À procura de sentidos : a prática educativa supervisionada como cenário de aprendizagens profissionais para Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jarimba, Carolina dos Santos Soares
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3549
Resumo: Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 16 de Junho de 2015, Universidade dos Açores.
id RCAP_e1f6a8b7ef95101d43df2ddb366b510f
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3549
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling À procura de sentidos : a prática educativa supervisionada como cenário de aprendizagens profissionais para Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-EscolarEducador de InfânciaEnsino Básico (1º Ciclo)Formação de ProfessoresPrática EducativaInitial Teacher TrainingProfessional LearningTeacher TrainingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoMestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 16 de Junho de 2015, Universidade dos Açores.[...]. Este documento, que reúne todo o trabalho desenvolvido durante a frequência do estágio em dois níveis de ensino distintos: a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico, tem como principal propósito analisar e refletir sobre o lugar e o papel desta importante etapa formativa, na aprendizagem profissional dos futuros docentes. A escolha da temática partiu da necessidade de se refletir sobre as nossas experiências de estágio, tendo em conta as aprendizagens por ele proporcionadas e o lugar que o mesmo ocupa na formação inicial de qualquer docente, dos níveis de ensino em causa. Este foi o contexto que serviu de base a toda a reflexão apresentada, que atravessa os diferentes momentos e dinâmicas da ação educativa desenvolvida, tendo em conta as funções que se esperam de um futuro profissional de ensino, no contexto daquelas que serão as suas competências profissionais. [...].ABSTRACT: [...]. This document, which brings together all the work done during the frequency of the stage in two different educational levels: Pre-school Education and the 1st cycle of basic education, whose main purpose is to analyze and reflect on the place and the role of important formative stage in the professional learning of future teachers. The choice of the theme stemmed from the need to reflect on our training experiences, taking into account the learning that he provided and the place it occupies in the initial formation of any teacher, educational levels concerned. This was the context that formed the basis of all the reflection appears, running through the different times and dynamics of developed educational activity, taking into account the functions expected of a professional future of education in the context of those who will be their professional skills. [...].Fialho, Adolfo Fernando da FonteRepositório da Universidade dos AçoresJarimba, Carolina dos Santos Soares2015-12-10T11:18:43Z2015-06-162015-06-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3549201394480porJarimba, Carolina dos Santos Soares. "À procura de sentidos: a prática educativa supervisionada como cenário de aprendizagens profissionais para Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico". 2015. 166 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2015.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:43Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3549Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:12.233846Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv À procura de sentidos : a prática educativa supervisionada como cenário de aprendizagens profissionais para Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title À procura de sentidos : a prática educativa supervisionada como cenário de aprendizagens profissionais para Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle À procura de sentidos : a prática educativa supervisionada como cenário de aprendizagens profissionais para Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Jarimba, Carolina dos Santos Soares
Educação Pré-Escolar
Educador de Infância
Ensino Básico (1º Ciclo)
Formação de Professores
Prática Educativa
Initial Teacher Training
Professional Learning
Teacher Training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short À procura de sentidos : a prática educativa supervisionada como cenário de aprendizagens profissionais para Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full À procura de sentidos : a prática educativa supervisionada como cenário de aprendizagens profissionais para Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr À procura de sentidos : a prática educativa supervisionada como cenário de aprendizagens profissionais para Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed À procura de sentidos : a prática educativa supervisionada como cenário de aprendizagens profissionais para Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort À procura de sentidos : a prática educativa supervisionada como cenário de aprendizagens profissionais para Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Jarimba, Carolina dos Santos Soares
author_facet Jarimba, Carolina dos Santos Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fialho, Adolfo Fernando da Fonte
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Jarimba, Carolina dos Santos Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Educador de Infância
Ensino Básico (1º Ciclo)
Formação de Professores
Prática Educativa
Initial Teacher Training
Professional Learning
Teacher Training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-Escolar
Educador de Infância
Ensino Básico (1º Ciclo)
Formação de Professores
Prática Educativa
Initial Teacher Training
Professional Learning
Teacher Training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 16 de Junho de 2015, Universidade dos Açores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-10T11:18:43Z
2015-06-16
2015-06-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/3549
201394480
url http://hdl.handle.net/10400.3/3549
identifier_str_mv 201394480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Jarimba, Carolina dos Santos Soares. "À procura de sentidos: a prática educativa supervisionada como cenário de aprendizagens profissionais para Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico". 2015. 166 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2015.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130714320404480