A Música como Meio de Animação Socioeducativa no Contexto Escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/583 |
Resumo: | Este trabalho de investigação averigua em que medida a disciplina de Educação Musical, enquanto meio/técnica de Animação Socioeducativa, em contexto escolar do 2º Ciclo, contribui para a Animação da Comunidade Educativa na Escola EBI/JI Padre Joaquim Flores, numa perspectiva, não somente de educação permanente e inter-espacial, como também de desenvolvimento integral e harmonioso numa dimensão pessoal e social. Deste modo, no marco conceptual teórico, percorremos as subsequentes fases: Revisão bibliográfica sobre a origem e evolução da Animação Sociocultural em Portugal e respectivo código genético; Conceitos de Animação Socioeducativa; Animação na Infância; Pedagogia do Ócio; Educação e Educação Formal, Não Formal e Informal; Contextualização da origem e evolução da Música e sua relação com a Animação Sociocultural; Enquadramento Normativo da Música no Sistema Educativo português; Educação Musical e principais métodos activos emergentes, e, ainda, A Educação Musical e a Animação no contexto escolar. No atinente ao marco conceptual empírico, descrevemos os processos metodológicos e respectivas técnicas, representados por uma metodologia pluralista (qualitativa/quantitativa/qualitativa) que possibilitou o recurso a uma triangulação dos dados obtidos e, consequentemente, uma reflexão e validação dos mesmos. A recolha de dados, utilizada, obedeceu a dois momentos, sendo que no primeiro se realizou um Estudo Exploratório, com uma turma de sexto ano de escolaridade, e, posteriormente, no segundo aplicou-se um Inquérito por Questionário a duas turmas de quinto e a duas de sexto anos de escolaridade da Escola EBI/JI Padre Joaquim Flores, durante o ano lectivo 2009/2010. A Animação Sociocultural estende-se a diferentes âmbitos que emergem da relação de determinadas áreas assentes em técnicas que devem possuir um núcleo base de dimensão social, cultural e educativa. Em contexto escolar, pela sua forma de actuação, esta assume uma vertente de Animação Socioeducativa. A disciplina de Educação Musical manifesta-se, indubitavelmente, um meio/técnica de Animação escolar, pelo recurso a um leque diversificado de actividades lúdicas, que se podem desenvolver independentemente, ou em articulação, com a Educação Formal/Não Formal e Informal. A Animação Sociocultural e a disciplina de Educação Musical, na sua coabitação, contribuem, inequivocamente, para uma comunidade educativa mais activa, participativa e dinâmica, promovendo a criatividade, a iniciativa, a autonomia, o convívio, a socialização e o bem-estar da criança. |
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A Música como Meio de Animação Socioeducativa no Contexto EscolarEste trabalho de investigação averigua em que medida a disciplina de Educação Musical, enquanto meio/técnica de Animação Socioeducativa, em contexto escolar do 2º Ciclo, contribui para a Animação da Comunidade Educativa na Escola EBI/JI Padre Joaquim Flores, numa perspectiva, não somente de educação permanente e inter-espacial, como também de desenvolvimento integral e harmonioso numa dimensão pessoal e social. Deste modo, no marco conceptual teórico, percorremos as subsequentes fases: Revisão bibliográfica sobre a origem e evolução da Animação Sociocultural em Portugal e respectivo código genético; Conceitos de Animação Socioeducativa; Animação na Infância; Pedagogia do Ócio; Educação e Educação Formal, Não Formal e Informal; Contextualização da origem e evolução da Música e sua relação com a Animação Sociocultural; Enquadramento Normativo da Música no Sistema Educativo português; Educação Musical e principais métodos activos emergentes, e, ainda, A Educação Musical e a Animação no contexto escolar. No atinente ao marco conceptual empírico, descrevemos os processos metodológicos e respectivas técnicas, representados por uma metodologia pluralista (qualitativa/quantitativa/qualitativa) que possibilitou o recurso a uma triangulação dos dados obtidos e, consequentemente, uma reflexão e validação dos mesmos. A recolha de dados, utilizada, obedeceu a dois momentos, sendo que no primeiro se realizou um Estudo Exploratório, com uma turma de sexto ano de escolaridade, e, posteriormente, no segundo aplicou-se um Inquérito por Questionário a duas turmas de quinto e a duas de sexto anos de escolaridade da Escola EBI/JI Padre Joaquim Flores, durante o ano lectivo 2009/2010. A Animação Sociocultural estende-se a diferentes âmbitos que emergem da relação de determinadas áreas assentes em técnicas que devem possuir um núcleo base de dimensão social, cultural e educativa. Em contexto escolar, pela sua forma de actuação, esta assume uma vertente de Animação Socioeducativa. A disciplina de Educação Musical manifesta-se, indubitavelmente, um meio/técnica de Animação escolar, pelo recurso a um leque diversificado de actividades lúdicas, que se podem desenvolver independentemente, ou em articulação, com a Educação Formal/Não Formal e Informal. A Animação Sociocultural e a disciplina de Educação Musical, na sua coabitação, contribuem, inequivocamente, para uma comunidade educativa mais activa, participativa e dinâmica, promovendo a criatividade, a iniciativa, a autonomia, o convívio, a socialização e o bem-estar da criança.This work inquires where measured it as well as the subject of Musical Education, while half/technique of Socioeducative Animation, in pertaining to school context of 2nd Cycle, contributes for the Animation of the Educative Community in School EBI/JI Priest Joaquin Flores, in a perspective, not only of permanent and Inter-space education, of integral and harmonious development in a personal and social dimension. In this way, in the theoretical conceptual landmark, we cover the subsequents phases: Bibliographical revision on the origin and evolution of the Sociocultural Animation in Portugal and respective genetic code; Concepts of Socioeducative Animation; Animation in Infancy; Ócio´s pedagogy; Education and Formal, Not Formal and Informal Education; Contextualization of the origin and evolution of Music and its relation with the Sociocultural Animation; Normative framing of Music in the Portuguese Educative System; Musical education and main emergent active methods, and, still, the Musical Education and the Animation in the pertaining to school context. In regards to the empirical conceptual landmark, we describe the methodological processes and respective techniques, represented for a pluralistic methodology (qualitative/quantitative/qualitative) that it made possible the resource to a triangulation of gotten data e, consequently, a reflection and validation of the same ones. The retraction of data, used, obeyed the two moments, being that in the first one if it carried through a Exploratory Study, with a group of the sixth year, and, later, in as an Inquiry for Questionnaire was applied to two groups of fifth year and two groups of sixth year of the School EBI/JI Priest Joaquin Flores, during school year 2009/2010. The Sociocultural Animation extends different scopes to it that emerge of the relation of definitive areas seat in techniques that must possess a nucleus base of social dimension, cultural and educative. In pertaining to school context, for its form of action, this assumes a source of Socioeducative Animation. The Musical Education subject manifests, doubtlessly, a way/technique of pertaining to school Animation, for the resource to a diversified fan of playful activities, that if can develop independently, or in joint, with the Not Formal and Informal Formal Education. The Sociocultural Animation and disciplines it of Musical Education, in its cohabitation, contributes, unequivocally, for a more active community educative, participatory and dynamic, promoting the creativity, the initiative, the autonomy, the conviviality, the socialization and well-being of the child.2011-09-27T09:39:53Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/583porCanto, Carla Cristina Portugal doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:59:09Zoai:repositorio.utad.pt:10348/583Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:56.377690Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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