Percepções dos psicopedagogos clínicos relativas aos casos de dificuldades de aprendizagem escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Aline Paiva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6282
Resumo: O estudo tem como preocupação central investigar quais as percepções dos Psicopedagogos Clínicos de São Luís no estado do Maranhão em relação aos casos das dificuldades de aprendizagem escolar, descrevendo e analisando as concepções e opiniões dos profissionais da Psicopedagogia Clínica acerca dos motivos pelos quais o indivíduo possui estas dificuldades. Para tanto, foram selecionadas 13 (treze) psicopedagogas do município de São Luís, no estado do Maranhão, sendo que apenas 10 (dez) foram entrevistadas. A pesquisa apresenta caráter investigativo, com uma abordagem descritiva qualitativa, na busca por respostas em torno do objeto pesquisado. A coleta de dados foi feita através de entrevistas semiestruturada, das quais foram elaboradas 13 (treze) perguntas comuns a todos os participantes. O presente estudo buscou referências em teóricos da Psicopedagogia como Visca (1987, 1991, 1996, 1998), Fonseca (1995), Fernandez (1990, 2001), Bossa (1994, 2000a, 2000b), Paín (1985, 1992, 1998), além dos educadores Piaget (1973, 1998) e Vygotsky (1989), entre outros renomados teóricos da área Psicopedagógica e da Educação e a partir das concepções destes pôde-se compreender de que forma a Psicopedagogia Clínica está contribuindo como agente transformador das dificuldades de aprendizagem no âmbito escolar, como um importante auxílio para estas instituições, além de mostrar que em muitos casos considerados como distúrbios de aprendizagem, são na maioria das vezes dificuldades escolares reativas. A pesquisa aponta sugestões para profissionais da área e para a equipe multidisciplinar que atua em conjunto com as psicopedagogas.
id RCAP_e17573fd281cab17fe99bc116a45497d
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6282
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percepções dos psicopedagogos clínicos relativas aos casos de dificuldades de aprendizagem escolarMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISEDUCAÇÃO INCLUSIVADIFICULDADES DE APRENDIZAGEMPSICOPEDAGOGIAESTUDOS DE CASOBRASILEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSINCLUSIVE EDUCATIONLEARNING DISABILITIESPSYCHOPEDAGOGYCASE STUDIESBRAZILO estudo tem como preocupação central investigar quais as percepções dos Psicopedagogos Clínicos de São Luís no estado do Maranhão em relação aos casos das dificuldades de aprendizagem escolar, descrevendo e analisando as concepções e opiniões dos profissionais da Psicopedagogia Clínica acerca dos motivos pelos quais o indivíduo possui estas dificuldades. Para tanto, foram selecionadas 13 (treze) psicopedagogas do município de São Luís, no estado do Maranhão, sendo que apenas 10 (dez) foram entrevistadas. A pesquisa apresenta caráter investigativo, com uma abordagem descritiva qualitativa, na busca por respostas em torno do objeto pesquisado. A coleta de dados foi feita através de entrevistas semiestruturada, das quais foram elaboradas 13 (treze) perguntas comuns a todos os participantes. O presente estudo buscou referências em teóricos da Psicopedagogia como Visca (1987, 1991, 1996, 1998), Fonseca (1995), Fernandez (1990, 2001), Bossa (1994, 2000a, 2000b), Paín (1985, 1992, 1998), além dos educadores Piaget (1973, 1998) e Vygotsky (1989), entre outros renomados teóricos da área Psicopedagógica e da Educação e a partir das concepções destes pôde-se compreender de que forma a Psicopedagogia Clínica está contribuindo como agente transformador das dificuldades de aprendizagem no âmbito escolar, como um importante auxílio para estas instituições, além de mostrar que em muitos casos considerados como distúrbios de aprendizagem, são na maioria das vezes dificuldades escolares reativas. A pesquisa aponta sugestões para profissionais da área e para a equipe multidisciplinar que atua em conjunto com as psicopedagogas.The study has as its central concern investigate the perceptions of the St. Louis Clinical educational psychologists in the state of Maranhão in relation to cases of difficulty in school learning by describing and analyzing the views and opinions of the Psychology Clinic professionals about the reasons for which the individual has these difficulties. Thus, we selected thirteen (13) psicopedagogas of São Luís, Maranhão state and only ten (10) were interviewed. The research presents investigative character, with a qualitative descriptive approach in the search for answers about the researched object. Data collection was made through semi-structured interviews. For data analysis