Relatório de Estágio de Beatriz Maria Vieira da Silva Salgueiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/25131 |
Resumo: | O presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada integrada no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Porto. Desta forma, pretende espelhar um olhar reflexivo sobre todo o percurso de aprendizagem construído e o seu impacto no desenvolvimento pessoal e profissional, necessário à obtenção do grau de mestre nas duas valências. Desta forma, é salientado o papel fulcral das diferentes fases que compõem a Metodologia de lnvestigação-Ação adotada - observação, planificação, ação e reflexão - que, com o seu caráter cíclico, nortearam a construção das ações pedagógicas desenvolvidas e, consequentemente, a organização do documento vigente, numa articulação contínua com saberes teóricos e práticos. É evidenciado, do mesmo modo, a importância do trabalho colaborativo concretizado entre todos os intervenientes - par pedagógico, supervisoras institucionais, orientadoras cooperantes, crianças e demais intervenientes - e a sua repercussão no desenvolvimento de práticas educativas mais colaborativas. Procurou-se, por isso, desenvolver práticas educativas transformadoras que fossem ao encontro das necessidades, interesses e dificuldades das crianças, numa visão construtivista da criança, com vista ao seu desenvolvimento holístico e à construção de aprendizagens verdadeiramente significativas e contextualizadas. Assim, importa realçar que o presente documento representa uma pequena porção de uma longa caminhada que foi a PES, procurando não só refletir sobre esta, mas perspetivando uma formação docente contínua, cuja atualização deverá permanecer constante e ininterrupta, uma vez que a identidade profissional docente se constrói permanentemente em interação com os que contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional. |
id |
RCAP_e0d2c6b328d8724fa9a03d8b9787c3bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/25131 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio de Beatriz Maria Vieira da Silva SalgueiroPrática educativa supervisionadaMetodologia de investigação-açãoTrabalho colaborativoCriançaFormação docente contínuaSupervised educational practiceAction-research methodologyCooperative workChildContinuous teacher educationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada integrada no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Porto. Desta forma, pretende espelhar um olhar reflexivo sobre todo o percurso de aprendizagem construído e o seu impacto no desenvolvimento pessoal e profissional, necessário à obtenção do grau de mestre nas duas valências. Desta forma, é salientado o papel fulcral das diferentes fases que compõem a Metodologia de lnvestigação-Ação adotada - observação, planificação, ação e reflexão - que, com o seu caráter cíclico, nortearam a construção das ações pedagógicas desenvolvidas e, consequentemente, a organização do documento vigente, numa articulação contínua com saberes teóricos e práticos. É evidenciado, do mesmo modo, a importância do trabalho colaborativo concretizado entre todos os intervenientes - par pedagógico, supervisoras institucionais, orientadoras cooperantes, crianças e demais intervenientes - e a sua repercussão no desenvolvimento de práticas educativas mais colaborativas. Procurou-se, por isso, desenvolver práticas educativas transformadoras que fossem ao encontro das necessidades, interesses e dificuldades das crianças, numa visão construtivista da criança, com vista ao seu desenvolvimento holístico e à construção de aprendizagens verdadeiramente significativas e contextualizadas. Assim, importa realçar que o presente documento representa uma pequena porção de uma longa caminhada que foi a PES, procurando não só refletir sobre esta, mas perspetivando uma formação docente contínua, cuja atualização deverá permanecer constante e ininterrupta, uma vez que a identidade profissional docente se constrói permanentemente em interação com os que contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional.This internship report is part of the Supervised Educational Practice curricular unit integrated in the study plan of the 2nd year of the Master's Degree in Pre-school Education and Primary School Teaching, of the School of Education of Porto. ln this way, it attempts to mirrar a reflective look over the entire learning path built and its impact on personal and professional development, necessary to obtain the master's degree in both valences. Therefore, the key role of the different phases that make up the adopted Action-Research Methodology - observation, planning, action and reflection - is highlighted. Their cyclical nature guided the construction ofthe developed pedagogical actions and, consequently, the organization of the current document, in a continuous articulation with theoretical and practical knowledge. The importance of the collaborative work carried out among ali the intervening parties is also highlighted - pedagogical pair, institutional supervisors, cooperating supervisors, children and other intervening parties - and its