Servi?o Social e Pr?ticas de Interven??o Precoce Centradas na Fam?lia: um desafio colaborativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Eug?nia Maria Fonseca
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Menezes, Manuel (Orientador)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1107
Resumo: A abordagem centrada na fam?lia de Carl Dunst (1985) teve a sua g?nese nas perspetivas de Sameroff & Chandler (1975) e de Urie Brofenbrenner (1979) sobre os sistemas transacional e ecol?gico. A introdu??o de conceitos como Enabling e Empowering Families levou a uma mudan?a de paradigma de interven??o, na medida em que os modelos mais assistencialistas e cl?nicos (centrados exclusivamente na crian?a em risco) perdessem ?terreno? no campo da interven??o. Desta forma, o modelo centrado na fam?lia, que encara a fam?lia como a unidade de presta??o de servi?os e com o objetivo principal de melhorar o bem-estar de toda a unidade familiar, ganhou relev?ncia. Este trabalho surge, assim, com o objetivo de realizar uma auto-reflex?o numa atitude cr?tica enquanto profissional de servi?o social da Associa??o Nacional de Interven??o Precoce, que desenvolve media??o com fam?lias com crian?as dos 0 aos 6 anos expostas a fatores de risco ambiental. Pretende-se ainda efetuar uma revis?o da literatura que apoie esta reflex?o insistindo na abordagem centrada na fam?lia e nos v?rios modelos conceptuais que a sustentam. Na abordagem centrada na fam?lia a responsabilidade profissional, que se pretende num trabalho em equipa de interven??o precoce com funcionamento transdisciplinar, exige um conhecimento t?cnico nos diversos referenciais te?ricos e conceptuais ligados ? interven??o com fam?lias. ?Cada profissional deve considerar com muito cuidado as caracter?sticas ?nicas e as circunst?ncias que rodeiam cada crian?a e a sua fam?lia e decidir o que ? apropriado e eficaz, considerando as especificidades dos contextos. Aqui reside o grande desafio do trabalho em interven??o precoce na inf?ncia: tomar decis?es baseadas no conhecimento das evid?ncias e nas circunst?ncias ?nicas que rodeiam cada crian?a e sua fam?lia, como forma de melhor responder ?s suas necessidades espec?ficas? (Leonor Carvalho, et al., 2016: 31). / The family-centered approach of Carl Dunst (1985) had its genesis in Sameroff & Chandler?s (1975) and Urie Bronfenbrenner?s (1975) perspectives on transactional and ecological systems. The introduction of concepts such as Enabling and Empowering Families led to a paradigm shift in interventions as more caring and clinical models (focusing exclusively on the child at risk) lost ground in the interventions field. Thus, the family-centered model, which views the family as the service delivery unit with the primary objective of improving the well-being of the entire family unit, has gained relevance. As a result, this paper aims to self-reflect in a critical attitude as a social service professional of the National Association of Early Intervention, which develops mediation with families with children from 0 to 6 years exposed to environmental risk. It also intended to carry out a literature review that supports this reflection by insisting on the family-centered approach and the various conceptual models that support it. In the family-centered approach, the professional responsibility, which is intended for early interventions teamwork with transdisciplinary functioning, requires technical knowledge in the various theoretical and conceptual frameworks linked to intervention with families, ?each practitioner must carefully consider the unique characteristics and circumstances surrounding each child and his family and decide what is appropriate and effective considering the specifics of the contexts. Herein lies the great challenge of early childhood intervention work: making decisions based on knowledge of the evidence and the unique circumstances surrounding each child and family as a way of better meeting their specific needs? (Leonor Carvalho et al., 2016: 31).
