Panorama da gestão inter-cultural nas multinacionais e países lideres
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/868 |
Resumo: | Este artigo investiga a importância da cultura na gestão global das multinacionais, em particular nos Estados Unidos, no Japão e na Europa. Baseada em diversos estudos anteriores, a análise demonstra que os ingredientes culturais devem ser considerados seriamente pelos executivos globais preocupados com a performance da sua organização. Além disso, o autor afirma que mesmo com a tendência uniformizante da globalização, a cultura nacional continua sendo um factor relevante que formata o modelo de gestão das grandes empresas. |
id |
RCAP_e27d3f05d37fb817641267d1f7b353ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/868 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Panorama da gestão inter-cultural nas multinacionais e países lideresPanorama da gestão inter-cultural nas multinacionais e países lideresPanorama da gestão inter-cultural nas multinacionais e países lideresPanorama da gestão inter-cultural nas multinacionais e países lideresArtigo breveEste artigo investiga a importância da cultura na gestão global das multinacionais, em particular nos Estados Unidos, no Japão e na Europa. Baseada em diversos estudos anteriores, a análise demonstra que os ingredientes culturais devem ser considerados seriamente pelos executivos globais preocupados com a performance da sua organização. Além disso, o autor afirma que mesmo com a tendência uniformizante da globalização, a cultura nacional continua sendo um factor relevante que formata o modelo de gestão das grandes empresas.This article investigates the importance of culture in global management, with a focus on the US, Japan and Europe. The analysis, which draws on various surveys, demonstrates that global managers who are concerned with their organization performance must seriously consider cultural components. In addition, the author argues that even undersome global tendencies, national culture still remains a critical factor that shapes company’s management.Este artigo investiga a importância da cultura na gestão global das multinacionais, em particular nos Estados Unidos, no Japão e na Europa. Baseada em diversos estudos anteriores, a análise demonstra que os ingredientes culturais devem ser considerados seriamente pelos executivos globais preocupados com a performance da sua organização. Além disso, o autor afirma que mesmo com a tendência uniformizante da globalização, a cultura nacional continua sendo um factor relevante que formata o modelo de gestão das grandes empresas.This article investigates the importance of culture in global management, with a focus on the US, Japan and Europe. The analysis, which draws on various surveys, demonstrates that global managers who are concerned with their organization performance must seriously consider cultural components. In addition, the author argues that even undersome global tendencies, national culture still remains a critical factor that shapes company’s management.Fundação Fernando Pessoa/Publicações Fundação Fernando Pessoa2012-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/868por2182-29130873-819XRenand, Franckinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T16:34:52Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/868Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:00:17.486282Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Panorama da gestão inter-cultural nas multinacionais e países lideres Panorama da gestão inter-cultural nas multinacionais e países lideres Panorama da gestão inter-cultural nas multinacionais e países lideres Panorama da gestão inter-cultural nas multinacionais e países lideres |
title |
Panorama da gestão inter-cultural nas multinacionais e países lideres |
spellingShingle |
Panorama da gestão inter-cultural nas multinacionais e países lideres Renand, Franck Artigo breve |
title_short |
Panorama da gestão inter-cultural nas multinacionais e países lideres |
title_full |
Panorama da gestão inter-cultural nas multinacionais e países lideres |
title_fullStr |
Panorama da gestão inter-cultural nas multinacionais e países lideres |
title_full_unstemmed |
Panorama da gestão inter-cultural nas multinacionais e países lideres |
title_sort |
Panorama da gestão inter-cultural nas multinacionais e países lideres |
author |
Renand, Franck |
author_facet |
Renand, Franck |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Renand, Franck |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigo breve |
topic |
Artigo breve |
description |
Este artigo investiga a importância da cultura na gestão global das multinacionais, em particular nos Estados Unidos, no Japão e na Europa. Baseada em diversos estudos anteriores, a análise demonstra que os ingredientes culturais devem ser considerados seriamente pelos executivos globais preocupados com a performance da sua organização. Além disso, o autor afirma que mesmo com a tendência uniformizante da globalização, a cultura nacional continua sendo um factor relevante que formata o modelo de gestão das grandes empresas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/868 |
url |
https://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/868 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-2913 0873-819X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Fernando Pessoa/Publicações Fundação Fernando Pessoa |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Fernando Pessoa/Publicações Fundação Fernando Pessoa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130468850860032 |