Competências pedagógicas do formador : teoria vs prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Catarina Freitas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/40436
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade de Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
id RCAP_e2cf2d2913741bffc8bcc4f34c112e56
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/40436
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Competências pedagógicas do formador : teoria vs práticaFormadoresCompetência pedagógicaCompetênciasRelatórios de estágio de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade de Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019O presente relatório descreve o meu percurso de estágio curricular no Citeforma, com a duração de nove meses e realizado no âmbito do 2º ano do Mestrado em Organização e Gestão da Educação e Formação. Pretendo através deste relatório expor as experiências vividas, as aprendizagens realizadas e as competências desenvolvidas ao longo do percurso, procurando ter uma atitude reflexiva sobre as mesmas. O relatório tem como tema as “Competências Pedagógicas do Formador: Teoria VS Prática” e encontra-se dividido em três capítulos: 1) Caracterização e análise do Citeforma; 2) Projeto de investigação e 3) Atividades realizadas e considerações finais. Este capítulo são complementados por um conjunto de anexos. Esta investigação que tem como finalidade contribuir para o estudo do que são as competências pedagógicas do formador. E foram usadas abordagens de cariz qualitativo e quantitativo. Nas qualitativas foi usada a pesquisa arquivista para a caracterização do Citeforma e para a investigação feita sobre o tema das competências. E entrevistas semidiretivas com dois focos, as entrevista feitas ao elementos do Citeforma para obter e cruzar opiniões e informações sobre a organização de forma a ter uma caracterização mais completa e detalhada. E as entrevistas aos formadores com o intuito de aprofundar o tema das competências e perceber as suas crenças em relação às mesmas. Os resultados obtidos não são exatamente os esperados devido a alguns constrangimentos, mas foi possível extrair resultados válidos e questões pertinentes para projetos futuros. No que diz respeito ao estágio curricular foi uma experiência positiva que permitiu conhecer de perto o contexto de trabalho na minha área de especialização e foi uma componente indispensável para a realização desta pequena investigação. Este estudo ambiciona contribuir na compreensão e na resposta à questão de quais são as competências pedagógicas necessárias ao formador.The following report describes my work during the curricular internship that took place at Citeforma, for a period of nine months, carried out under the second year of the Master in Organization and Management of Education and Training. Through this report I intend to expose the lived experiences, the lessons learned and the competences developed along the way, trying to have a reflective attitude about them. The report has as its theme the “Pedagogical Competences of the Trainer: Theory VS Practice” and is divided into three chapters: 1) Characterization and analysis of Citeforma; 2) Research project and 3) Activities performed and final considerations. This chapter is complemented by a set of attachments. This research aims to contribute to the study of the pedagogical skills of the trainer. And qualitative and quantitative approaches were used. In the qualitative ones, the archivist research was used for the characterization of Citeforma and for the investigation on the subject of competences. And semi-directional interviews with two focuses, the interviews made to the elements of Citeforma to get and cross opinions and information about the organization in order to have a more complete and detailed characterization. And the interviews with the trainers in order to deepen the theme of competences and understand their beliefs about them. The results obtained are not exactly as expected due to some constraints, but it was possible to extract valid results and pertinent questions for future projects. With regard to the curricular internship, it was a positive experience that allowed me to know the working context in my area of expertise closely and was an indispensable component for this small research. This study aims to contribute to understanding and answering the question of which the pedagogical skills needed by the trainer.Almeida, Marta Mateus de, 1972-Repositório da Universidade de LisboaRodrigues, Catarina Freitas2019-12-10T10:51:41Z20192019-10-152019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/40436porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:39:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/40436Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:08.551104Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Competências pedagógicas do formador : teoria vs prática
title Competências pedagógicas do formador : teoria vs prática
spellingShingle Competências pedagógicas do formador : teoria vs prática
Rodrigues, Catarina Freitas
Formadores
Competência pedagógica
Competências
Relatórios de estágio de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Competências pedagógicas do formador : teoria vs prática
title_full Competências pedagógicas do formador : teoria vs prática
title_fullStr Competências pedagógicas do formador : teoria vs prática
title_full_unstemmed Competências pedagógicas do formador : teoria vs prática
title_sort Competências pedagógicas do formador : teoria vs prática
author Rodrigues, Catarina Freitas
author_facet Rodrigues, Catarina Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Marta Mateus de, 1972-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Catarina Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Formadores
Competência pedagógica
Competências
Relatórios de estágio de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Formadores
Competência pedagógica
Competências
Relatórios de estágio de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade de Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10T10:51:41Z
2019
2019-10-15
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/40436
url http://hdl.handle.net/10451/40436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134479978070016