A biografia linguística e o desenvolvimento da autoestima nos primeiros anos de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Vânia Filipa Garcia de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17381
Resumo: Deparamo-nos hoje com uma grande diversidade linguística e cultural, fruto de um mundo globalizado. Perante esta diversidade a escola deve empenhar-se na adoção de abordagens didáticas que propiciem um melhor acolhimento de alunos oriundos de outras comunidades linguísticas e se consagrem atitudes de respeito, igualdade e solidariedade, criando um clima favorável para o desenvolvimento cognitivo e social de todos os alunos. Partindo da assunção desta realidade, este estudo tem como intuito compreender, ainda que de forma incipiente, o contributo da estratégia didática da Biografia Linguística no desenvolvimento da autoestima e da valorização dos repertórios linguístico-comunicativos de crianças dos primeiros anos de escolaridade. Para tal, foi desenvolvido um projeto de intervenção didática, intitulado “À procura de mim descubro o mundo”, colocado em prática numa turma de 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico de uma escola de um bairro social de Aveiro. Este projeto segue uma metodologia qualitativa com características de investigação-ação, tendo recorrido a técnicas e instrumentos de recolha de dados como a observação direta, os registos audiovisuais, as entrevistas individuais e fichas das crianças. Após a análise de dados (com recurso à técnica de análise de conteúdo) podemos concluir que a Biografia Linguística pode contribuir para o desenvolvimento de uma autoestima positiva, uma vez que as crianças se deparam com capacidades linguísticas desconhecidas, querendo, desta forma, valorizar e desenvolver os seus repertórios linguístico-comunicativos.
id RCAP_387384fbd2df7ed18f8b5140336efec5
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17381
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A biografia linguística e o desenvolvimento da autoestima nos primeiros anos de escolaridadeEnsino básico 1º cicloDiversidade culturalAuto-estimaDeparamo-nos hoje com uma grande diversidade linguística e cultural, fruto de um mundo globalizado. Perante esta diversidade a escola deve empenhar-se na adoção de abordagens didáticas que propiciem um melhor acolhimento de alunos oriundos de outras comunidades linguísticas e se consagrem atitudes de respeito, igualdade e solidariedade, criando um clima favorável para o desenvolvimento cognitivo e social de todos os alunos. Partindo da assunção desta realidade, este estudo tem como intuito compreender, ainda que de forma incipiente, o contributo da estratégia didática da Biografia Linguística no desenvolvimento da autoestima e da valorização dos repertórios linguístico-comunicativos de crianças dos primeiros anos de escolaridade. Para tal, foi desenvolvido um projeto de intervenção didática, intitulado “À procura de mim descubro o mundo”, colocado em prática numa turma de 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico de uma escola de um bairro social de Aveiro. Este projeto segue uma metodologia qualitativa com características de investigação-ação, tendo recorrido a técnicas e instrumentos de recolha de dados como a observação direta, os registos audiovisuais, as entrevistas individuais e fichas das crianças. Após a análise de dados (com recurso à técnica de análise de conteúdo) podemos concluir que a Biografia Linguística pode contribuir para o desenvolvimento de uma autoestima positiva, uma vez que as crianças se deparam com capacidades linguísticas desconhecidas, querendo, desta forma, valorizar e desenvolver os seus repertórios linguístico-comunicativos.Looking at the world nowadays we realise there is an enormous linguistic and cultural diversity, due to globalization. Towards this diversity, school should commit herself to adopt didactical approaches that enhance the host of students of different linguistic communities. Furthermore, it should consecrate to all the students attitudes of respect, equality and solidarity in order to create a propitious environment for a cognitive and social development. Thus, starting from the assumption of this reality, the study was conducted to understand, even though in an incipient way, the contribution of the Linguistic Biography didactical strategy in the development of self-esteem and the appreciation of the linguistic-communicative repertoires of children in early years of learning. To do that, a project of didactical intervention named “À procura de mim descubro o mundo” was conducted and put into practice in a 1st grade class of an elementary school in a district of Aveiro. This project was developed according to a qualitative methodology (an action-research) having applied techniques and instruments of collecting data such as observation, audio and video records, individual interviews and children’s forms and works. The data analysis (that resorts to the content analysis technique) allows us to conclude that the Linguistic Biography may contribute to the development of a positive self-esteem, because children face unknown linguistic ability seeking, this way, to appreciate and develop their linguistic-communicative repertoires.Universidade de Aveiro2017-05-10T12:17:59Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17381TID:201596792porResende, Vânia Filipa Garcia deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:11Zoai:ria.ua.pt:10773/17381Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:30.768988Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A biografia linguística e o desenvolvimento da autoestima nos primeiros anos de escolaridade
title A biografia linguística e o desenvolvimento da autoestima nos primeiros anos de escolaridade
spellingShingle A biografia linguística e o desenvolvimento da autoestima nos primeiros anos de escolaridade
Resende, Vânia Filipa Garcia de
Ensino básico 1º ciclo
Diversidade cultural
Auto-estima
title_short A biografia linguística e o desenvolvimento da autoestima nos primeiros anos de escolaridade
title_full A biografia linguística e o desenvolvimento da autoestima nos primeiros anos de escolaridade
title_fullStr A biografia linguística e o desenvolvimento da autoestima nos primeiros anos de escolaridade
title_full_unstemmed A biografia linguística e o desenvolvimento da autoestima nos primeiros anos de escolaridade
title_sort A biografia linguística e o desenvolvimento da autoestima nos primeiros anos de escolaridade
author Resende, Vânia Filipa Garcia de
author_facet Resende, Vânia Filipa Garcia de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Vânia Filipa Garcia de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino básico 1º ciclo
Diversidade cultural
Auto-estima
topic Ensino básico 1º ciclo
Diversidade cultural
Auto-estima
description Deparamo-nos hoje com uma grande diversidade linguística e cultural, fruto de um mundo globalizado. Perante esta diversidade a escola deve empenhar-se na adoção de abordagens didáticas que propiciem um melhor acolhimento de alunos oriundos de outras comunidades linguísticas e se consagrem atitudes de respeito, igualdade e solidariedade, criando um clima favorável para o desenvolvimento cognitivo e social de todos os alunos. Partindo da assunção desta realidade, este estudo tem como intuito compreender, ainda que de forma incipiente, o contributo da estratégia didática da Biografia Linguística no desenvolvimento da autoestima e da valorização dos repertórios linguístico-comunicativos de crianças dos primeiros anos de escolaridade. Para tal, foi desenvolvido um projeto de intervenção didática, intitulado “À procura de mim descubro o mundo”, colocado em prática numa turma de 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico de uma escola de um bairro social de Aveiro. Este projeto segue uma metodologia qualitativa com características de investigação-ação, tendo recorrido a técnicas e instrumentos de recolha de dados como a observação direta, os registos audiovisuais, as entrevistas individuais e fichas das crianças. Após a análise de dados (com recurso à técnica de análise de conteúdo) podemos concluir que a Biografia Linguística pode contribuir para o desenvolvimento de uma autoestima positiva, uma vez que as crianças se deparam com capacidades linguísticas desconhecidas, querendo, desta forma, valorizar e desenvolver os seus repertórios linguístico-comunicativos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-05-10T12:17:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17381
TID:201596792
url http://hdl.handle.net/10773/17381
identifier_str_mv TID:201596792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137575212941312