Interacção, emoção e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/4633 |
Resumo: | O presente trabalho propõe uma abordagem aos sistemas multimédia educativos baseada na relação entre a aprendizagem, a interacção no contexto das interfaces gráficas e as emoções. Os produtos multimédia com finalidades educativas para crianças nem sempre fornecem um suporte válido para o desenvolvimento da criatividade, das capacidades (cognitivas, perceptivo-motoras e emocionais) e para a aquisição de conhecimento. De modo a cumprirem estas funções é necessário que esses produtos sejam desenvolvidos com vista à integração das necessidades, interesses e capacidades das crianças. Partindo dos pressupostos que interfaces com diferentes paradigmas e estilos de interacção produzem diferentes reacções emocionais nos utilizadores, e que essas reacções emocionais interferem na aprendizagem, este projecto procurou evidências desses pressupostos através de um estudo de caso para o qual foi desenvolvido e testado um sistema multimédia vocacionado para o ensino da História da Arte. |
id |
RCAP_e0b6bcf5f8b84dc6b192bb709292105b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/4633 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Interacção, emoção e aprendizagemTecnologia educativaHistória da arte - Ensino multimédiaInteracção homem-máquinaEstratégias da aprendizagem - Estudos de casoEnsino básico 1º cicloO presente trabalho propõe uma abordagem aos sistemas multimédia educativos baseada na relação entre a aprendizagem, a interacção no contexto das interfaces gráficas e as emoções. Os produtos multimédia com finalidades educativas para crianças nem sempre fornecem um suporte válido para o desenvolvimento da criatividade, das capacidades (cognitivas, perceptivo-motoras e emocionais) e para a aquisição de conhecimento. De modo a cumprirem estas funções é necessário que esses produtos sejam desenvolvidos com vista à integração das necessidades, interesses e capacidades das crianças. Partindo dos pressupostos que interfaces com diferentes paradigmas e estilos de interacção produzem diferentes reacções emocionais nos utilizadores, e que essas reacções emocionais interferem na aprendizagem, este projecto procurou evidências desses pressupostos através de um estudo de caso para o qual foi desenvolvido e testado um sistema multimédia vocacionado para o ensino da História da Arte.The present work proposes an approach to multimedia educational systems based on the relationship between learning, interaction in the context of graphical interfaces and emotions. Educational multimedia systems, addressed for children, don’t always provide a valid support for the development of creativity, skills or knowledge acquisition. In order to fulfil these functions multimedia systems need to be developed aiming for the integration of children’s capacities and needs, as perceptive motor skills, cognitive and emotional skills. Assuming that interfaces with different paradigms and styles of interaction produce different emotional reactions in the users, and that these emotional responses interfere/interplay with learning, this project looked for evidences of this assumptions through a case study for which was developed and tested a multimedia system with a theme from Art History.Universidade de Aveiro2011-12-19T12:05:06Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4633porBrás, Sandra Maria Nogueira da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:05:30Zoai:ria.ua.pt:10773/4633Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:32.632554Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interacção, emoção e aprendizagem |
title |
Interacção, emoção e aprendizagem |
spellingShingle |
Interacção, emoção e aprendizagem Brás, Sandra Maria Nogueira da Costa Tecnologia educativa História da arte - Ensino multimédia Interacção homem-máquina Estratégias da aprendizagem - Estudos de caso Ensino básico 1º ciclo |
title_short |
Interacção, emoção e aprendizagem |
title_full |
Interacção, emoção e aprendizagem |
title_fullStr |
Interacção, emoção e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Interacção, emoção e aprendizagem |
title_sort |
Interacção, emoção e aprendizagem |
author |
Brás, Sandra Maria Nogueira da Costa |
author_facet |
Brás, Sandra Maria Nogueira da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brás, Sandra Maria Nogueira da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educativa História da arte - Ensino multimédia Interacção homem-máquina Estratégias da aprendizagem - Estudos de caso Ensino básico 1º ciclo |
topic |
Tecnologia educativa História da arte - Ensino multimédia Interacção homem-máquina Estratégias da aprendizagem - Estudos de caso Ensino básico 1º ciclo |
description |
O presente trabalho propõe uma abordagem aos sistemas multimédia educativos baseada na relação entre a aprendizagem, a interacção no contexto das interfaces gráficas e as emoções. Os produtos multimédia com finalidades educativas para crianças nem sempre fornecem um suporte válido para o desenvolvimento da criatividade, das capacidades (cognitivas, perceptivo-motoras e emocionais) e para a aquisição de conhecimento. De modo a cumprirem estas funções é necessário que esses produtos sejam desenvolvidos com vista à integração das necessidades, interesses e capacidades das crianças. Partindo dos pressupostos que interfaces com diferentes paradigmas e estilos de interacção produzem diferentes reacções emocionais nos utilizadores, e que essas reacções emocionais interferem na aprendizagem, este projecto procurou evidências desses pressupostos através de um estudo de caso para o qual foi desenvolvido e testado um sistema multimédia vocacionado para o ensino da História da Arte. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01T00:00:00Z 2007 2011-12-19T12:05:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/4633 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/4633 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137473789427712 |