Percepções dos psicopedagogos clínicos relativas aos casos de dificuldades de aprendizagem escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/6282 |
Resumo: | O estudo tem como preocupação central investigar quais as percepções dos Psicopedagogos Clínicos de São Luís no estado do Maranhão em relação aos casos das dificuldades de aprendizagem escolar, descrevendo e analisando as concepções e opiniões dos profissionais da Psicopedagogia Clínica acerca dos motivos pelos quais o indivíduo possui estas dificuldades. Para tanto, foram selecionadas 13 (treze) psicopedagogas do município de São Luís, no estado do Maranhão, sendo que apenas 10 (dez) foram entrevistadas. A pesquisa apresenta caráter investigativo, com uma abordagem descritiva qualitativa, na busca por respostas em torno do objeto pesquisado. A coleta de dados foi feita através de entrevistas semiestruturada, das quais foram elaboradas 13 (treze) perguntas comuns a todos os participantes. O presente estudo buscou referências em teóricos da Psicopedagogia como Visca (1987, 1991, 1996, 1998), Fonseca (1995), Fernandez (1990, 2001), Bossa (1994, 2000a, 2000b), Paín (1985, 1992, 1998), além dos educadores Piaget (1973, 1998) e Vygotsky (1989), entre outros renomados teóricos da área Psicopedagógica e da Educação e a partir das concepções destes pôde-se compreender de que forma a Psicopedagogia Clínica está contribuindo como agente transformador das dificuldades de aprendizagem no âmbito escolar, como um importante auxílio para estas instituições, além de mostrar que em muitos casos considerados como distúrbios de aprendizagem, são na maioria das vezes dificuldades escolares reativas. A pesquisa aponta sugestões para profissionais da área e para a equipe multidisciplinar que atua em conjunto com as psicopedagogas. |
id |
RCAP_e17573fd281cab17fe99bc116a45497d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6282 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Percepções dos psicopedagogos clínicos relativas aos casos de dificuldades de aprendizagem escolarMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISEDUCAÇÃO INCLUSIVADIFICULDADES DE APRENDIZAGEMPSICOPEDAGOGIAESTUDOS DE CASOBRASILEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSINCLUSIVE EDUCATIONLEARNING DISABILITIESPSYCHOPEDAGOGYCASE STUDIESBRAZILO estudo tem como preocupação central investigar quais as percepções dos Psicopedagogos Clínicos de São Luís no estado do Maranhão em relação aos casos das dificuldades de aprendizagem escolar, descrevendo e analisando as concepções e opiniões dos profissionais da Psicopedagogia Clínica acerca dos motivos pelos quais o indivíduo possui estas dificuldades. Para tanto, foram selecionadas 13 (treze) psicopedagogas do município de São Luís, no estado do Maranhão, sendo que apenas 10 (dez) foram entrevistadas. A pesquisa apresenta caráter investigativo, com uma abordagem descritiva qualitativa, na busca por respostas em torno do objeto pesquisado. A coleta de dados foi feita através de entrevistas semiestruturada, das quais foram elaboradas 13 (treze) perguntas comuns a todos os participantes. O presente estudo buscou referências em teóricos da Psicopedagogia como Visca (1987, 1991, 1996, 1998), Fonseca (1995), Fernandez (1990, 2001), Bossa (1994, 2000a, 2000b), Paín (1985, 1992, 1998), além dos educadores Piaget (1973, 1998) e Vygotsky (1989), entre outros renomados teóricos da área Psicopedagógica e da Educação e a partir das concepções destes pôde-se compreender de que forma a Psicopedagogia Clínica está contribuindo como agente transformador das dificuldades de aprendizagem no âmbito escolar, como um importante auxílio para estas instituições, além de mostrar que em muitos casos considerados como distúrbios de aprendizagem, são na maioria das vezes dificuldades escolares reativas. A pesquisa aponta sugestões para profissionais da área e para a equipe multidisciplinar que atua em conjunto com as psicopedagogas.The study has as its central concern investigate the perceptions of the St. Louis Clinical educational psychologists in the state of Maranhão in relation to cases of difficulty in school learning by describing and analyzing the views and opinions of the Psychology Clinic professionals about the reasons for which the individual has these difficulties. Thus, we selected thirteen (13) psicopedagogas of São Luís, Maranhão state and only ten (10) were interviewed. The research presents investigative character, with a qualitative descriptive approach in the search for answers about the researched object. Data collection was made through semi-structured interviews. For data analysis were prepared thirteen (13) common questions to all participants. This study aimed references theorists Psychology as Visca (1987, 1991, 1996, 1998), Fonseca (1995), Fernandez (1990, 2001), Bossa (1994, 2000a, 2000b), Paín (1985, 1992, 1998), in addition to