Relatório de Estágio de Beatriz Maria Vieira da Silva Salgueiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgueiro, Beatriz Maria Vieira da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/25131
Resumo: O presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada integrada no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Porto. Desta forma, pretende espelhar um olhar reflexivo sobre todo o percurso de aprendizagem construído e o seu impacto no desenvolvimento pessoal e profissional, necessário à obtenção do grau de mestre nas duas valências. Desta forma, é salientado o papel fulcral das diferentes fases que compõem a Metodologia de lnvestigação-Ação adotada - observação, planificação, ação e reflexão - que, com o seu caráter cíclico, nortearam a construção das ações pedagógicas desenvolvidas e, consequentemente, a organização do documento vigente, numa articulação contínua com saberes teóricos e práticos. É evidenciado, do mesmo modo, a importância do trabalho colaborativo concretizado entre todos os intervenientes - par pedagógico, supervisoras institucionais, orientadoras cooperantes, crianças e demais intervenientes - e a sua repercussão no desenvolvimento de práticas educativas mais colaborativas. Procurou-se, por isso, desenvolver práticas educativas transformadoras que fossem ao encontro das necessidades, interesses e dificuldades das crianças, numa visão construtivista da criança, com vista ao seu desenvolvimento holístico e à construção de aprendizagens verdadeiramente significativas e contextualizadas. Assim, importa realçar que o presente documento representa uma pequena porção de uma longa caminhada que foi a PES, procurando não só refletir sobre esta, mas perspetivando uma formação docente contínua, cuja atualização deverá permanecer constante e ininterrupta, uma vez que a identidade profissional docente se constrói permanentemente em interação com os que contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional.
id RCAP_e0d2c6b328d8724fa9a03d8b9787c3bf
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/25131
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio de Beatriz Maria Vieira da Silva SalgueiroPrática educativa supervisionadaMetodologia de investigação-açãoTrabalho colaborativoCriançaFormação docente contínuaSupervised educational practiceAction-research methodologyCooperative workChildContinuous teacher educationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada integrada no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Porto. Desta forma, pretende espelhar um olhar reflexivo sobre todo o percurso de aprendizagem construído e o seu impacto no desenvolvimento pessoal e profissional, necessário à obtenção do grau de mestre nas duas valências. Desta forma, é salientado o papel fulcral das diferentes fases que compõem a Metodologia de lnvestigação-Ação adotada - observação, planificação, ação e reflexão - que, com o seu caráter cíclico, nortearam a construção das ações pedagógicas desenvolvidas e, consequentemente, a organização do documento vigente, numa articulação contínua com saberes teóricos e práticos. É evidenciado, do mesmo modo, a importância do trabalho colaborativo concretizado entre todos os intervenientes - par pedagógico, supervisoras institucionais, orientadoras cooperantes, crianças e demais intervenientes - e a sua repercussão no desenvolvimento de práticas educativas mais colaborativas. Procurou-se, por isso, desenvolver práticas educativas transformadoras que fossem ao encontro das necessidades, interesses e dificuldades das crianças, numa visão construtivista da criança, com vista ao seu desenvolvimento holístico e à construção de aprendizagens verdadeiramente significativas e contextualizadas. Assim, importa realçar que o presente documento representa uma pequena porção de uma longa caminhada que foi a PES, procurando não só refletir sobre esta, mas perspetivando uma formação docente contínua, cuja atualização deverá permanecer constante e ininterrupta, uma vez que a identidade profissional docente se constrói permanentemente em interação com os que contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional.This internship report is part of the Supervised Educational Practice curricular unit integrated in the study plan of the 2nd year of the Master's Degree in Pre-school Education and Primary School Teaching, of the School of Education of Porto. ln this way, it attempts to mirrar a reflective look over the entire learning path built and its impact on personal and professional development, necessary to obtain the master's degree in both valences. Therefore, the key role of the different phases that make up the adopted Action-Research Methodology - observation, planning, action and reflection - is highlighted. Their cyclical nature guided the construction ofthe developed pedagogical actions and, consequently, the organization of the current document, in a continuous articulation with theoretical and practical knowledge. The importance of the collaborative work carried out among ali the intervening parties is also highlighted - pedagogical pair, institutional supervisors, cooperating