id RCAP_e1f398333bf322e673e398c6af0a8767
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/1107
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Servi?o Social e Pr?ticas de Interven??o Precoce Centradas na Fam?lia: um desafio colaborativoInterven??o precoce - Early interventionModelo de apoio centrado na fam?lia - Family centered support modelServi?o Social - Social WorkA abordagem centrada na fam?lia de Carl Dunst (1985) teve a sua g?nese nas perspetivas de Sameroff & Chandler (1975) e de Urie Brofenbrenner (1979) sobre os sistemas transacional e ecol?gico. A introdu??o de conceitos como Enabling e Empowering Families levou a uma mudan?a de paradigma de interven??o, na medida em que os modelos mais assistencialistas e cl?nicos (centrados exclusivamente na crian?a em risco) perdessem ?terreno? no campo da interven??o. Desta forma, o modelo centrado na fam?lia, que encara a fam?lia como a unidade de presta??o de servi?os e com o objetivo principal de melhorar o bem-estar de toda a unidade familiar, ganhou relev?ncia. Este trabalho surge, assim, com o objetivo de realizar uma auto-reflex?o numa atitude cr?tica enquanto profissional de servi?o social da Associa??o Nacional de Interven??o Precoce, que desenvolve media??o com fam?lias com crian?as dos 0 aos 6 anos expostas a fatores de risco ambiental. Pretende-se ainda efetuar uma revis?o da literatura que apoie esta reflex?o insistindo na abordagem centrada na fam?lia e nos v?rios modelos conceptuais que a sustentam. Na abordagem centrada na fam?lia a responsabilidade profissional, que se pretende num trabalho em equipa de interven??o precoce com funcionamento transdisciplinar, exige um conhecimento t?cnico nos diversos referenciais te?ricos e conceptuais ligados ? interven??o com fam?lias. ?Cada profissional deve considerar com muito cuidado as caracter?sticas ?nicas e as circunst?ncias que rodeiam cada crian?a e a sua fam?lia e decidir o que ? apropriado e eficaz, considerando as especificidades dos contextos. Aqui reside o grande desafio do trabalho em interven??o precoce na inf?ncia: tomar decis?es baseadas no conhecimento das evid?ncias e nas circunst?ncias ?nicas que rodeiam cada crian?a e sua fam?lia, como forma de melhor responder ?s suas necessidades espec?ficas? (Leonor Carvalho, et al., 2016: 31). / The family-centered approach of Carl Dunst (1985) had its genesis in Sameroff & Chandler?s (1975) and Urie Bronfenbrenner?s (1975) perspectives on transactional and ecological systems. The introduction of concepts such as Enabling and Empowering Families led to a paradigm shift in interventions as more caring and clinical models (focusing exclusively on the child at risk) lost ground in the interventions field. Thus, the family-centered model, which views the family as the service delivery unit with the primary objective of improving the well-being of the entire family unit, has gained relevance. As a result, this paper aims to self-reflect in a critical attitude as a social service professional of the National Association of Early Intervention, which develops mediation with families with children from 0 to 6 years exposed to environmental risk. It also intended to carry out a literature review that supports this reflection by insisting on the family-centered approach and the various conceptual models that support it. In the family-centered approach, the professional responsibility, which is intended for early interventions teamwork with transdisciplinary functioning, requires technical knowledge in the various theoretical and conceptual frameworks linked to intervention with families, ?each practitioner must carefully consider the unique characteristics and circumstances surrounding each child and his family and decide what is appropriate and effective considering the specifics of the contexts. Herein lies the great challenge of early childhood intervention work: making decisions based on knowledge of the evidence and the unique circumstances surrounding each child and family as a way of better meeting their specific needs? (Leonor Carvalho et al., 2016: 31).ISMT2020-02-13T16:25:22Z2020-02-132019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1107TID:202379841porhttp://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1107Ribeiro, Eug?nia Maria FonsecaMenezes, Manuel (Orientador)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:58:11Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/1107Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:54.267429Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Servi?o Social e Pr?ticas de Interven??o Precoce Centradas na Fam?lia: um desafio colaborativo
title Servi?o Social e Pr?ticas de Interven??o Precoce Centradas na Fam?lia: um desafio colaborativo
spellingShingle Servi?o Social e Pr?ticas de Interven??o Precoce Centradas na Fam?lia: um desafio colaborativo
Ribeiro, Eug?nia Maria Fonseca
Interven??o precoce - Early intervention
Modelo de apoio centrado na fam?lia - Family centered support model
Servi?o Social - Social Work
title_short Servi?o Social e Pr?ticas de Interven??o Precoce Centradas na Fam?lia: um desafio colaborativo
