Interacção, emoção e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brás, Sandra Maria Nogueira da Costa
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4633
Resumo: O presente trabalho propõe uma abordagem aos sistemas multimédia educativos baseada na relação entre a aprendizagem, a interacção no contexto das interfaces gráficas e as emoções. Os produtos multimédia com finalidades educativas para crianças nem sempre fornecem um suporte válido para o desenvolvimento da criatividade, das capacidades (cognitivas, perceptivo-motoras e emocionais) e para a aquisição de conhecimento. De modo a cumprirem estas funções é necessário que esses produtos sejam desenvolvidos com vista à integração das necessidades, interesses e capacidades das crianças. Partindo dos pressupostos que interfaces com diferentes paradigmas e estilos de interacção produzem diferentes reacções emocionais nos utilizadores, e que essas reacções emocionais interferem na aprendizagem, este projecto procurou evidências desses pressupostos através de um estudo de caso para o qual foi desenvolvido e testado um sistema multimédia vocacionado para o ensino da História da Arte.
id RCAP_e0b6bcf5f8b84dc6b192bb709292105b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/4633
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interacção, emoção e aprendizagemTecnologia educativaHistória da arte - Ensino multimédiaInteracção homem-máquinaEstratégias da aprendizagem - Estudos de casoEnsino básico 1º cicloO presente trabalho propõe uma abordagem aos sistemas multimédia educativos baseada na relação entre a aprendizagem, a interacção no contexto das interfaces gráficas e as emoções. Os produtos multimédia com finalidades educativas para crianças nem sempre fornecem um suporte válido para o desenvolvimento da criatividade, das capacidades (cognitivas, perceptivo-motoras e emocionais) e para a aquisição de conhecimento. De modo a cumprirem estas funções é necessário que esses produtos sejam desenvolvidos com vista à integração das necessidades, interesses e capacidades das crianças. Partindo dos pressupostos que interfaces com diferentes paradigmas e estilos de interacção produzem diferentes reacções emocionais nos utilizadores, e que essas reacções emocionais interferem na aprendizagem, este projecto procurou evidências desses pressupostos através de um estudo de caso para o qual foi desenvolvido e testado um sistema multimédia vocacionado para o ensino da História da Arte.The present work proposes an approach to multimedia educational systems based on the relationship between learning, interaction in the context of graphical interfaces and emotions. Educational multimedia systems, addressed for children, don’t always provide a valid support for the development of creativity, skills or knowledge acquisition. In order to fulfil these functions multimedia systems need to be developed aiming for the integration of children’s capacities and needs, as perceptive motor skills, cognitive and emotional skills. Assuming that interfaces with different paradigms and styles of interaction produce different emotional reactions in the users, and that these emotional responses interfere/interplay with learning, this project looked for evidences of this assumptions through a case study for which was developed and tested a multimedia system with a theme from Art History.Universidade de Aveiro2011-12-19T12:05:06Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4633porBrás, Sandra Maria Nogueira da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:05:30Zoai:ria.ua.pt:10773/4633Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:32.632554Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interacção, emoção e aprendizagem
title Interacção, emoção e aprendizagem
spellingShingle Interacção, emoção e aprendizagem
Brás, Sandra Maria Nogueira da Costa
Tecnologia educativa
História da arte - Ensino multimédia
Interacção homem-máquina
Estratégias da aprendizagem - Estudos de caso
Ensino básico 1º ciclo
title_short Interacção, emoção e aprendizagem
title_full Interacção, emoção e aprendizagem
title_fullStr Interacção, emoção e aprendizagem
title_full_unstemmed Interacção, emoção e aprendizagem
title_sort Interacção, emoção e aprendizagem
author Brás, Sandra Maria Nogueira da Costa
author_facet Brás, Sandra Maria Nogueira da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brás, Sandra Maria Nogueira da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educativa
História da arte - Ensino multimédia
Interacção homem-máquina
Estratégias da aprendizagem - Estudos de caso
Ensino básico 1º ciclo
topic Tecnologia educativa
História da arte - Ensino multimédia
Interacção homem-máquina
Estratégias da aprendizagem - Estudos de caso
Ensino básico 1º ciclo
description O presente trabalho propõe uma abordagem aos sistemas multimédia educativos baseada na relação entre a aprendizagem, a interacção no contexto das interfaces gráficas e as emoções. Os produtos multimédia com finalidades educativas para crianças nem sempre fornecem um suporte válido para o desenvolvimento da criatividade, das capacidades (cognitivas, perceptivo-motoras e emocionais) e para a aquisição de conhecimento. De modo a cumprirem estas funções é necessário que esses produtos sejam desenvolvidos com vista à integração das necessidades, interesses e capacidades das crianças. Partindo dos pressupostos que interfaces com diferentes paradigmas e estilos de interacção produzem diferentes reacções emocionais nos utilizadores, e que essas reacções emocionais interferem na aprendizagem, este projecto procurou evidências desses pressupostos através de um estudo de caso para o qual foi desenvolvido e testado um sistema multimédia vocacionado para o ensino da História da Arte.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2011-12-19T12:05:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/4633
url http://hdl.handle.net/10773/4633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137473789427712