Análise e avaliação de competências no Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Teresa Maria Pinto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/10679
Resumo: presente estudo aborda a temática das competências a adquirir com a frequência de um curso do ensino superior. Assim, por um lado, pretende-se analisar as competências que as instituições do ensino superior intencionalizam como sendo os resultados de aprendizagem que os seus cursos proporcionam aos estudantes e, por outro lado, pretende-se explorar a percepções dos seus estudantes, não só quanto às competências que eles consideram que o seu curso lhes pretende dar, mas também quanto às competências que eles de facto consideram que têm vindo a adquirir. O estudo empírico terá lugar na Escola Superior de Educação de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa, e focará 3 cursos aí ministrados, nomeadamente: na Licenciatura em Educação Básica e nos seguintes Mestrados: Ensino do 1º e 2º Ciclo e Mestrado Pré-Escolar. O método de recolha de dados que vai ser utilizado é a análise de documentos e questionário, vai ser usada uma metodologia quantitativa.
id RCAP_e1e17140b25c32bdc60b3c1b001d1cdf
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/10679
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise e avaliação de competências no Ensino SuperiorO que diz que se ensina versus o que se acha que se aprendeCompetênciasResultados da aprendizagemEnsino SuperiorCompetências percebidasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopresente estudo aborda a temática das competências a adquirir com a frequência de um curso do ensino superior. Assim, por um lado, pretende-se analisar as competências que as instituições do ensino superior intencionalizam como sendo os resultados de aprendizagem que os seus cursos proporcionam aos estudantes e, por outro lado, pretende-se explorar a percepções dos seus estudantes, não só quanto às competências que eles consideram que o seu curso lhes pretende dar, mas também quanto às competências que eles de facto consideram que têm vindo a adquirir. O estudo empírico terá lugar na Escola Superior de Educação de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa, e focará 3 cursos aí ministrados, nomeadamente: na Licenciatura em Educação Básica e nos seguintes Mestrados: Ensino do 1º e 2º Ciclo e Mestrado Pré-Escolar. O método de recolha de dados que vai ser utilizado é a análise de documentos e questionário, vai ser usada uma metodologia quantitativa.Dias, DianaRepositório ComumMarques, Teresa Maria Pinto2016-01-06T14:53:19Z2015-11-242015-06-152015-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10679TID:201002817pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:13Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10679Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:18:55.740494Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise e avaliação de competências no Ensino Superior
O que diz que se ensina versus o que se acha que se aprende
title Análise e avaliação de competências no Ensino Superior
spellingShingle Análise e avaliação de competências no Ensino Superior
Marques, Teresa Maria Pinto
Competências
Resultados da aprendizagem
Ensino Superior
Competências percebidas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Análise e avaliação de competências no Ensino Superior
title_full Análise e avaliação de competências no Ensino Superior
title_fullStr Análise e avaliação de competências no Ensino Superior
title_full_unstemmed Análise e avaliação de competências no Ensino Superior
title_sort Análise e avaliação de competências no Ensino Superior
author Marques, Teresa Maria Pinto
author_facet Marques, Teresa Maria Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Diana
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Teresa Maria Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Competências
Resultados da aprendizagem
Ensino Superior
Competências percebidas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Competências
Resultados da aprendizagem
Ensino Superior
Competências percebidas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description presente estudo aborda a temática das competências a adquirir com a frequência de um curso do ensino superior. Assim, por um lado, pretende-se analisar as competências que as instituições do ensino superior intencionalizam como sendo os resultados de aprendizagem que os seus cursos proporcionam aos estudantes e, por outro lado, pretende-se explorar a percepções dos seus estudantes, não só quanto às competências que eles consideram que o seu curso lhes pretende dar, mas também quanto às competências que eles de facto consideram que têm vindo a adquirir. O estudo empírico terá lugar na Escola Superior de Educação de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa, e focará 3 cursos aí ministrados, nomeadamente: na Licenciatura em Educação Básica e nos seguintes Mestrados: Ensino do 1º e 2º Ciclo e Mestrado Pré-Escolar. O método de recolha de dados que vai ser utilizado é a análise de documentos e questionário, vai ser usada uma metodologia quantitativa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-24
2015-06-15
2015-11-24T00:00:00Z
2016-01-06T14:53:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/10679
TID:201002817
url http://hdl.handle.net/10400.26/10679
identifier_str_mv TID:201002817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135486474715136