Identidade profissional dos professores do 1º CEB: uma identidade em crise.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Madalena da Graça Pereira Rodrigues dos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/230
Resumo: Nenhum
id RCAP_e14cbcf8c29ddce53092766cfcf5fadf
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/230
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Identidade profissional dos professores do 1º CEB: uma identidade em crise.Profissão docenteIdentidade pessoal e profissionalProfessores do 1º CEBTMENenhumNo âmbito dos estudos realizados com professores, a crise de identidade profissional é um problema actual que tem suscitado investigações em diversos países. Este problema afecta muitos professores e comporta varias implicações negativas, nomeadamente sobre a qualidade do ensino, pelo que convém ser investigado na perspectiva de serem encontradas possíveis hipóteses de intervenção que possam contribuir para o equilíbrio e a busca de uma nova identidade profissional. Alguns estudos têm permitido identificar os factores que estão na base da crise de identidade profissional, contribuindo para a compreensão deste fenómeno e para a formulação de algumas propostas que podem conduzir à edificação de uma nova identidade profissional. Em Portugal temos assistido nos últimos anos a mudanças a todos os níveis (politico, social, económico) que afectam a sociedade em geral e o sistema educativo em particular. A reforma Educativa dos anos 90 bem como as novas exigências sociais e educativas, transferiram para a escola funções que outrora eram assumidas por outras instâncias, tais como a família, exigindo novas funções e destabilizando o exercício profissional dos professores. Além disso, estes profissionais têm vindo a deparar-se com falta de condições de trabalho e com a degradação do estatuto sócio-profissional. De salientar que todas estas exigências nunca se fizeram acompanhar de melhorias na profissão. Apesar das sucessivas actualizações e da formação que lhes tem vindo a ser proporcionada, é impossível dar resposta às variadíssimas solicitações. Em consequência, os professores emergem numa profunda crise de identidade, conduzindo estes profissionais da educação a sentimentos de resistência às mudanças, à desmoralização e sentimentos de impotência.Orientação: Prof. Doutor João Paulo Ferreira Delgado2013-08-14T18:01:07Z2009-06-12T15:10:19Z2009-06-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAnjos, G. P. R. (2007). Identidade profissional dos professores do 1º CEB: uma identidade em crise [Dissertação de mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/230http://hdl.handle.net/11328/230Anjos, G. P. R. (2007). Identidade profissional dos professores do 1º CEB: uma identidade em crise [Dissertação de mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/230http://hdl.handle.net/11328/230porCota: TME 357Anjos, Madalena da Graça Pereira Rodrigues dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:10:13Zoai:repositorio.upt.pt:11328/230Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:40:42.396565Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Identidade profissional dos professores do 1º CEB: uma identidade em crise.
title Identidade profissional dos professores do 1º CEB: uma identidade em crise.
spellingShingle Identidade profissional dos professores do 1º CEB: uma identidade em crise.
Anjos, Madalena da Graça Pereira Rodrigues dos
Profissão docente
Identidade pessoal e profissional
Professores do 1º CEB
TME
title_short Identidade profissional dos professores do 1º CEB: uma identidade em crise.
title_full Identidade profissional dos professores do 1º CEB: uma identidade em crise.
title_fullStr Identidade profissional dos professores do 1º CEB: uma identidade em crise.
title_full_unstemmed Identidade profissional dos professores do 1º CEB: uma identidade em crise.
title_sort Identidade profissional dos professores do 1º CEB: uma identidade em crise.
author Anjos, Madalena da Graça Pereira Rodrigues dos
author_facet Anjos, Madalena da Graça Pereira Rodrigues dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos, Madalena da Graça Pereira Rodrigues dos
dc.subject.por.fl_str_mv Profissão docente
Identidade pessoal e profissional
Professores do 1º CEB
TME
topic Profissão docente
Identidade pessoal e profissional
Professores do 1º CEB
TME
description Nenhum
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-12T15:10:19Z
2009-06-12
2013-08-14T18:01:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Anjos, G. P. R. (2007). Identidade profissional dos professores do 1º CEB: uma identidade em crise [Dissertação de mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/230
http://hdl.handle.net/11328/230
Anjos, G. P. R. (2007). Identidade profissional dos professores do 1º CEB: uma identidade em crise [Dissertação de mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/230
http://hdl.handle.net/11328/230
identifier_str_mv Anjos, G. P. R. (2007). Identidade profissional dos professores do 1º CEB: uma identidade em crise [Dissertação de mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/230
url http://hdl.handle.net/11328/230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TME 357
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134969458589696