were prepared thirteen (13) common questions to all participants. This study aimed references theorists Psychology as Visca (1987, 1991, 1996, 1998), Fonseca (1995), Fernandez (1990, 2001), Bossa (1994, 2000a, 2000b), Paín (1985, 1992, 1998), in addition to educators Piaget (1973, 1998) and Vygotsky (1989), among other renowned theoreticians of Psycho area and Education and from the conceptions these could be understood how the Psychology Clinic is contributing as an agent of learning disabilities in schools as an important aid to these institutions, and show that in many cases regarded as learning disorders, are most often reactive learning difficulties. The research points suggestions for professionals and the multidisciplinary team that works with the psicopedagogas.2015-04-28T12:17:58Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6282TID:201251990porPacheco, Aline Paivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:46Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6282Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:26.991288Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percepções dos psicopedagogos clínicos relativas aos casos de dificuldades de aprendizagem escolar
title Percepções dos psicopedagogos clínicos relativas aos casos de dificuldades de aprendizagem escolar
spellingShingle Percepções dos psicopedagogos clínicos relativas aos casos de dificuldades de aprendizagem escolar
Pacheco, Aline Paiva
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
PSICOPEDAGOGIA
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
INCLUSIVE EDUCATION
LEARNING DISABILITIES
PSYCHOPEDAGOGY
CASE STUDIES
BRAZIL
title_short Percepções dos psicopedagogos clínicos relativas aos casos de dificuldades de aprendizagem escolar
title_full Percepções dos psicopedagogos clínicos relativas aos casos de dificuldades de aprendizagem escolar
title_fullStr Percepções dos psicopedagogos clínicos relativas aos casos de dificuldades de aprendizagem escolar
title_full_unstemmed Percepções dos psicopedagogos clínicos relativas aos casos de dificuldades de aprendizagem escolar
title_sort Percepções dos psicopedagogos clínicos relativas aos casos de dificuldades de aprendizagem escolar
author Pacheco, Aline Paiva
author_facet Pacheco, Aline Paiva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Aline Paiva
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
PSICOPEDAGOGIA
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
INCLUSIVE EDUCATION
LEARNING DISABILITIES
PSYCHOPEDAGOGY
CASE STUDIES
BRAZIL
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
PSICOPEDAGOGIA
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
INCLUSIVE EDUCATION
LEARNING DISABILITIES
PSYCHOPEDAGOGY
CASE STUDIES
BRAZIL
description O estudo tem como preocupação central investigar quais as percepções dos Psicopedagogos Clínicos de São Luís no estado do Maranhão em relação aos casos das dificuldades de aprendizagem escolar, descrevendo e analisando as concepções e opiniões dos profissionais da Psicopedagogia Clínica acerca dos motivos pelos quais o indivíduo possui estas dificuldades. Para tanto, foram selecionadas 13 (treze) psicopedagogas do município de São Luís, no estado do Maranhão, sendo que apenas 10 (dez) foram entrevistadas. A pesquisa apresenta caráter investigativo, com uma abordagem descritiva qualitativa, na busca por respostas em torno do objeto pesquisado. A coleta de dados foi feita através de entrevistas semiestruturada, das quais foram elaboradas 13 (treze) perguntas comuns a todos os participantes. O presente estudo buscou referências em teóricos da Psicopedagogia como Visca (1987, 1991, 1996, 1998), Fonseca (1995), Fernandez (1990, 2001), Bossa (1994, 2000a, 2000b), Paín (1985, 1992, 1998), além dos educadores Piaget (1973, 1998) e Vygotsky (1989), entre outros renomados teóricos da área Psicopedagógica e da Educação e a partir das concepções destes pôde-se compreender de que forma a Psicopedagogia Clínica está contribuindo como agente transformador das dificuldades de aprendizagem no âmbito escolar, como um importante auxílio para estas instituições, além de mostrar que em muitos casos considerados como distúrbios de aprendizagem, são na maioria das vezes dificuldades escolares reativas. A pesquisa aponta sugestões para profissionais da área e para a equipe multidisciplinar que atua em conjunto com as psicopedagogas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-28T12:17:58Z
2015-01-01T00:00:00Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6282
TID:201251990
url http://hdl.handle.net/10437/6282
identifier_str_mv TID:201251990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131271342850048