A Relação entre a Coesão Familiar, o Rendimento Académico, o Autoconceito e o Comportamento Anti-Social na Adolescência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Lília Joana Abreu
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/1445
Resumo: Sabendo que na adolescência, a aquisição da independência e autonomia, impõe um ajuste de sentimentos e comportamentos dos diversos membros da família, procuramos compreender se nesta fase do ciclo vital, o funcionamento familiar – nomeadamente ao nível da coesão familiar - está significativamente associado à adaptação escolar dos adolescentes. A comunidade científica tem evidenciado que níveis equilibrados de coesão familiar - constructo que abarca a ligação emocional, o envolvimento afectivo da família, as alianças pais-filhos e as fronteiras temporais (frequência de interacções) espaciais (preferência por actividades intragrupais) e de tomada de decisões (partilha de interesses e objectivos) - se encontram associados a um melhor rendimento académico, a um autoconceito mais elevado e a uma menor ocorrência de comportamento anti-sociais por parte dos adolescentes. Os resultados obtidos confirmaram que os adolescentes que apresentam representações positivas de si mesmos quanto ao seu desempenho nas disciplinas escolares em geral, provêm de famílias que apresentam uma coesão familiar equilibrada – coesão ligada (p<.05). Este estudo corroborou ainda a relação entre índices de comportamento anti-social mais elevados e níveis desequilibrados de coesão familiar (extremo mínimo de coesão familiar - desmembrada) (p<.001). Todavia, não se registaram diferenças significativas nos níveis de coesão familiar perante o rendimento académico dos adolescentes. Reforça-se a necessidade de mais estudos para compreender a realidade portuguesa e dessa forma promover o desenvolvimento de intervenções eficazes junto das famílias cujos adolescentes apresentam problemas de adaptação escolar.
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