supervisors, children and other intervening parties - and its repercussion on the development of more collaborative educational practices. We tried, for that reason, to develop transformative educational practices that would meet the children's needs, interests and difficulties, within a constructivist view of the child, with a view to the child's holistic development and the construction of truly significant and contextualized learning. So, it is important to emphasize that the present document represents a small portion of a long journey that was the PES, seeking not only to reflect on it, but ais o to perspective a continuous teacher training, which updating should remain constant and uninterrupted, since the professional teacher identity is built permanently in interaction with those who contribute to personal and professional development.Marta, Maria Margarida CamposQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves AlvesGraça, Vânia Gabriela DiasRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSalgueiro, Beatriz Maria Vieira da Silva2024-03-05T15:09:54Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/25131porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-13T01:48:33Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/25131Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:27.960638Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio de Beatriz Maria Vieira da Silva Salgueiro
title Relatório de Estágio de Beatriz Maria Vieira da Silva Salgueiro
spellingShingle Relatório de Estágio de Beatriz Maria Vieira da Silva Salgueiro
Salgueiro, Beatriz Maria Vieira da Silva
Prática educativa supervisionada
Metodologia de investigação-ação
Trabalho colaborativo
Criança
Formação docente contínua
Supervised educational practice
Action-research methodology
Cooperative work
Child
Continuous teacher education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio de Beatriz Maria Vieira da Silva Salgueiro
title_full Relatório de Estágio de Beatriz Maria Vieira da Silva Salgueiro
title_fullStr Relatório de Estágio de Beatriz Maria Vieira da Silva Salgueiro
title_full_unstemmed Relatório de Estágio de Beatriz Maria Vieira da Silva Salgueiro
title_sort Relatório de Estágio de Beatriz Maria Vieira da Silva Salgueiro
author Salgueiro, Beatriz Maria Vieira da Silva
author_facet Salgueiro, Beatriz Maria Vieira da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marta, Maria Margarida Campos
Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves
Graça, Vânia Gabriela Dias
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Salgueiro, Beatriz Maria Vieira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Prática educativa supervisionada
Metodologia de investigação-ação
Trabalho colaborativo
Criança
Formação docente contínua
Supervised educational practice
Action-research methodology
Cooperative work
Child
Continuous teacher education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática educativa supervisionada
Metodologia de investigação-ação
Trabalho colaborativo
Criança
Formação docente contínua
Supervised educational practice
Action-research methodology
Cooperative work
Child
Continuous teacher education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada integrada no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Porto. Desta forma, pretende espelhar um olhar reflexivo sobre todo o percurso de aprendizagem construído e o seu impacto no desenvolvimento pessoal e profissional, necessário à obtenção do grau de mestre nas duas valências. Desta forma, é salientado o papel fulcral das diferentes fases que compõem a Metodologia de lnvestigação-Ação adotada - observação, planificação, ação e reflexão - que, com o seu caráter cíclico, nortearam a construção das ações pedagógicas desenvolvidas e, consequentemente, a organização do documento vigente, numa articulação contínua com saberes teóricos e práticos. É evidenciado, do mesmo modo, a importância do trabalho colaborativo concretizado entre todos os intervenientes - par pedagógico, supervisoras institucionais, orientadoras cooperantes, crianças e demais intervenientes - e a sua repercussão no desenvolvimento de práticas educativas mais colaborativas. Procurou-se, por isso, desenvolver práticas educativas transformadoras que fossem ao encontro das necessidades, interesses e dificuldades das crianças, numa visão construtivista da criança, com vista ao seu desenvolvimento holístico e à construção de aprendizagens verdadeiramente significativas e contextualizadas. Assim, importa realçar que o presente documento representa uma pequena porção de uma longa caminhada que foi a PES, procurando não só refletir sobre esta, mas perspetivando uma formação docente contínua, cuja atualização deverá permanecer constante e ininterrupta, uma vez que a identidade profissional docente se constrói permanentemente em interação com os que contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022
2022-01-01T00:00:00Z
2024-03-05T15:09:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/25131
url http://hdl.handle.net/10400.22/25131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137788622274560