessoal e, consequentemente, a melhorar a sua autoestima e o sentimento de bem-estar. Foi importante a preocupação em criarmos uma maior proximidade e cumplicidade com as crianças e a atenção à valorização dos seus feitos. Num clima de segurança, as crianças foram-se sentindo mais à vontade para participar e interagir em grande grupo. Por sua vez, as diversas atividades que foram realizadas tendo em conta as opiniões, interesses e ideias das crianças permitiram desenvolver o seu sentido de pertença, valorização e autonomia, além de potenciar níveis mais elevados de implicação e bem-estar emocional. |
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O papel do professor na promoção da autoestima no 1º Ciclo do Ensino BásicoEducação das criançasAuto-estimaEnsino básico 1º cicloObservação (Psicologia)Papel dos professoresRelações professor-alunoDesenvolvimento emocionalBem-estar socialO projeto descrito neste relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro e resulta do trabalho desenvolvido em duas unidades curriculares, Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional. O presente trabalho teve como principal objetivo compreender o papel do professor na promoção da autoestima das crianças, junto de uma turma do 3.º ano do 1.º ciclo do ensino básico. Assim, definiram-se como objetivos deste trabalho: (1) identificar e caracterizar algumas crianças que na turma pareciam apresentar baixa autoestima e (2) junto destas crianças, e das outras crianças da turma, levar a cabo abordagens que fossem promotoras de bem-estar e autoestima. Nesta linha de trabalho, identificaram-se três crianças que pareciam evidenciar comportamentos de alguma tensão emocional, atitudes de submissão e pouca autoconfiança. Com vista a melhor compreender estas três crianças, numa primeira fase, para além da observação dos seus comportamentos no dia-a-dia, procurou-se obter mais informações através de um inquérito por questionário e através de diversas conversas informais no sentido de melhor conhecer as crianças. Numa segunda fase, atendendo às informações obtidas e conhecimento construído em torno das crianças, procurou-se levar a cabo um conjunto de iniciativas pedagógicas promotoras de bem-estar emocional e autoestima positiva. Uma vez que atuar na autoestima das crianças é um processo complexo e que exige continuidade, não podemos afirmar que com o nosso trabalho a autoestima das crianças tenha verdadeiramente aumentado. Contudo, acreditamos que ajudou a potenciar o sentimento de valor pessoal e, consequentemente, a melhorar a sua autoestima e o sentimento de bem-estar. Foi importante a preocupação em criarmos uma maior proximidade e cumplicidade com as crianças e a atenção à valorização dos seus feitos. Num clima de segurança, as crianças foram-se sentindo mais à vontade para participar e interagir em grande grupo. Por sua vez, as diversas atividades que foram realizadas tendo em conta as opiniões, interesses e ideias das crianças permitiram desenvolver o seu sentido de pertença, valorização e autonomia, além de potenciar níveis mais elevados de implicação e bem-estar emocional.The project described in this report is the result of the combined work of two courses, the Supervised Teaching Practice and Educational Research Seminar. The main goal of this project was to understand the teacher's role in promoting the children’s self-esteem, in a group of 3rd year of primary education. Therefore, we defined as objectives of this study (1) to identify and characterize the children in the class who seemed to have low self-esteem, and (2) with these children, and also other children in the class, to develop strategies and attitudes that would promote well- being and a higher self-esteem. In this line of work, we identified three children who appeared to be demonstrating some emotional stress, attitudes of submission and a lack of confidence in themselves. In order to better understand these three children, in a first phase, apart from observing their day by day behaviour, we tried to get more information through a survey and through casual and friendly conversations, in order to know the children better. In a second phase, following the information and knowledge built around the children, we tried to carry out a series of educational initiatives promoting emotional well-being and positive self-esteem. Since developing children’s self-esteem is a complex and demanding process, we cannot be certain that our work actually increased or made any impact on the children’s self-esteem. However, we believe that it helped to enhance their sense of personal value, thus, improving their self-esteem and well-being. The concern to create greater proximity and complicity with the children and also the constant appreciation of their achievements, were highly important. In a safe environment, the children started participating and feeling more and more interactive in larger groups. In turn, the implementation of various activities taking their views, interests and ideas into account, allowed the children to develop their sense of belonging, appreciation and autonomy, and foster higher levels of involvement and emotional well-being.Universidade de Aveiro2017-04-04T12:09:31Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17146TID:201570785porAnjos, Cristiana Isabel Guedes dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:49Zoai:ria.ua.pt:10773/17146Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:21.438792Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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