A importância das características sócio-demográficas dos visitantes enquanto determinantes da imagem dos destinos turísticos – o caso do concelho de Aveiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Firmino, Nádia
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Santos, Sandra, Carneiro, Maria João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/39000
Resumo: No âmbito do turismo, a imagem dos destinos tem uma importante influência no comportamento dos consumidores. No entanto, diversos estudos apontam para o facto da imagem que as pessoas possuem dos destinos turísticos poder ser influenciada pelas suas características sócio-demográficas. Este estudo tem como objectivo identificar a imagem que os visitantes do concelho de Aveiro possuem sobre este concelho e verificar se esta imagem está relacionada com as características sócio-demográficas dos visitantes. Os resultados revelam que as pessoas que visitam o concelho têm uma imagem positiva de Aveiro, particularmente em termos de atracções naturais, gastronomia e hospitalidade dos residentes. No entanto, verifica-se que a imagem é influenciada pelas características sócio-demográficas dos visitantes, nomeadamente pela sua idade, género, nível de habilitações literárias e nacionalidade.
id RCAP_e21de4dd7ed7e4c50713e76739128910
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/39000
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância das características sócio-demográficas dos visitantes enquanto determinantes da imagem dos destinos turísticos – o caso do concelho de AveiroImagemDestinos turísticosCaracterísticas sócio-demográficasMarketingNo âmbito do turismo, a imagem dos destinos tem uma importante influência no comportamento dos consumidores. No entanto, diversos estudos apontam para o facto da imagem que as pessoas possuem dos destinos turísticos poder ser influenciada pelas suas características sócio-demográficas. Este estudo tem como objectivo identificar a imagem que os visitantes do concelho de Aveiro possuem sobre este concelho e verificar se esta imagem está relacionada com as características sócio-demográficas dos visitantes. Os resultados revelam que as pessoas que visitam o concelho têm uma imagem positiva de Aveiro, particularmente em termos de atracções naturais, gastronomia e hospitalidade dos residentes. No entanto, verifica-se que a imagem é influenciada pelas características sócio-demográficas dos visitantes, nomeadamente pela sua idade, género, nível de habilitações literárias e nacionalidade.In the context of tourism, the image of the destinations has an important influence in the behaviour of theconsumers. However, several studies show that the image people hold of tourism destinations may be influenced by their socio--demographic characteristics. The objective of this study is to identify the image that the visitors of the municipality of Aveiro holdabout this municipality and to verify if this image is related with the socio-demographic characteristics of the visitors.The results reveal that people who visit the municipality have a positive image of Aveiro, particularly in terms of naturalattractions, gastronomy and hospitality of local people. However, it shows that the image is influenced by the socio--demographic characteristics of the visitors, namely by their age, gender, level of education and nationality.DEGEIT - Universidade de Aveiro2023-07-25T11:28:17Z2006-01-01T00:00:00Z2006-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39000por1645-926110.34624/rtd.v0i5.13827Firmino, NádiaSantos, SandraCarneiro, Maria Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:16:15Zoai:ria.ua.pt:10773/39000Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:17.093087Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância das características sócio-demográficas dos visitantes enquanto determinantes da imagem dos destinos turísticos – o caso do concelho de Aveiro
title A importância das características sócio-demográficas dos visitantes enquanto determinantes da imagem dos destinos turísticos – o caso do concelho de Aveiro
spellingShingle A importância das características sócio-demográficas dos visitantes enquanto determinantes da imagem dos destinos turísticos – o caso do concelho de Aveiro
Firmino, Nádia
Imagem
Destinos turísticos
Características sócio-demográficas
Marketing
title_short A importância das características sócio-demográficas dos visitantes enquanto determinantes da imagem dos destinos turísticos – o caso do concelho de Aveiro
title_full A importância das características sócio-demográficas dos visitantes enquanto determinantes da imagem dos destinos turísticos – o caso do concelho de Aveiro
title_fullStr A importância das características sócio-demográficas dos visitantes enquanto determinantes da imagem dos destinos turísticos – o caso do concelho de Aveiro
title_full_unstemmed A importância das características sócio-demográficas dos visitantes enquanto determinantes da imagem dos destinos turísticos – o caso do concelho de Aveiro
title_sort A importância das características sócio-demográficas dos visitantes enquanto determinantes da imagem dos destinos turísticos – o caso do concelho de Aveiro
author Firmino, Nádia
author_facet Firmino, Nádia
Santos, Sandra
Carneiro, Maria João
author_role author
author2 Santos, Sandra
Carneiro, Maria João
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Firmino, Nádia
Santos, Sandra
Carneiro, Maria João
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem
Destinos turísticos
Características sócio-demográficas
Marketing
topic Imagem
Destinos turísticos
Características sócio-demográficas
Marketing
description No âmbito do turismo, a imagem dos destinos tem uma importante influência no comportamento dos consumidores. No entanto, diversos estudos apontam para o facto da imagem que as pessoas possuem dos destinos turísticos poder ser influenciada pelas suas características sócio-demográficas. Este estudo tem como objectivo identificar a imagem que os visitantes do concelho de Aveiro possuem sobre este concelho e verificar se esta imagem está relacionada com as características sócio-demográficas dos visitantes. Os resultados revelam que as pessoas que visitam o concelho têm uma imagem positiva de Aveiro, particularmente em termos de atracções naturais, gastronomia e hospitalidade dos residentes. No entanto, verifica-se que a imagem é influenciada pelas características sócio-demográficas dos visitantes, nomeadamente pela sua idade, género, nível de habilitações literárias e nacionalidade.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01T00:00:00Z
2006-01-01
2023-07-25T11:28:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/39000
url http://hdl.handle.net/10773/39000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-9261
10.34624/rtd.v0i5.13827
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DEGEIT - Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv DEGEIT - Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137743631024128