O impacto da música no ensino de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Henrique José Vieira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18152
Resumo: O presente estudo, “O impacto da música no Ensino de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico”, foi realizado no âmbito do Relatório Final de Estágio do Mestrado de Ensino em Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo entender o potencial do uso da música como recurso didático no ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Este relatório fundamenta-se em estudos desenvolvidos por diferentes investigadores que defendem que a música é uma ferramenta importante no desenvolvimento integral da criança, visto que a música acompanha o ser humano desde a sua nascença até ao último suspiro. No contexto educativo, é inegável o papel da música face aos múltiplos benefícios que esta possui. O uso da música em contexto didático é uma estratégia útil e eficaz que possibilita a aproximação do professor com os alunos, sendo que o meu estudo se centra no recurso à música no desenvolvimento das seguintes atividades: acolhimento e fecho da aula; motivação; exploração de vocabulário e expressões; controlo comportamental; lengalengas e storytelling. O estudo empírico que se realizou na Prática de Ensino Supervisionada (PES) baseia-se num estudo de natureza etnográfica e com contornos de investigação-ação. Primeiramente, desenvolvemos uma análise documental de planificações, que tivemos oportunidade de implementar no nosso contexto de estágio. Também criámos um questionário e aplicámos o mesmo junto dos professores de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico. Por último, também recolhemos notas de campo sobre os comportamentos dos alunos durante a aplicação das atividades baseadas na canção. Através dos resultados obtidos foi possível obter uma perceção fundamentada acerca da importância da música no contexto didático, sendo possível verificar as áreas que esta influencia e de que forma pode ajudar o aluno no seu desenvolvimento global.
id RCAP_e20c577946b616804a4c06ce7590bba2
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18152
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto da música no ensino de Inglês do 1º Ciclo do Ensino BásicoMúsicaEnfoque Comunicativo ExperiencialDesenvolvimento CognitivoDiferenciação PedagógicaMusicoterapiaMusicExperiential Communicative FocusCognitive DevelopmentPedagogical DifferentiationMusic TherapyDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente estudo, “O impacto da música no Ensino de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico”, foi realizado no âmbito do Relatório Final de Estágio do Mestrado de Ensino em Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo entender o potencial do uso da música como recurso didático no ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Este relatório fundamenta-se em estudos desenvolvidos por diferentes investigadores que defendem que a música é uma ferramenta importante no desenvolvimento integral da criança, visto que a música acompanha o ser humano desde a sua nascença até ao último suspiro. No contexto educativo, é inegável o papel da música face aos múltiplos benefícios que esta possui. O uso da música em contexto didático é uma estratégia útil e eficaz que possibilita a aproximação do professor com os alunos, sendo que o meu estudo se centra no recurso à música no desenvolvimento das seguintes atividades: acolhimento e fecho da aula; motivação; exploração de vocabulário e expressões; controlo comportamental; lengalengas e storytelling. O estudo empírico que se realizou na Prática de Ensino Supervisionada (PES) baseia-se num estudo de natureza etnográfica e com contornos de investigação-ação. Primeiramente, desenvolvemos uma análise documental de planificações, que tivemos oportunidade de implementar no nosso contexto de estágio. Também criámos um questionário e aplicámos o mesmo junto dos professores de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico. Por último, também recolhemos notas de campo sobre os comportamentos dos alunos durante a aplicação das atividades baseadas na canção. Através dos resultados obtidos foi possível obter uma perceção fundamentada acerca da importância da música no contexto didático, sendo possível verificar as áreas que esta influencia e de que forma pode ajudar o aluno no seu desenvolvimento global.The present study “The impact of Music in the Teaching of English in the Elementary School” was carried out with the purpose of the final report of the master’s degree. This study is based on several scholars who defend that Music is an important tool in the integral development of the child, since Music accompanies the human being from his birth to his last breath. In the educational context, the role of music is undeniable in view of the multiple benefits it has. The use of music in a didactic context is a useful and effective strategy that allows the teacher to get closer to the students, and my study focuses on the use of music in the development of the following activities: reception and closing of the class; motivation; exploration of vocabulary and expressions; behavioral control; spiels and storytelling. The empirical study that was carried out in Supervised Teaching Practice (STP) is based on a study of an ethnographic nature and with outlines of action-research. First, we developed a documentary analysis of plans, which we had the opportunity to implement in our internship context. We also created a questionnaire and applied it to English teachers in the 1st Cycle of Basic Education. Finally, we also collect field notes on students' behaviors during the application of song-based activities. With the results obtained, we were able to get a well-founded perception in what concerns the importance of music in a didactic context, as it was possible to verify the areas that influences and how it helps a student’s development.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCruz, Mário Rui Domingues Ferreira daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRibeiro, Henrique José Vieira2021-07-22T13:50:45Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18152TID:202767841porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:09:29Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18152Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:46.107064Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da música no ensino de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
title O impacto da música no ensino de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle O impacto da música no ensino de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
Ribeiro, Henrique José Vieira
Música
Enfoque Comunicativo Experiencial
Desenvolvimento Cognitivo
Diferenciação Pedagógica
Musicoterapia
Music
Experiential Communicative Focus
Cognitive Development
Pedagogical Differentiation
Music Therapy
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O impacto da música no ensino de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full O impacto da música no ensino de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr O impacto da música no ensino de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed O impacto da música no ensino de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort O impacto da música no ensino de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
author Ribeiro, Henrique José Vieira
author_facet Ribeiro, Henrique José Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira da
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Henrique José Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Enfoque Comunicativo Experiencial
Desenvolvimento Cognitivo
Diferenciação Pedagógica
Musicoterapia
Music
Experiential Communicative Focus
Cognitive Development
Pedagogical Differentiation
Music Therapy
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Música
Enfoque Comunicativo Experiencial
Desenvolvimento Cognitivo
Diferenciação Pedagógica
Musicoterapia
Music
Experiential Communicative Focus
Cognitive Development
Pedagogical Differentiation
Music Therapy
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente estudo, “O impacto da música no Ensino de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico”, foi realizado no âmbito do Relatório Final de Estágio do Mestrado de Ensino em Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo entender o potencial do uso da música como recurso didático no ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Este relatório fundamenta-se em estudos desenvolvidos por diferentes investigadores que defendem que a música é uma ferramenta importante no desenvolvimento integral da criança, visto que a música acompanha o ser humano desde a sua nascença até ao último suspiro. No contexto educativo, é inegável o papel da música face aos múltiplos benefícios que esta possui. O uso da música em contexto didático é uma estratégia útil e eficaz que possibilita a aproximação do professor com os alunos, sendo que o meu estudo se centra no recurso à música no desenvolvimento das seguintes atividades: acolhimento e fecho da aula; motivação; exploração de vocabulário e expressões; controlo comportamental; lengalengas e storytelling. O estudo empírico que se realizou na Prática de Ensino Supervisionada (PES) baseia-se num estudo de natureza etnográfica e com contornos de investigação-ação. Primeiramente, desenvolvemos uma análise documental de planificações, que tivemos oportunidade de implementar no nosso contexto de estágio. Também criámos um questionário e aplicámos o mesmo junto dos professores de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico. Por último, também recolhemos notas de campo sobre os comportamentos dos alunos durante a aplicação das atividades baseadas na canção. Através dos resultados obtidos foi possível obter uma perceção fundamentada acerca da importância da música no contexto didático, sendo possível verificar as áreas que esta influencia e de que forma pode ajudar o aluno no seu desenvolvimento global.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-22T13:50:45Z
2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/18152
TID:202767841
url http://hdl.handle.net/10400.22/18152
identifier_str_mv TID:202767841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131467322753024