Literacia de escrita em candidatos de RVCC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/6043 |
Resumo: | Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 |
id |
RCAP_e09c397be373e2d6f688abeecb6d115d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/6043 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Literacia de escrita em candidatos de RVCCFormação de adultos - PortugalLiteracia - PortugalTrabalhos de projecto de mestrado - 2011Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011O Trabalho de Projeto que se apresenta foi desenvolvido no âmbito das Ciências da Educação/Formação de Adultos, e encontra-se estruturado em três partes distintas: Percurso profissional - Reflexão crítica, fundamentação teórica e estudo de caso no âmbito do processo RVCC de nível secundário, no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Santa Maria, em Sintra. Na primeira parte desenvolve-se uma reflexão crítica sobre experiência profissional, em particular no campo da educação e formação de adultos, a qual permite perceber a evolução que ocorreu na actuação como profissional na área da educação e formação de adultos, particularmente no contexto do ensino da língua materna. Na segunda parte, apresenta-se uma análise da evolução da educação de adultos, em termos internacionais e nacionais, abordando-se ainda a problemática da literacia, da aprendizagem da escrita e o papel do erro, áreas importantes que permitem o enquadramento teórico do estudo apresentado. O trabalho empírico, que surge na terceira parte, teve como principal objetivo a análise das competências de escrita de Adultos que, no ‘CNO de Santa Maria’, frequentam o processo de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) de nível secundário e os meios encontrados pela equipa técnico-pedagógica, em particular o formador de CLC, para, em conjunto com os adultos, ultrapassar as dificuldades encontradas neste campo. Foi feita a análise das Histórias de Vida de 15 adultos através do levantamento dos erros de expressão escrita, de acordo com uma tipologia de erros concebida estritamente para o estudo, tendo-se procurado perceber os mecanismos subjacentes ao processo de escrita e as estratégias que permitem colmatar as deficiências registadas.This project was developed within the area of Education and Training of Adults, and it is structured in three main parts: professional autobiography, theoretical basis and a case study within the RVCC process (Recognition, Validation and Certification of Competences). The first part is a reflection on professional experience in the area of Education and Training of Adults which allows to understand the developments that have occurred in teaching performance as a teacher of Portuguese. The second part presents an analysis of the evolution of adult education, both at international and national levels, and focuses also on three main themes: literacy skills, writing learning and the error in written expression. Finally, in the third part the main purpose was to analyse the writing competences of adults who went through the RVCC process at Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Santa Maria, in Sintra (‘CNO de Santa Maria’) and the means employed by the technical team and the adults to overcome the difficulties/errors in written expression. From a methodological point of view we developed a case study by analysing the ‘Life Stories’ (Histórias de Vida) of 15 adults and their written errors (according to a specific typology) in order to try to understand the underlying mechanisms of writing competences and the best way to avoid written errors.Cavaco, Carmen, 1970-Repositório da Universidade de LisboaFerreira, Maria José Alves, 1963-2012-04-18T17:57:14Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6043porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:18Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6043Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:16.825080Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literacia de escrita em candidatos de RVCC |
title |
Literacia de escrita em candidatos de RVCC |
spellingShingle |
Literacia de escrita em candidatos de RVCC Ferreira, Maria José Alves, 1963- Formação de adultos - Portugal Literacia - Portugal Trabalhos de projecto de mestrado - 2011 |
title_short |
Literacia de escrita em candidatos de RVCC |
title_full |
Literacia de escrita em candidatos de RVCC |
title_fullStr |
Literacia de escrita em candidatos de RVCC |
title_full_unstemmed |
Literacia de escrita em candidatos de RVCC |
title_sort |
Literacia de escrita em candidatos de RVCC |
author |
Ferreira, Maria José Alves, 1963- |
author_facet |
Ferreira, Maria José Alves, 1963- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cavaco, Carmen, 1970- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Maria José Alves, 1963- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de adultos - Portugal Literacia - Portugal Trabalhos de projecto de mestrado - 2011 |
topic |
Formação de adultos - Portugal Literacia - Portugal Trabalhos de projecto de mestrado - 2011 |
description |
Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2012-04-18T17:57:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/6043 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/6043 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134201558073344 |