title_full Servi?o Social e Pr?ticas de Interven??o Precoce Centradas na Fam?lia: um desafio colaborativo
title_fullStr Servi?o Social e Pr?ticas de Interven??o Precoce Centradas na Fam?lia: um desafio colaborativo
title_full_unstemmed Servi?o Social e Pr?ticas de Interven??o Precoce Centradas na Fam?lia: um desafio colaborativo
title_sort Servi?o Social e Pr?ticas de Interven??o Precoce Centradas na Fam?lia: um desafio colaborativo
author Ribeiro, Eug?nia Maria Fonseca
author_facet Ribeiro, Eug?nia Maria Fonseca
Menezes, Manuel (Orientador)
author_role author
author2 Menezes, Manuel (Orientador)
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Eug?nia Maria Fonseca
Menezes, Manuel (Orientador)
dc.subject.por.fl_str_mv Interven??o precoce - Early intervention
Modelo de apoio centrado na fam?lia - Family centered support model
Servi?o Social - Social Work
topic Interven??o precoce - Early intervention
Modelo de apoio centrado na fam?lia - Family centered support model
Servi?o Social - Social Work
description A abordagem centrada na fam?lia de Carl Dunst (1985) teve a sua g?nese nas perspetivas de Sameroff & Chandler (1975) e de Urie Brofenbrenner (1979) sobre os sistemas transacional e ecol?gico. A introdu??o de conceitos como Enabling e Empowering Families levou a uma mudan?a de paradigma de interven??o, na medida em que os modelos mais assistencialistas e cl?nicos (centrados exclusivamente na crian?a em risco) perdessem ?terreno? no campo da interven??o. Desta forma, o modelo centrado na fam?lia, que encara a fam?lia como a unidade de presta??o de servi?os e com o objetivo principal de melhorar o bem-estar de toda a unidade familiar, ganhou relev?ncia. Este trabalho surge, assim, com o objetivo de realizar uma auto-reflex?o numa atitude cr?tica enquanto profissional de servi?o social da Associa??o Nacional de Interven??o Precoce, que desenvolve media??o com fam?lias com crian?as dos 0 aos 6 anos expostas a fatores de risco ambiental. Pretende-se ainda efetuar uma revis?o da literatura que apoie esta reflex?o insistindo na abordagem centrada na fam?lia e nos v?rios modelos conceptuais que a sustentam. Na abordagem centrada na fam?lia a responsabilidade profissional, que se pretende num trabalho em equipa de interven??o precoce com funcionamento transdisciplinar, exige um conhecimento t?cnico nos diversos referenciais te?ricos e conceptuais ligados ? interven??o com fam?lias. ?Cada profissional deve considerar com muito cuidado as caracter?sticas ?nicas e as circunst?ncias que rodeiam cada crian?a e a sua fam?lia e decidir o que ? apropriado e eficaz, considerando as especificidades dos contextos. Aqui reside o grande desafio do trabalho em interven??o precoce na inf?ncia: tomar decis?es baseadas no conhecimento das evid?ncias e nas circunst?ncias ?nicas que rodeiam cada crian?a e sua fam?lia, como forma de melhor responder ?s suas necessidades espec?ficas? (Leonor Carvalho, et al., 2016: 31). / The family-centered approach of Carl Dunst (1985) had its genesis in Sameroff & Chandler?s (1975) and Urie Bronfenbrenner?s (1975) perspectives on transactional and ecological systems. The introduction of concepts such as Enabling and Empowering Families led to a paradigm shift in interventions as more caring and clinical models (focusing exclusively on the child at risk) lost ground in the interventions field. Thus, the family-centered model, which views the family as the service delivery unit with the primary objective of improving the well-being of the entire family unit, has gained relevance. As a result, this paper aims to self-reflect in a critical attitude as a social service professional of the National Association of Early Intervention, which develops mediation with families with children from 0 to 6 years exposed to environmental risk. It also intended to carry out a literature review that supports this reflection by insisting on the family-centered approach and the various conceptual models that support it. In the family-centered approach, the professional responsibility, which is intended for early interventions teamwork with transdisciplinary functioning, requires technical knowledge in the various theoretical and conceptual frameworks linked to intervention with families, ?each practitioner must carefully consider the unique characteristics and circumstances surrounding each child and his family and decide what is appropriate and effective considering the specifics of the contexts. Herein lies the great challenge of early childhood intervention work: making decisions based on knowledge of the evidence and the unique circumstances surrounding each child and family as a way of better meeting their specific needs? (Leonor Carvalho et al., 2016: 31).
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2020-02-13T16:25:22Z
2020-02-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1107
TID:202379841
url http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1107
identifier_str_mv TID:202379841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1107
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136427055775744