Ser e sentir através da dança : Uma abordagem integrada e globalizante num contexto de educação de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Cátia Sofia Martins
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/8429
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Préescolar
id RCAP_e24d4206beb1cd8000c63841dceeb72a
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8429
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ser e sentir através da dança : Uma abordagem integrada e globalizante num contexto de educação de infânciaPré-escolarDançaMovimentoEmoçõesDesenvolvimento integralPreschoolDanceMovementEmotionsIntegral developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação PréescolarO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Supervisionada em Educação Pré-escolar. A Prática de Ensino Supervisionada (PES) decorreu num estabelecimento privado, numa sala de quatro anos do jardim-de-infância, composta por treze crianças. Esta investigação surge do meu interesse e contacto próximo pela dança, sendo esta pouco explorada hoje em dia. Desta forma, interessou-me compreender, através da implementação de um projeto, como as crianças percecionam e avaliam a(s) proposta(s) educativa(s) apresentadas, que estratégias contribuem para o desenvolvimento do sentido rítmico e de relação do corpo com o espaço e com os outros, e por fim, de que forma a educadora de infância e a professora de música/ dramática exploram a dança com as crianças. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo, em que os instrumentos de recolha de dados são a observação participante, a entrevista, o questionário e registos fotográficos. A análise dos resultados prende-se a dar resposta aos objetivos já referidos, com a intenção de conferir o tempo e importância que é dada a esta abordagem por parte das profissionais de educação, as estratégias adequadas a explorar na dança e também que impacto tem a dança no dia-a-dia das crianças. A realização desta investigação permitiume concluir que a dança é uma mais-valia no dia-a-dia das crianças, sendo vista como uma forma de bem-estar e um estado de felicidade, contudo, é urgente consciencializar a comunidade escolar sobre os contributos que a mesma pode oferecer, entendendo que esta interfere fortemente no desenvolvimento integral da criança.This report was written in the scope of the curricular unit of the Supervised Teaching Practice in Preschool Education. The Supervised Teaching Practice (PES) took place in a private establishment, in a four-year-old kindergarten class, with thirteen children. This research arose from my interest and close contact with dance, which is little explored nowadays. Thus, I was interested in understanding, through the implementation of a project, how children perceive and evaluate the educational proposal(s) presented, what strategies contribute to the development of rhythmic sense and body relationship with space and with others, and finally, how the kindergarten teacher and the music/dramatic teacher explore dance with children. The methodology used is qualitative, in which the instruments for data collection are participant observation, interviews, questionnaires and photographic records. The analysis of the results is related to answer the objectives already mentioned, with the intention of checking the time and importance given to this approach by the educational professionals, the appropriate strategies to explore dance and also what impact dance has in the daily life of children. This research allowed me to conclude that dance is an asset in the daily lives of children, being seen as a form of wellbeing and a state of happiness, however, it is urgent to make the school community aware of the contributions that it can offer, understanding that it strongly interferes in the integral development of the child.Repositório do ISPACordeiro, Cátia Sofia Martins2022-01-17T12:22:30Z2021-10-21T00:00:00Z2021-10-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/8429202834301porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:44:16Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8429Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:26:15.901412Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ser e sentir através da dança : Uma abordagem integrada e globalizante num contexto de educação de infância
title Ser e sentir através da dança : Uma abordagem integrada e globalizante num contexto de educação de infância
spellingShingle Ser e sentir através da dança : Uma abordagem integrada e globalizante num contexto de educação de infância
Cordeiro, Cátia Sofia Martins
Pré-escolar
Dança
Movimento
Emoções
Desenvolvimento integral
Preschool
Dance
Movement
Emotions
Integral development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Ser e sentir através da dança : Uma abordagem integrada e globalizante num contexto de educação de infância
title_full Ser e sentir através da dança : Uma abordagem integrada e globalizante num contexto de educação de infância
title_fullStr Ser e sentir através da dança : Uma abordagem integrada e globalizante num contexto de educação de infância
title_full_unstemmed Ser e sentir através da dança : Uma abordagem integrada e globalizante num contexto de educação de infância
title_sort Ser e sentir através da dança : Uma abordagem integrada e globalizante num contexto de educação de infância
author Cordeiro, Cátia Sofia Martins
author_facet Cordeiro, Cátia Sofia Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Cátia Sofia Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Pré-escolar
Dança
Movimento
Emoções
Desenvolvimento integral
Preschool
Dance
Movement
Emotions
Integral development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Pré-escolar
Dança
Movimento
Emoções
Desenvolvimento integral
Preschool
Dance
Movement
Emotions
Integral development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Préescolar
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-21T00:00:00Z
2021-10-21T00:00:00Z
2022-01-17T12:22:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/8429
202834301
url http://hdl.handle.net/10400.12/8429
identifier_str_mv 202834301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130124976652288