O impacto da música no ensino de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/18152 |
Resumo: | O presente estudo, “O impacto da música no Ensino de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico”, foi realizado no âmbito do Relatório Final de Estágio do Mestrado de Ensino em Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo entender o potencial do uso da música como recurso didático no ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Este relatório fundamenta-se em estudos desenvolvidos por diferentes investigadores que defendem que a música é uma ferramenta importante no desenvolvimento integral da criança, visto que a música acompanha o ser humano desde a sua nascença até ao último suspiro. No contexto educativo, é inegável o papel da música face aos múltiplos benefícios que esta possui. O uso da música em contexto didático é uma estratégia útil e eficaz que possibilita a aproximação do professor com os alunos, sendo que o meu estudo se centra no recurso à música no desenvolvimento das seguintes atividades: acolhimento e fecho da aula; motivação; exploração de vocabulário e expressões; controlo comportamental; lengalengas e storytelling. O estudo empírico que se realizou na Prática de Ensino Supervisionada (PES) baseia-se num estudo de natureza etnográfica e com contornos de investigação-ação. Primeiramente, desenvolvemos uma análise documental de planificações, que tivemos oportunidade de implementar no nosso contexto de estágio. Também criámos um questionário e aplicámos o mesmo junto dos professores de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico. Por último, também recolhemos notas de campo sobre os comportamentos dos alunos durante a aplicação das atividades baseadas na canção. Através dos resultados obtidos foi possível obter uma perceção fundamentada acerca da importância da música no contexto didático, sendo possível verificar as áreas que esta influencia e de que forma pode ajudar o aluno no seu desenvolvimento global. |
id |
RCAP_e20c577946b616804a4c06ce7590bba2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18152 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O impacto da música no ensino de Inglês do 1º Ciclo do Ensino BásicoMúsicaEnfoque Comunicativo ExperiencialDesenvolvimento CognitivoDiferenciação PedagógicaMusicoterapiaMusicExperiential Communicative FocusCognitive DevelopmentPedagogical DifferentiationMusic TherapyDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente estudo, “O impacto da música no Ensino de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico”, foi realizado no âmbito do Relatório Final de Estágio do Mestrado de Ensino em Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo entender o potencial do uso da música como recurso didático no ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Este relatório fundamenta-se em estudos desenvolvidos por diferentes investigadores que defendem que a música é uma ferramenta importante no desenvolvimento integral da criança, visto que a música acompanha o ser humano desde a sua nascença até ao último suspiro. No contexto educativo, é inegável o papel da música face aos múltiplos benefícios que esta possui. O uso da música em contexto didático é uma estratégia útil e eficaz que possibilita a aproximação do professor com os alunos, sendo que o meu estudo se centra no recurso à música no desenvolvimento das seguintes atividades: acolhimento e fecho da aula; motivação; exploração de vocabulário e expressões; controlo comportamental; lengalengas e storytelling. O estudo empírico que se realizou na Prática de Ensino Supervisionada (PES) baseia-se num estudo de natureza etnográfica e com contornos de investigação-ação. Primeiramente, desenvolvemos uma análise documental de planificações, que tivemos oportunidade de implementar no nosso contexto de estágio. Também criámos um questionário e aplicámos o mesmo junto dos professores de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico. Por último, também recolhemos notas de campo sobre os comportamentos dos alunos durante a aplicação das atividades baseadas na canção. Através dos resultados obtidos foi possível obter uma perceção fundamentada acerca da importância da música no contexto didático, sendo possível verificar as áreas que esta influencia e de que forma pode ajudar o aluno no seu desenvolvimento global.The present study “The impact of Music in the Teaching of English in the Elementary School” was carried out with the purpose of the final report of the master’s degree. This study is based on several scholars who defend that Music is an important tool in the integral development of the child, since Music accompanies the human being from his birth to his last breath. In the educational context, the role of music is undeniable in view of the multiple benefits it has. The use of music in a didactic context is a useful and effective strategy that allows the teacher to get closer to the students, and my study focuses on the use of music in the development of the following activities: reception and closing of the class; motivation; exploration of vocabulary and expressions; behavioral control; spiels and storytelling. The empirical study that was carried out in Supervised Teaching Practice (STP) is based on a study of an ethnographic nature and with outlines of action-research. First, we developed a documentary analysis of plans, which we had the opportunity to implement in our internship context. We also created a questionnaire and applied it to English teachers in the 1st Cycle of Basic Education. Finally, we also collect field notes on students' behaviors during the application of song-based activities. With the results obtained, we were able to get a well-founded perception in what concerns the importance of music in a didactic context, as it was possible to verify the areas that influences and how it helps a student’s development.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCruz, Mário Rui Domingues Ferreira daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRibeiro, Henrique José Vieira2021-07-22T13:50:45Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18152TID:202767841porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:09:29Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18152Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:46.107064Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto da música no ensino de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
O impacto da música no ensino de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
O impacto da música no ensino de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico Ribeiro, Henrique José Vieira Música Enfoque Comunicativo Experiencial Desenvolvimento Cognitivo Diferenciação Pedagógica Musicoterapia Music Experiential Communicative Focus Cognitive Development Pedagogical Differentiation Music Therapy Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O impacto da música no ensino de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
O impacto da música no ensino de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
O impacto da música no ensino de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
O impacto da música no ensino de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
O impacto da música no ensino de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Ribeiro, Henrique José Vieira |
author_facet |
Ribeiro, Henrique José Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira da Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Henrique José Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Enfoque Comunicativo Experiencial Desenvolvimento Cognitivo Diferenciação Pedagógica Musicoterapia Music Experiential Communicative Focus Cognitive Development Pedagogical Differentiation Music Therapy Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Música Enfoque Comunicativo Experiencial Desenvolvimento Cognitivo Diferenciação Pedagógica Musicoterapia Music Experiential Communicative Focus Cognitive Development Pedagogical Differentiation Music Therapy Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente estudo, “O impacto da música no Ensino de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico”, foi realizado no âmbito do Relatório Final de Estágio do Mestrado de Ensino em Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo entender o potencial do uso da música como recurso didático no ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Este relatório fundamenta-se em estudos desenvolvidos por diferentes investigadores que defendem que a música é uma ferramenta importante no desenvolvimento integral da criança, visto que a música acompanha o ser humano desde a sua nascença até ao último suspiro. No contexto educativo, é inegável o papel da música face aos múltiplos benefícios que esta possui. O uso da música em contexto didático é uma estratégia útil e eficaz que possibilita a aproximação do professor com os alunos, sendo que o meu estudo se centra no recurso à música no desenvolvimento das seguintes atividades: acolhimento e fecho da aula; motivação; exploração de vocabulário e expressões; controlo comportamental; lengalengas e storytelling. O estudo empírico que se realizou na Prática de Ensino Supervisionada (PES) baseia-se num estudo de natureza etnográfica e com contornos de investigação-ação. Primeiramente, desenvolvemos uma análise documental de planificações, que tivemos oportunidade de implementar no nosso contexto de estágio. Também criámos um questionário e aplicámos o mesmo junto dos professores de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico. Por último, também recolhemos notas de campo sobre os comportamentos dos alunos durante a aplicação das atividades baseadas na canção. Através dos resultados obtidos foi possível obter uma perceção fundamentada acerca da importância da música no contexto didático, sendo possível verificar as áreas que esta influencia e de que forma pode ajudar o aluno no seu desenvolvimento global. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-22T13:50:45Z 2021 2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/18152 TID:202767841 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/18152 |
identifier_str_mv |
TID:202767841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131467322753024 |