repercussion on the development of more collaborative educational practices. We tried, for that reason, to develop transformative educational practices that would meet the children's needs, interests and difficulties, within a constructivist view of the child, with a view to the child's holistic development and the construction of truly significant and contextualized learning. So, it is important to emphasize that the present document represents a small portion of a long journey that was the PES, seeking not only to reflect on it, but ais o to perspective a continuous teacher training, which updating should remain constant and uninterrupted, since the professional teacher identity is built permanently in interaction with those who contribute to personal and professional development.Marta, Maria Margarida CamposQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves AlvesGraça, Vânia Gabriela DiasRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSalgueiro, Beatriz Maria Vieira da Silva2024-03-05T15:09:54Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/25131porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-13T01:48:33Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/25131Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:27.960638Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio de Beatriz Maria Vieira da Silva Salgueiro |
title |
Relatório de Estágio de Beatriz Maria Vieira da Silva Salgueiro |
spellingShingle |
Relatório de Estágio de Beatriz Maria Vieira da Silva Salgueiro Salgueiro, Beatriz Maria Vieira da Silva Prática educativa supervisionada Metodologia de investigação-ação Trabalho colaborativo Criança Formação docente contínua Supervised educational practice Action-research methodology Cooperative work Child Continuous teacher education Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio de Beatriz Maria Vieira da Silva Salgueiro |
title_full |
Relatório de Estágio de Beatriz Maria Vieira da Silva Salgueiro |
title_fullStr |
Relatório de Estágio de Beatriz Maria Vieira da Silva Salgueiro |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio de Beatriz Maria Vieira da Silva Salgueiro |
title_sort |
Relatório de Estágio de Beatriz Maria Vieira da Silva Salgueiro |
author |
Salgueiro, Beatriz Maria Vieira da Silva |
author_facet |
Salgueiro, Beatriz Maria Vieira da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marta, Maria Margarida Campos Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves Graça, Vânia Gabriela Dias Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salgueiro, Beatriz Maria Vieira da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática educativa supervisionada Metodologia de investigação-ação Trabalho colaborativo Criança Formação docente contínua Supervised educational practice Action-research methodology Cooperative work Child Continuous teacher education Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática educativa supervisionada Metodologia de investigação-ação Trabalho colaborativo Criança Formação docente contínua Supervised educational practice Action-research methodology Cooperative work Child Continuous teacher education Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada integrada no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Porto. Desta forma, pretende espelhar um olhar reflexivo sobre todo o percurso de aprendizagem construído e o seu impacto no desenvolvimento pessoal e profissional, necessário à obtenção do grau de mestre nas duas valências. Desta forma, é salientado o papel fulcral das diferentes fases que compõem a Metodologia de lnvestigação-Ação adotada - observação, planificação, ação e reflexão - que, com o seu caráter cíclico, nortearam a construção das ações pedagógicas desenvolvidas e, consequentemente, a organização do documento vigente, numa articulação contínua com saberes teóricos e práticos. É evidenciado, do mesmo modo, a importância do trabalho colaborativo concretizado entre todos os intervenientes - par pedagógico, supervisoras institucionais, orientadoras cooperantes, crianças e demais intervenientes - e a sua repercussão no desenvolvimento de práticas educativas mais colaborativas. Procurou-se, por isso, desenvolver práticas educativas transformadoras que fossem ao encontro das necessidades, interesses e dificuldades das crianças, numa visão construtivista da criança, com vista ao seu desenvolvimento holístico e à construção de aprendizagens verdadeiramente significativas e contextualizadas. Assim, importa realçar que o presente documento representa uma pequena porção de uma longa caminhada que foi a PES, procurando não só refletir sobre esta, mas perspetivando uma formação docente contínua, cuja atualização deverá permanecer constante e ininterrupta, uma vez que a identidade profissional docente se constrói permanentemente em interação com os que contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022 2022-01-01T00:00:00Z 2024-03-05T15:09:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/25131 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/25131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137788622274560 |