A ação coletiva no ensino das ciências: discussão em torno das questões socio-científicas e socio-ambientais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.8768 |
Resumo: | Neste estudo elaboraram-se oito tarefas de investigação que pretendem capacitar os alunos a agirem coletivamente nas questões socio-ambientais e socio‑científicas. O estudo apresenta como finalidade conhecer quais são as potencialidades das tarefas na capacitação dos alunos em ações coletivas em torno dessas questões. Insere-se no paradigma interpretativo e são participantes uma professora de ciências e 21 alunos do 8.º ano de percurso curricular alternativo provenientes de um meio rural do interior do sudoeste português. Os dados foram obtidos através de documentos escritos, entrevistas em grupo focado no final da realização das tarefas, observação naturalista, gravações áudio das aulas e notas de campo. Os resultados obtidos evidenciam que as tarefas de investigação capacitaram os alunos a agirem coletivamente em benefício da comunidade local. Estas ações incidiram na proteção do ambiente, na defesa dos recursos locais, direta e indiretamente ligados às questões socio-ambientais, e em ações de divulgação sobre a gestão sustentável dos recursos locais e naturais. Também se verificou que as tarefas possibilitaram aos alunos sentirem que as suas intervenções são valorizadas e desenvolverem autonomia investigativa, bem como competências de raciocínio e aprendizagens no domínio da proteção do ambiente. |
id |
RCAP_e2c0003d636192fb9d3f10344e0fabdb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8768 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A ação coletiva no ensino das ciências: discussão em torno das questões socio-científicas e socio-ambientaisXV ENEC - Práticas educativas em ciênciasNeste estudo elaboraram-se oito tarefas de investigação que pretendem capacitar os alunos a agirem coletivamente nas questões socio-ambientais e socio‑científicas. O estudo apresenta como finalidade conhecer quais são as potencialidades das tarefas na capacitação dos alunos em ações coletivas em torno dessas questões. Insere-se no paradigma interpretativo e são participantes uma professora de ciências e 21 alunos do 8.º ano de percurso curricular alternativo provenientes de um meio rural do interior do sudoeste português. Os dados foram obtidos através de documentos escritos, entrevistas em grupo focado no final da realização das tarefas, observação naturalista, gravações áudio das aulas e notas de campo. Os resultados obtidos evidenciam que as tarefas de investigação capacitaram os alunos a agirem coletivamente em benefício da comunidade local. Estas ações incidiram na proteção do ambiente, na defesa dos recursos locais, direta e indiretamente ligados às questões socio-ambientais, e em ações de divulgação sobre a gestão sustentável dos recursos locais e naturais. Também se verificou que as tarefas possibilitaram aos alunos sentirem que as suas intervenções são valorizadas e desenvolverem autonomia investigativa, bem como competências de raciocínio e aprendizagens no domínio da proteção do ambiente.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2016-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.8768por1646-2335Conceição, TeresaBaptista, Mónicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:34Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8768Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:54.114880Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ação coletiva no ensino das ciências: discussão em torno das questões socio-científicas e socio-ambientais |
title |
A ação coletiva no ensino das ciências: discussão em torno das questões socio-científicas e socio-ambientais |
spellingShingle |
A ação coletiva no ensino das ciências: discussão em torno das questões socio-científicas e socio-ambientais Conceição, Teresa XV ENEC - Práticas educativas em ciências |
title_short |
A ação coletiva no ensino das ciências: discussão em torno das questões socio-científicas e socio-ambientais |
title_full |
A ação coletiva no ensino das ciências: discussão em torno das questões socio-científicas e socio-ambientais |
title_fullStr |
A ação coletiva no ensino das ciências: discussão em torno das questões socio-científicas e socio-ambientais |
title_full_unstemmed |
A ação coletiva no ensino das ciências: discussão em torno das questões socio-científicas e socio-ambientais |
title_sort |
A ação coletiva no ensino das ciências: discussão em torno das questões socio-científicas e socio-ambientais |
author |
Conceição, Teresa |
author_facet |
Conceição, Teresa Baptista, Mónica |
author_role |
author |
author2 |
Baptista, Mónica |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conceição, Teresa Baptista, Mónica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
XV ENEC - Práticas educativas em ciências |
topic |
XV ENEC - Práticas educativas em ciências |
description |
Neste estudo elaboraram-se oito tarefas de investigação que pretendem capacitar os alunos a agirem coletivamente nas questões socio-ambientais e socio‑científicas. O estudo apresenta como finalidade conhecer quais são as potencialidades das tarefas na capacitação dos alunos em ações coletivas em torno dessas questões. Insere-se no paradigma interpretativo e são participantes uma professora de ciências e 21 alunos do 8.º ano de percurso curricular alternativo provenientes de um meio rural do interior do sudoeste português. Os dados foram obtidos através de documentos escritos, entrevistas em grupo focado no final da realização das tarefas, observação naturalista, gravações áudio das aulas e notas de campo. Os resultados obtidos evidenciam que as tarefas de investigação capacitaram os alunos a agirem coletivamente em benefício da comunidade local. Estas ações incidiram na proteção do ambiente, na defesa dos recursos locais, direta e indiretamente ligados às questões socio-ambientais, e em ações de divulgação sobre a gestão sustentável dos recursos locais e naturais. Também se verificou que as tarefas possibilitaram aos alunos sentirem que as suas intervenções são valorizadas e desenvolverem autonomia investigativa, bem como competências de raciocínio e aprendizagens no domínio da proteção do ambiente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.8768 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.8768 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130950078038016 |