educators Piaget (1973, 1998) and Vygotsky (1989), among other renowned theoreticians of Psycho area and Education and from the conceptions these could be understood how the Psychology Clinic is contributing as an agent of learning disabilities in schools as an important aid to these institutions, and show that in many cases regarded as learning disorders, are most often reactive learning difficulties. The research points suggestions for professionals and the multidisciplinary team that works with the psicopedagogas.2015-04-28T12:17:58Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6282TID:201251990porPacheco, Aline Paivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:46Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6282Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:26.991288Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções dos psicopedagogos clínicos relativas aos casos de dificuldades de aprendizagem escolar |
title |
Percepções dos psicopedagogos clínicos relativas aos casos de dificuldades de aprendizagem escolar |
spellingShingle |
Percepções dos psicopedagogos clínicos relativas aos casos de dificuldades de aprendizagem escolar Pacheco, Aline Paiva MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS EDUCAÇÃO INCLUSIVA DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM PSICOPEDAGOGIA ESTUDOS DE CASO BRASIL EDUCATION SPECIAL EDUCATION SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS INCLUSIVE EDUCATION LEARNING DISABILITIES PSYCHOPEDAGOGY CASE STUDIES BRAZIL |
title_short |
Percepções dos psicopedagogos clínicos relativas aos casos de dificuldades de aprendizagem escolar |
title_full |
Percepções dos psicopedagogos clínicos relativas aos casos de dificuldades de aprendizagem escolar |
title_fullStr |
Percepções dos psicopedagogos clínicos relativas aos casos de dificuldades de aprendizagem escolar |
title_full_unstemmed |
Percepções dos psicopedagogos clínicos relativas aos casos de dificuldades de aprendizagem escolar |
title_sort |
Percepções dos psicopedagogos clínicos relativas aos casos de dificuldades de aprendizagem escolar |
author |
Pacheco, Aline Paiva |
author_facet |
Pacheco, Aline Paiva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, Aline Paiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS EDUCAÇÃO INCLUSIVA DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM PSICOPEDAGOGIA ESTUDOS DE CASO BRASIL EDUCATION SPECIAL EDUCATION SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS INCLUSIVE EDUCATION LEARNING DISABILITIES PSYCHOPEDAGOGY CASE STUDIES BRAZIL |
topic |
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS EDUCAÇÃO INCLUSIVA DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM PSICOPEDAGOGIA ESTUDOS DE CASO BRASIL EDUCATION SPECIAL EDUCATION SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS INCLUSIVE EDUCATION LEARNING DISABILITIES PSYCHOPEDAGOGY CASE STUDIES BRAZIL |
description |
O estudo tem como preocupação central investigar quais as percepções dos Psicopedagogos Clínicos de São Luís no estado do Maranhão em relação aos casos das dificuldades de aprendizagem escolar, descrevendo e analisando as concepções e opiniões dos profissionais da Psicopedagogia Clínica acerca dos motivos pelos quais o indivíduo possui estas dificuldades. Para tanto, foram selecionadas 13 (treze) psicopedagogas do município de São Luís, no estado do Maranhão, sendo que apenas 10 (dez) foram entrevistadas. A pesquisa apresenta caráter investigativo, com uma abordagem descritiva qualitativa, na busca por respostas em torno do objeto pesquisado. A coleta de dados foi feita através de entrevistas semiestruturada, das quais foram elaboradas 13 (treze) perguntas comuns a todos os participantes. O presente estudo buscou referências em teóricos da Psicopedagogia como Visca (1987, 1991, 1996, 1998), Fonseca (1995), Fernandez (1990, 2001), Bossa (1994, 2000a, 2000b), Paín (1985, 1992, 1998), além dos educadores Piaget (1973, 1998) e Vygotsky (1989), entre outros renomados teóricos da área Psicopedagógica e da Educação e a partir das concepções destes pôde-se compreender de que forma a Psicopedagogia Clínica está contribuindo como agente transformador das dificuldades de aprendizagem no âmbito escolar, como um importante auxílio para estas instituições, além de mostrar que em muitos casos considerados como distúrbios de aprendizagem, são na maioria das vezes dificuldades escolares reativas. A pesquisa aponta sugestões para profissionais da área e para a equipe multidisciplinar que atua em conjunto com as psicopedagogas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-28T12:17:58Z 2015-01-01T00:00:00Z 2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/6282 TID:201251990 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/6282 |
identifier_str_mv |
TID:201251990 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131271342850048 |